Para uma empresa prosperar na economia de hoje, uma presença digital é uma necessidade. Desde o desenvolvimento de um blog WordPress com dispositivos móveis até a otimização dos canais de mídia social para direcionar o tráfego de entrada, existem várias táticas online que podem ajudar as empresas a se destacarem online.

    Uma das estratégias mais populares para as empresas construírem sua presença online é iniciar um blog. Estima-se que as empresas que blogam geram  67% mais leads a cada mês em comparação com as empresas que não blogam. Se você está pensando em começar um blog de negócios para sua empresa, aqui está tudo o que você precisa saber.

    O QUE É UM BLOG DE NEGÓCIOS?

    Um blog de negócios é um canal de publicação de conteúdo afiliado a uma empresa. O próprio blog pode estar no mesmo domínio do site da empresa, em um subdomínio ou em um site totalmente separado.

    O termo blog é muitas vezes considerado como um diário pessoal ou plataforma para os indivíduos compartilharem suas opiniões e ideias com o mundo. Os blogs, no entanto, evoluíram muito além desse conceito simplista e agora são uma das ferramentas mais poderosas para as marcas aumentarem sua presença online.

    Os blogs oferecem às empresas um novo canal para se comunicar com seu público-alvo. Ao contrário das mídias sociais, e-mail, mídia impressa, televisão ou rádio, um blog é um meio próprio com o qual sua marca tem controle total. Esse controle permite que sua marca dite o contexto do que e como você se comunica, a estrutura e o formato, bem como o ambiente ao redor. Em outras palavras, um blog de negócios é um canal de marketing totalmente controlado pela empresa.

    BENEFÍCIOS DE INICIAR UM BLOG DE NEGÓCIOS

    Como mencionado acima, um dos principais benefícios de iniciar um blog de negócios é o controle que você tem. Isso não se refere apenas à mensagem, um blog de negócios também lhe dá o controle do ambiente no qual a mensagem é entregue.

    Para ilustrar esse benefício, pense nas limitações de outras plataformas como Facebook ou Twitter. O Twitter limita o comprimento da sua mensagem a 140 caracteres. O Facebook e o Twitter têm páginas de modelo que limitam como suas páginas de negócios são estruturadas. Em seu blog, você pode criar o tema para combinar com seu estilo e escrever um artigo tão longo quanto seu coração desejar. Essas liberdades ajudam as empresas a controlar melhor a experiência do usuário em um blog do que em outros canais de marketing.

    O controle é apenas um dos benefícios de iniciar um blog de negócios. Outro benefício é que os blogs ajudam as empresas a se posicionarem como líderes de pensamento em seu setor . Ao publicar conteúdo informativo e divertido em seu blog de negócios, os visitantes começarão a associar sua marca como influenciadora na internet. Isso ajuda a construir credibilidade e valor da marca, além de gerar leads e aumentar as vendas.

    COMO INICIAR UM BLOG DE NEGÓCIOS

    Se você está pronto para alavancar o marketing digital da sua empresa com um blog, há algumas coisas que você precisa descobrir.

    Onde o blog vai viver?

    O seu site atual possui um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite publicar facilmente os posts do blog? Mais do que provavelmente, se o seu site for construído no WordPress, você provavelmente terá uma maneira de criar posts de blog facilmente e otimizados para SEO.

    Você poderá colocar o seu blog em um subdomínio, subpasta ou domínio completamente diferente. Existem prós e contras em cada tática, mas normalmente falando, é melhor hospedar o blog no mesmo domínio, seja por meio do tema principal, um subdomínio ou subpasta.

    Quem é o seu público?

    Antes de começar um blog de negócios, você precisa saber exatamente com quem está falando. Muitas empresas criam conteúdo para seu blog sem nunca considerar o público que esperam atrair.

    Reserve um tempo para analisar sua base de clientes atual e veja se consegue encontrar algum tema ou tendência comum. Talvez seus clientes sejam predominantemente do sexo masculino. Talvez seus clientes operem em um setor de negócios específico. Quaisquer tendências que você notar devem ser observadas para que, quando você começar a criar ideias de conteúdo, esteja se concentrando em questões e assuntos que seu público se importa.

    Se você não encontrar nenhuma tendência em sua base de clientes, olhe no blog de seus principais concorrentes ou líderes do setor e veja o conteúdo que eles estão produzindo. Pense no público que se importaria com essas ideias e assuntos e extrapole uma persona do público usando seu conteúdo.

    Que ação você quer que eles tomem?

    Image for Choosing a Password Manager for Business: 8 Features to Look For

    Seu blog deve ter um propósito muito direto e óbvio. Conteúdo sem estratégia é inútil. Em cada página do seu blog, deve haver algumas ações diferentes que você deseja que o usuário execute quando chegar à página.

    Obviamente, você quer que o visitante leia o conteúdo. Mas pense de forma mais criativa sobre quais conversões você espera fazer no seu blog. Você quer construir uma lista de e-mail ? Nesse caso, crie formulários de inscrição na barra lateral, após o conteúdo, ou até mesmo bloqueie um conteúdo em troca de um e-mail.

    Talvez você queira apenas que o usuário se envolva com sua marca. Nesse caso, certifique-se de ter botões sociais na página, adicione uma seção de comentários ou destaque outro conteúdo ou um menu que os incentive a explorar seu site.

    Quaisquer que sejam as ações que você deseja que um usuário execute, certifique-se de que elas sejam óbvias. Um visitante deve sempre ser guiado para alguma conversão.

    Como você vai mantê-los voltando?

    Um ótimo blog de negócios é aquele que mantém os visitantes querendo voltar. Criar esse nível de interesse em seu público não é fácil. Você precisa criar conteúdo de alta qualidade, publicar de forma consistente e agregar valor aos visitantes em diferentes níveis do ciclo de vendas.

    Um dos maiores erros que você pode cometer é criar muito conteúdo centrado na empresa. Muitas empresas usam seu blog como um discurso de vendas digital. Grande parte do conteúdo é criado apenas para destacar características da empresa ou apresentar um novo produto. Embora este conteúdo seja bom com moderação, não exagere. Publicar com muita frequência sobre seu produto ou marca não agregará valor para a maioria das pessoas que visitam seu blog.

    Em vez disso, pense em criar conteúdo que seus concorrentes compartilhariam. Projete infográficos envolventes e perspicazes, crie artigos longos que forneçam informações exclusivas, lance um webinar ou podcast que aborde questões relevantes para seus clientes. Independentemente do formato ou contexto, apenas certifique-se de fornecer valor.

    Você também pode publicar conteúdo cobrindo assuntos periféricos. Por exemplo, se você administra uma empresa de contabilidade, deve publicar tópicos relevantes para administrar um negócio e não apenas conteúdo contábil ou financeiro. Isso irá ajudá-lo a direcionar visitantes para o seu site que podem não estar imediatamente interessados ​​em contabilidade, mas assim que chegarem ao seu site e receberem informações valiosas, eles provavelmente se lembrarão do seu nome quando surgirem as necessidades de contabilidade.

    Iniciar um blog de negócios é um passo na direção certa, mas o trabalho não termina quando seu blog está em funcionamento. Para maximizar o valor do seu blog, adote uma abordagem estratégica e esteja disposto a investir em seu marketing de conteúdo.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.