Com tantos negócios online competindo pelo tempo e dinheiro dos consumidores, deixar de utilizar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) nos esforços online pode facilmente significar a ruína das operações online de uma empresa. 

    Esta seleção de dicas e truques de SEO escolhidos a dedo oferecerá orientação sobre o uso de SEO para direcionar o tráfego, o volume de vendas e aumentar a exposição.

    1. Escolha as palavras-chaves certas para o SEO

    Decidir a prioridade de suas palavras-chave é importante ao otimizar seu site para mecanismos de pesquisa. Existe um limite definido para quantas palavras-chave você pode ou deve incluir em qualquer página. 

    Certifique-se de que as palavras-chave que você inclui mais estão intimamente ligadas ao seu negócio e ao foco do seu site.

    Para melhorar as chances de os usuários encontrarem seu site por meio de palavras-chave, aperfeiçoe a densidade de palavras-chave. 

    Se você usar uma palavra-chave com muita frequência, os mecanismos de pesquisa irão ignorá-la, e não usá-la o suficiente torna mais difícil para o mecanismo de pesquisa reconhecê-la. 

    Uma densidade de palavras-chave de cerca de três a cinco por cento é ideal para mecanismos de pesquisa e fornecerá resultados muito melhores.

    Para demonstrar a importância de uma palavra-chave para os mecanismos de pesquisa, coloque-a em negrito no primeiro uso. Os mecanismos de pesquisa são capazes de reconhecer quando o texto está mais em negrito e classificar palavras mais ousadas como sendo mais importantes para a sua página. 

    Ter uma palavra em negrito ajudará os mecanismos de pesquisa a encontrar sua palavra-chave e a procurar aparências adicionais dela em sua página.

    2. SEO faz seu site aparecer nos resultados de pesquisa

    Você precisará fazer seu site aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Construa um site realmente sólido e use a otimização de mecanismos de pesquisa para encontrá-lo. 

    Se outras empresas locais em sua área não o tiverem, você se destaca como uma estrela brilhante na multidão.

    Ao escolher um nome de domínio para o seu site, você nunca deve se contentar com algo irrelevante apenas porque o domínio de sua preferência foi tomado.

    Quanto mais próximo o seu nome de domínio estiver do assunto do seu site, melhor você sairá no ranking. Ligue a lâmpada acima de sua cabeça e escolha um nome de domínio excelente e relevante.

    Quando estiver procurando otimizar seu site para mecanismos de pesquisa, não se esqueça de dar uma olhada na concorrência. 

    Abra uma pesquisa no Google e veja quais palavras-chave seus concorrentes estão usando e se o site deles está classificado acima do seu. 

    Se você achar que não está no topo, reescreva algumas de suas palavras-chave para ter uma vantagem.

    3. Aprenda o básico de SEO 

    A otimização de mecanismos de pesquisa pode incluir algumas definições assustadoras e parecer extremamente demorada, mas continue assim.

    Depois de aprender alguns truques do comércio, você ficará muito menos intimidado por outros fatores envolvidos. 

    Equipar-se com o conhecimento das tarefas pode colocá-lo à frente de outros que ainda não aprenderam o básico.

    Mantenha seu site atualizado com novo material. Os motores de busca favorecem sites que estão constantemente atualizando e produzindo novos conteúdos para seus visualizadores. 

    Faça questão de publicar algo novo em seu site pelo menos três vezes por semana, mas tente fazer mais do que isso, se puder.

    4. Contrate uma empresa de SEO

    Se você estiver interessado em contratar uma empresa de SEO, entreviste-a, faça perguntas. Você tem o direito de saber como eles funcionam. 

    Também é importante obter informações específicas sobre quaisquer riscos envolvidos no processo. 

    Não tome o que eles dizem pelo valor de face; pesquise a empresa e obtenha o maior número possível de perguntas antes de começar.

    O mercado de SEO no Brasil ainda está apenas começando, afirmou Anderson Alves, CEO da agência de marketing digital QMIX, em seu sua conta pessoal no Twitter, por isso contratar uma no começo do seu negócio é indispensável, assim você não desperdiçará tempo e dinheiro com estratégias que não funcionam.

    5. Fique por dentro das entrelinhas do SEO

    Mecanismos de busca como Google e Yahoo estão em constante evolução em termos de como encontram informações na web. 

    Consequentemente, você terá que alterar suas páginas para corresponder às mudanças que estão ocorrendo na tecnologia de pesquisa se quiser permanecer na vanguarda da Otimização de Mecanismos de Pesquisa.

    Use o código HTML correto para o seu site! Existem muitos validadores de código HTML gratuitos disponíveis online, então faça uso deles! 

    Código quebrado pode fazer com que um spider pare de indexar sua página, ou até mesmo todo o seu site. Seu SEO não importa se não houver nenhum mecanismo de pesquisa para vê-lo!

    Quando você faz uma pesquisa no YouTube, o site sugere termos relacionados que são populares. Use isso como uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave!

    Lembre-se de que as palavras-chave que você digita, embora sejam altamente relacionadas ao vídeo, não são necessariamente tão populares quanto as sugestões que o YouTube está fazendo embaixo delas.

    Se você não puder evitar o uso de mapas de imagens, links ou menus JavaScript, tome cuidado para também colocar links de texto na página. 

    Isso permite que os rastreadores da web e outros spiders de mecanismos de pesquisa identifiquem os links de texto e os processem com mais eficiência para atribuir relevância ao site.

    6. Com o SEO otimize sua visibilidade

    Para otimizar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa, as palavras-chave são a coisa mais importante em que você pode se concentrar. 

    Tente especialmente obter palavras-chave em manchetes e títulos de páginas, que é onde os bots de mecanismos de pesquisa colocam mais ênfase. 

    Nomear cada artigo e página com um título forte e baseado em palavras-chave faz uma enorme diferença na visibilidade do mecanismo de pesquisa.

    Ao tentar encontrar o que procura na web, você deve saber como otimizar seus resultados de pesquisa ou ter um plano de como aprender a otimizá-los. 

    Existem muitos livros que podem ajudá-lo a descobrir como usar os mecanismos de pesquisa e também a Internet como um todo.

    Para obter o melhor SEO, certifique-se de usar um nome de domínio que contenha suas melhores palavras-chave alvo. 

    Isso ajudará as pessoas a encontrá-lo com mais facilidade e aumentar suas classificações de mecanismo de pesquisa orgânico, além de torná-lo popular entre os robôs de mecanismo de pesquisa. 

    Tanto o título do seu site quanto o seu nome de domínio devem ser ricos em palavras-chave. Um aspecto importante da otimização de mecanismos de pesquisa é a proximidade de palavras-chave. 

    Em geral, pelo menos duas palavras-chave devem ser mantidas próximas uma da outra, especialmente se essas palavras forem frequentemente pesquisadas juntas por uma pessoa. Isso o ajudará a fazer melhor nos resultados do mecanismo de pesquisa.

    Conclusão

    Em vez de perder para concorrentes mais experientes em tecnologia, aproveite esta oportunidade para considerar a implementação de esforços de SEO para melhorar a presença online de sua empresa. 

    Siga os conselhos deste artigo e você permitirá que sua empresa obtenha uma melhor classificação nas principais páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, o que acabará por gerar tráfego e vendas.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.