Um bom site é um resultado gratificante de vários elementos importantes que abrangem design, conteúdo, navegação e funcionalidade. Hoje em dia, administrar um site de negócios é uma das facetas mais importantes na vida de uma empresa e, portanto, deve ser intuitivo, não excessivamente complicado.

    Manter o seu site amigável ao usuário melhorará muito seu desempenho, atrairá mais clientes potenciais e aumentará as vendas de seu negócio.

    Por fazer parte da era digital que avança rapidamente, todos sabemos que criação de sites profissionais não é mais um problema a ser ignorado. A verdadeira questão é como tornamos nossos sites populares e fáceis de usar após sua criação? Quais são os princípios básicos a seguir?

    Lembre-se dessas dicas úteis quando for contratar uma agência de criação de sites WordPress para você ter um site mais utilizável e responsivo e fornecer uma experiência perfeita para seus visitantes:

    1. Conteúdo conciso e legibilidade

    O conteúdo é o fator mais crítico para convencer os usuários a permanecer no seu site. Oferecer conteúdo novo, fácil de ler e interativo é o trampolim para tornar seu site mais amigável.

    ✓ Facilite a verificação do conteúdo

    O usuário médio da Internet simplesmente folheia o conteúdo em vez de ler tudo. Mantenha os parágrafos com o mínimo de comprimento. Formatar o texto em colunas de maneira semelhante ao estilo de jornal é uma boa maneira de tornar o texto mais fácil de digitalizar.

    O uso correto de títulos, subtítulos, parágrafos, marcadores ou listas ajuda a fragmentar o texto, tornando mais fácil para os leitores percorrerem as partes principais da página e descobrirem rapidamente o que precisam.

    Quebrar o conteúdo com imagens também ajuda os visitantes a digeri-lo mais rápido. Longas passagens de texto ininterrupto têm menos probabilidade de serem lidas do que pequenos pedaços de texto.

    ✓ Esquema de cores contrastantes

    Encontrar o contraste certo entre o plano de fundo do seu site e o conteúdo é uma das tarefas básicas, embora mais importantes. A falta de contraste torna o conteúdo difícil de ler. Certifique-se de escolher o melhor esquema de cores para que o conteúdo permaneça altamente visível. Preste atenção especial às cores em fundos pretas, pois elas também podem complicar a legibilidade do texto.

    ✓ O espaço em branco é sempre uma boa ideia

    O espaço em branco é útil para destacar elementos e torná-los mais proeminentes. Oferecendo ao conteúdo algum espaço para respirar fora do design visual lotado, o espaçamento em branco também mantém a mente dos usuários focada no essencial. De acordo com as últimas tendências de design da Web, deixar muitos pontos brancos não é extravagante, mas vital para tornar o design limpo e menos desordenado.

    ✓ Fonte legível

    Embora estilos elaborados possam parecer mais atraentes, usar fontes mais reconhecíveis e fáceis de ler é uma decisão melhor. Lembre-se de que as fontes com serifa são mais amplamente aceitas para funcionar melhor em design on-line, enquanto as fontes sem serifa são mais apropriadas para design de impressão. Além disso, usar muitas fontes diferentes no mesmo design torna o conteúdo menos digitalizável. Destaque palavras-chave ou links em negrito para destacá-los.

    ✓ Elimine links quebrados

    Links quebrados são confusos e pouco profissionais. Eles trazem impressão negativa e reduzem a credibilidade do conteúdo. Certifique-se de testar cada link, botão e página antes de lançar seu site. Verifique duas ou três vezes, se necessário, ou tente colocar outro par de olhos em seu site para detectar links quebrados. Também é aconselhável monitorar seus links regularmente e certificar-se de que estão funcionando corretamente e direcionando para as páginas corretas.

    2. Melhore a navegação

    Uma agência de marketing digital deve ser capaz de criar um site com navegação eficaz e simplificada. Ter uma navegação clara e descomplicada é a melhor coisa que você pode fazer para tornar seu site amigável para os visitantes. Tente limitar o número de itens do menu tanto quanto possível. Não complicar as coisas e configurar a navegação igualmente em cada página, facilitará muito a navegação no site.

    Descubra várias maneiras de melhorar a navegação no seu site:

    ✓ Limpe seu layout primeiro

    Layouts confusos são um dos principais motivos pelos quais um site perde clientes. Certifique-se de que sua navegação seja simples e clara. Você pode destacar as páginas “Fale conosco” ou “Sobre nós” para torná-las mais visíveis. Se você precisar usar várias camadas para categorias separadas, faça-o, mas tente mantê-las limpas e organizadas para que o usuário ache mais fácil navegar.

    ✓ Posicione estrategicamente

    Para permitir que seus visitantes identifiquem facilmente suas opções de navegação em seu site, o melhor lugar para localizar sua navegação é na parte superior ou esquerda do site. O que também importa é se certificar de que sua navegação está acima da dobra, independentemente dos dispositivos usados.

    ✓ O mapa do site resolve o problema

    O mapa do site é um grande recurso não apenas em termos de mecanismos de pesquisa, mas também para ajudar os usuários a encontrar páginas específicas. Dar a eles uma melhor orientação no conteúdo torna o seu site mais amigável aos olhos dos prospects.

    ✓ A barra de pesquisa é uma boa opção

    Adicionar a funcionalidade de pesquisa ao seu site é uma maneira inteligente de ajudar os visitantes a lidar com as informações que procuram. Isso o ajudará não apenas a lidar com as solicitações de pesquisa e rastrear as pesquisas em seu site, mas também a compreender melhor o que os visitantes estão mais interessados.

    ✓ Evite abreviações e acrônimos

    Evite acrônimos estranhos e títulos de navegação no menu, a menos que seu significado seja óbvio. Caso contrário, você corre o risco de confundir os clientes e prejudicar a experiência deles em seu site. Aplicar palavras comuns como “home, sobre, entre em contato, ofertas, blog, suporte” ajuda os usuários a mergulharem facilmente no conteúdo de cada página.

    3. Acelere seu site

    A gestão do tempo é crucial e, uma vez que acessam à sua página do site, os visitantes ficam realmente impacientes para fazer o seu trabalho. Isso significa apenas uma coisa – se não focar no tempo de carregamento em seu site, você esquece de um elemento crítico de um site amigável. Certifique-se de que o seu site carregue em 4 a 6 segundos, você pode conseguir este resultado com uma boa hospedagem wordpress. A velocidade adequada é um recurso realmente importante para a usabilidade do site e também uma das principais razões pelas quais os visitantes parariam de ficar em seu site. Sem mencionar o fato de que também afeta muito as classificações dos mecanismos de pesquisa. Certo, o Google analisa a velocidade da sua página, então acelere!

    Explore dicas para melhorar a velocidade do site:

    ✓ Evite vídeos, fotos, flash e outros arquivos grandes

    Tentados a tornar o site mais atraente adicionando outra multimídia, estamos negligenciando o fato de que as páginas ficam pesadas e demoram para carregar. Lembre-se disso antes de se apressar para integrar outro arquivo de áudio / vídeo.

    ✓ Compactar para minimizar o tempo de carregamento

    Para acelerar o seu site, uma boa coisa a fazer é compactar as imagens usando o tipo de arquivo correto. Redimensione as imagens antes de enviá-las. Um conselho aqui: é melhor você não redimensionar imagens usando altura e largura no código HTML, mas usando Photoshop ou Fireworks. Lembre-se Otimização de imagens é essencial!

    ✓ Reduza o número de redirecionamentos sempre que possível

    Existe o risco de que, com o tempo, algumas páginas fiquem desatualizadas ou sejam alteradas por novas versões. Como resultado, alguns links externos continuam apontando para as páginas antigas. O problema é que, para não prejudicar a experiência do usuário, geralmente decidimos usar redirecionamentos internos. No entanto, não ignore o alerta de que ter muitos deles pode reduzir drasticamente a velocidade de sua página da web. Para minimizar redirecionamentos em seu site, verifique se o link interno está funcionando corretamente.

    Leia também: Guia de SEO para iniciantes: 10 melhores dicas para você crescer

    Conclusão

    Seguir essas dicas ajudará você a garantir que seu site permaneça amigável e funcional. Os sites podem ser ferramentas poderosas que trabalham sem esforço para o seu sucesso online.

    No entanto, tudo leva tempo e cuidado. Se você deseja alcançar grandes resultados e entregar um desempenho excepcional com seu site, ajustá-lo e aprimorá-lo deve se tornar uma tarefa contínua.

    O melhor que você pode fazer – continue testando sua usabilidade, continue otimizando seu conteúdo, continue excedendo as expectativas de seus usuários!

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.