Um bom site é um resultado gratificante de vários elementos importantes que abrangem design, conteúdo, navegação e funcionalidade. Hoje em dia, administrar um site de negócios é uma das facetas mais importantes na vida de uma empresa e, portanto, deve ser intuitivo, não excessivamente complicado.
Manter o seu site amigável ao usuário melhorará muito seu desempenho, atrairá mais clientes potenciais e aumentará as vendas de seu negócio.
Por fazer parte da era digital que avança rapidamente, todos sabemos que criação de sites profissionais não é mais um problema a ser ignorado. A verdadeira questão é como tornamos nossos sites populares e fáceis de usar após sua criação? Quais são os princípios básicos a seguir?
Lembre-se dessas dicas úteis quando for contratar uma agência de criação de sites WordPress para você ter um site mais utilizável e responsivo e fornecer uma experiência perfeita para seus visitantes:
1. Conteúdo conciso e legibilidade
O conteúdo é o fator mais crítico para convencer os usuários a permanecer no seu site. Oferecer conteúdo novo, fácil de ler e interativo é o trampolim para tornar seu site mais amigável.
✓ Facilite a verificação do conteúdo
O usuário médio da Internet simplesmente folheia o conteúdo em vez de ler tudo. Mantenha os parágrafos com o mínimo de comprimento. Formatar o texto em colunas de maneira semelhante ao estilo de jornal é uma boa maneira de tornar o texto mais fácil de digitalizar.
O uso correto de títulos, subtítulos, parágrafos, marcadores ou listas ajuda a fragmentar o texto, tornando mais fácil para os leitores percorrerem as partes principais da página e descobrirem rapidamente o que precisam.
Quebrar o conteúdo com imagens também ajuda os visitantes a digeri-lo mais rápido. Longas passagens de texto ininterrupto têm menos probabilidade de serem lidas do que pequenos pedaços de texto.
✓ Esquema de cores contrastantes
Encontrar o contraste certo entre o plano de fundo do seu site e o conteúdo é uma das tarefas básicas, embora mais importantes. A falta de contraste torna o conteúdo difícil de ler. Certifique-se de escolher o melhor esquema de cores para que o conteúdo permaneça altamente visível. Preste atenção especial às cores em fundos pretas, pois elas também podem complicar a legibilidade do texto.
✓ O espaço em branco é sempre uma boa ideia
O espaço em branco é útil para destacar elementos e torná-los mais proeminentes. Oferecendo ao conteúdo algum espaço para respirar fora do design visual lotado, o espaçamento em branco também mantém a mente dos usuários focada no essencial. De acordo com as últimas tendências de design da Web, deixar muitos pontos brancos não é extravagante, mas vital para tornar o design limpo e menos desordenado.
✓ Fonte legível
Embora estilos elaborados possam parecer mais atraentes, usar fontes mais reconhecíveis e fáceis de ler é uma decisão melhor. Lembre-se de que as fontes com serifa são mais amplamente aceitas para funcionar melhor em design on-line, enquanto as fontes sem serifa são mais apropriadas para design de impressão. Além disso, usar muitas fontes diferentes no mesmo design torna o conteúdo menos digitalizável. Destaque palavras-chave ou links em negrito para destacá-los.
✓ Elimine links quebrados
Links quebrados são confusos e pouco profissionais. Eles trazem impressão negativa e reduzem a credibilidade do conteúdo. Certifique-se de testar cada link, botão e página antes de lançar seu site. Verifique duas ou três vezes, se necessário, ou tente colocar outro par de olhos em seu site para detectar links quebrados. Também é aconselhável monitorar seus links regularmente e certificar-se de que estão funcionando corretamente e direcionando para as páginas corretas.
2. Melhore a navegação
Uma agência de marketing digital deve ser capaz de criar um site com navegação eficaz e simplificada. Ter uma navegação clara e descomplicada é a melhor coisa que você pode fazer para tornar seu site amigável para os visitantes. Tente limitar o número de itens do menu tanto quanto possível. Não complicar as coisas e configurar a navegação igualmente em cada página, facilitará muito a navegação no site.
Descubra várias maneiras de melhorar a navegação no seu site:
✓ Limpe seu layout primeiro
Layouts confusos são um dos principais motivos pelos quais um site perde clientes. Certifique-se de que sua navegação seja simples e clara. Você pode destacar as páginas “Fale conosco” ou “Sobre nós” para torná-las mais visíveis. Se você precisar usar várias camadas para categorias separadas, faça-o, mas tente mantê-las limpas e organizadas para que o usuário ache mais fácil navegar.
✓ Posicione estrategicamente
Para permitir que seus visitantes identifiquem facilmente suas opções de navegação em seu site, o melhor lugar para localizar sua navegação é na parte superior ou esquerda do site. O que também importa é se certificar de que sua navegação está acima da dobra, independentemente dos dispositivos usados.
✓ O mapa do site resolve o problema
O mapa do site é um grande recurso não apenas em termos de mecanismos de pesquisa, mas também para ajudar os usuários a encontrar páginas específicas. Dar a eles uma melhor orientação no conteúdo torna o seu site mais amigável aos olhos dos prospects.
✓ A barra de pesquisa é uma boa opção
Adicionar a funcionalidade de pesquisa ao seu site é uma maneira inteligente de ajudar os visitantes a lidar com as informações que procuram. Isso o ajudará não apenas a lidar com as solicitações de pesquisa e rastrear as pesquisas em seu site, mas também a compreender melhor o que os visitantes estão mais interessados.
✓ Evite abreviações e acrônimos
Evite acrônimos estranhos e títulos de navegação no menu, a menos que seu significado seja óbvio. Caso contrário, você corre o risco de confundir os clientes e prejudicar a experiência deles em seu site. Aplicar palavras comuns como “home, sobre, entre em contato, ofertas, blog, suporte” ajuda os usuários a mergulharem facilmente no conteúdo de cada página.
3. Acelere seu site
A gestão do tempo é crucial e, uma vez que acessam à sua página do site, os visitantes ficam realmente impacientes para fazer o seu trabalho. Isso significa apenas uma coisa – se não focar no tempo de carregamento em seu site, você esquece de um elemento crítico de um site amigável. Certifique-se de que o seu site carregue em 4 a 6 segundos, você pode conseguir este resultado com uma boa hospedagem wordpress. A velocidade adequada é um recurso realmente importante para a usabilidade do site e também uma das principais razões pelas quais os visitantes parariam de ficar em seu site. Sem mencionar o fato de que também afeta muito as classificações dos mecanismos de pesquisa. Certo, o Google analisa a velocidade da sua página, então acelere!
Explore dicas para melhorar a velocidade do site:
✓ Evite vídeos, fotos, flash e outros arquivos grandes
Tentados a tornar o site mais atraente adicionando outra multimídia, estamos negligenciando o fato de que as páginas ficam pesadas e demoram para carregar. Lembre-se disso antes de se apressar para integrar outro arquivo de áudio / vídeo.
✓ Compactar para minimizar o tempo de carregamento
Para acelerar o seu site, uma boa coisa a fazer é compactar as imagens usando o tipo de arquivo correto. Redimensione as imagens antes de enviá-las. Um conselho aqui: é melhor você não redimensionar imagens usando altura e largura no código HTML, mas usando Photoshop ou Fireworks. Lembre-se Otimização de imagens é essencial!
✓ Reduza o número de redirecionamentos sempre que possível
Existe o risco de que, com o tempo, algumas páginas fiquem desatualizadas ou sejam alteradas por novas versões. Como resultado, alguns links externos continuam apontando para as páginas antigas. O problema é que, para não prejudicar a experiência do usuário, geralmente decidimos usar redirecionamentos internos. No entanto, não ignore o alerta de que ter muitos deles pode reduzir drasticamente a velocidade de sua página da web. Para minimizar redirecionamentos em seu site, verifique se o link interno está funcionando corretamente.
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Conclusão
Seguir essas dicas ajudará você a garantir que seu site permaneça amigável e funcional. Os sites podem ser ferramentas poderosas que trabalham sem esforço para o seu sucesso online.
No entanto, tudo leva tempo e cuidado. Se você deseja alcançar grandes resultados e entregar um desempenho excepcional com seu site, ajustá-lo e aprimorá-lo deve se tornar uma tarefa contínua.
O melhor que você pode fazer – continue testando sua usabilidade, continue otimizando seu conteúdo, continue excedendo as expectativas de seus usuários!