Tapete de couro: as melhores dicas para seu apartamento

Encontrar bons apartamentos à venda não é uma tarefa simples, mas com certeza é bastante recompensadora. Afinal, depois de fechar o negócio com a imobiliária, muitos podem, enfim, ter maior qualidade de vida no dia a dia. Mas, um item que influencia diretamente o bem-estar e precisa ser levado a sério é a decoração, visto que promove aconchego, conforto e facilidades no dia a dia. Os tapetes são muito úteis nessa etapa de decoração, pois além de contribuírem com a estética, ainda garantem sensação de conforto no dia a dia. Além disso, dependendo da região, eles são excelentes para manter a temperatura do interior do imóvel agradável. 

Atualmente, um modelo de tapete que vem ganhando cada vez mais destaque é o tapete de couro que, apesar de ser comum em ambientes rústicos, também pode ser muito bem utilizado em outros estilos de decoração diferentes. No entanto, é comum surgir algumas dúvidas antes de realizar a compra e, pensando em te ajudar, no post de hoje vamos dar dicas de como utilizá-lo em seu novo lar. Vamos lá?

Tipos de tapete de couro

Antes de darmos dicas sobre decoração com tapete de couro, vamos falar sobre os diferentes tipos existentes no mercado. Dessa forma, você pode analisar as opções e escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades e preferências.

Tapete de couro de boi

Esse modelo é ideal para quem quer decorar ambientes rústicos, pois pode ser encontrado no mercado em sua cor natural, deixando a peça ainda mais bonita e o espaço mais aconchegante. 

Tapete de couro curtido

O tapete de couro curtido também é muito utilizado em ambientes rústicos e com estilo boho chic, visto que possui um acabamento que harmoniza facilmente com esses espaços. Uma de suas principais vantagens é que além de cores diversas, ele pode ser encontrado em tamanhos e tramas variadas, fazendo com que seja mais fácil escolher uma opção que se adeque ao seu projeto. 

Tapete de couro bege

Por mais que muitos acreditem que o tapete de couro só é encontrado em tonalidades mais escuras de marrom, devemos ressaltar que é totalmente possível encontrar opções de couro bege e tons mais claros. Eles são ideais para apartamentos pequenos, pois ajudam na sensação de amplitude, além de lugares com decoração colorida ou com estilo clássico. 

Tapete de couro com grafismo

Menos comum, esse tapete é considerado uma verdadeira obra de arte, visto que geralmente é pintado a mão, valorizando ainda mais a peça. Além disso, ele se destaca em meio à decoração, sendo recomendado para ambientes com estilo clean ou moderno devido à presença de linhas retas. 

Tapete de couro sintético

Por fim, para quem quer um tapete de couro, mas não está disposto a investir muito dinheiro, o couro sintético é uma ótima opção, visto que hoje em dia existem diversos modelos de excelente qualidade. Além disso, existem diferentes tamanhos, cores e design para se encaixar em todos os projetos. 

Como usar tapete de couro na decoração de seu novo apartamento?

Como falamos, o tapete de couro é um elemento bastante utilizado em decorações rústicas, mas ainda assim pode ser facilmente encontrado em estilos diferentes, como boho chic, industrial e até mesmo em uma sala clássica. Aqui, tudo irá depender da cor, formato e acabamento do tapete. 

Portanto, a principal dica para quem quer utilizar o tapete de couro na decoração é sempre considerar todo o ambiente e não apenas onde o tapete será colocado. Por exemplo, para uma sala mais clássica, opte por um tapete de couro com tonalidade clara, enquanto que para um local com estilo boho chic ou rústico, o tapete pode ter um acabamento mais bruto e com a cor natural voltada para o marrom. Por outro lado, em um home office moderno com decoração industrial, o mais recomendado é apostar em um tapete de couro quadriculado. 

Vale lembrar ainda que o tapete de couro pode ser usado em outros ambientes senão a sala, como hall de entrada, sala de jantar e estar e até mesmo nos quartos, pois ele promove beleza, elegância e aconchego. Contudo, é importante ficar atento, pois o ideal é que ele alcance a maior parte do ambiente ou, pelo menos, a área dos sofás, a fim de garantir harmonia, principalmente quando falamos em salas pequenas. Por outro lado, em ambientes maiores com passagem, como o hall de entrada integrado à sala de estar, recomenda-se utilizar um tapete menor, visto que ajuda a preencher o espaço vazio e ainda delimitar os ambientes. 

Então, agora que você conhece mais sobre o tapete de couro, seus diferentes tipos e como utilizá-lo em seu novo apartamento, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, é importante ressaltar que ter um profissional especializado, como o arquiteto ou designer de interiores, pode ser fundamental para garantir um projeto personalizado e adequado ao seu estilo pessoal.

Comentários estão fechados.