Quais são os pisos mais indicados para a sala?

É comum que depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, as pessoas realizem algumas alterações, a fim de personalizá-lo ainda mais. Nesse sentido, a sala é um dos principais cômodos da casa ou apartamento, sendo o local onde os moradores descansam, recebem convidados, assistem TV, etc. Sendo assim, é importante que o espaço seja aconchegante e esteticamente agradável, pois isso influencia tanto no conforto quanto na qualidade de vida dos usuários. O piso é um dos elementos que mais impactam o ambiente, sendo importante fazer uma análise para escolher aquele que mais atende as necessidades, preferências e, claro, orçamento.

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre quais são os melhores pisos para a sala. Vamos lá?

Piso cerâmico

O piso cerâmico tem a vantagem de ser bastante durável e resistente. Antigamente não era costume utilizá-lo nas áreas sociais da casa, mas graças à tecnologia surgiram diversos novos modelos com acabamentos diferenciados, conquistando, portanto, seu espaço em cômodos de destaque. Uma opção bastante utilizada é o piso que imita madeira, conferindo o aspecto aconchegante do material original, mas com custo mais acessível. Por ser considerado um piso frio, ele é recomendado para dar sensação de frescor e em regiões mais quentes. 

Porcelanato

O porcelanato é o queridinho da decoração, podendo ser encontrado com diferentes acabamentos, sendo que os mais comuns são polidos, acetinados e amadeirados. O primeiro tem um visual brilhoso, sendo frio, liso e perfeito para uma limpeza fácil. Já o acetinado é menos liso e brilhoso, sendo mais aconchegante. Por fim, o amadeirado imita madeira, criando sensação de aconchego e mais resistente. Cada um dos tipos tem suas diferenças e você deve escolher o que mais se encaixa em sua realidade. 

Piso de madeira

Esse com certeza é o sonho de consumo de muitas pessoas, unindo estética e aconchego em um único material. Afinal, ele valoriza os ambientes, além de poder ser usado de diferentes maneiras, como em madeira maciça, taco, etc. Para quem mora em regiões mais frias, ele é perfeito, visto que é considerado um piso quente e promove conforto térmico. Contudo, é importante lembrar que ele tem um custo relativamente alto e exige maior cuidado com a manutenção. 

Cimento queimado

O piso de cimento queimado conquista cada vez mais pessoas, com seu visual despojado e perfeito para ambientes em estilo industrial. Inclusive, ele permite utilizar diferentes objetos decorativos e criar um contraste bastante interessante. Bastante moderno, esse é um piso frio e de baixo custo, mas tem a desvantagem de ser relativamente frágil, podendo surgir algumas trincas ao longo do tempo.

Mármore

É fato que a pedra natural é sinônimo de sofisticação e ter um piso de mármore é o sonho de boa parte das pessoas. Considerado um piso frio, ele não sai de moda, além de ser extremamente resistente. Contudo, é importante lembrar que o preço a se pagar para tê-lo em sua sala é considerado bem alto e inacessível para alguns. Mas, vale lembrar que existem opções de pedras brasileiras que também conferem um efeito bastante interessante ao ambiente, basta saber como utilizá-las a seu favor. 

Vinílico

O piso vinílico é extremamente simples, prático e rápido de instalar, possuindo uma textura suave e que praticamente não emite som ao andar. Além disso, é bastante resistente ao atrito e considerado antialérgico, o que é perfeito para quem sofre de doenças respiratórias. Outra vantagem desse piso é que ele não mancha e é resistente à umidade, podendo ser utilizado em diferentes ambientes do imóvel, além da sala. Por fim, ele está disponível no mercado com diferentes efeitos e preço mais acessível. 

Laminado

O piso laminado é perfeito para sua sala, seja ela de estar ou jantar, apresentando excelente custo-benefício. Rápido e prático de ser instalado, ele recebe um acabamento em suas lâminas que o torna ainda mais resistente. Quando comparado com outros pisos, ele oferece um toque mais quente, além de maior conforto térmico. Justamente por isso, é muito indicado para ambientes como salas e até mesmo os quartos de seu imóvel. 

Como escolher o ideal?

Então, agora que você conhece alguns dos melhores tipos de pisos para sala, é importante avaliar alguns fatores para escolher o ideal. Um dos principais é o estilo de decoração do ambiente, pois ambos precisam conversar e garantir o equilíbrio. Afinal, um piso de cimento queimado, por exemplo, pode não harmonizar com o estilo clássico. Além disso, você deve ter em mente que todos os materiais têm vantagens e desvantagens, sendo necessário avaliar cada um deles para entender qual melhor atende suas necessidades, preferências e orçamento. 

Portanto, uma boa dica é ter a ajuda de profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você terá um projeto totalmente personalizado e adequado para a sua realidade, garantindo até mesmo economia.

Comentários estão fechados.