5 ideias de decoração para quartos de estudo

Está pensando na decoração para quarto de estudo? É importante se atentar aos detalhes dos quartos de estudo, com o objetivo de fazer uma decoração bonita, funcional e assertiva, justamente para que você não gaste dinheiro com decorações que não te agradam, além de evitar desperdícios em relação ao seu orçamento versus o resultado que está obtendo em seu quarto de estudo.

Para auxiliar, elencamos algumas dicas muito úteis em relação a decoração para quartos de estudo. Confira e aplique em seu ambiente para ter os melhores resultados possíveis.

Dicas para decorar quartos de estudo

Para passar em concursos ou mesmo se preparar para provas de Vestibular ou Enem, é preciso dedicação e foco nos estudos. Por isso, decorar um cantinho confortável de sua casa para estudar nunca é demais.

Escolher os materiais e acessórios corretos pode ser um grande diferencial durante o processo, economizando dinheiro e garantindo os resultados desejados. Confira nossas dicas práticas para alcançar o visual desejado.

1.     Você só precisa de um cantinho reservado

Para muitos estudantes, a principal dificuldade é escolher o lugar da casa onde montar o quarto de estudos.

Entretanto, a gente pode descomplicar essa decisão! É perfeitamente possível usar apenas um cantinho da casa, podendo ser o final de um corredor, aquela parede inutilizada em seu próprio quarto.

Tudo irá depender de qual é a área mais silenciosa em sua casa e como ela pode ser aproveitada em prol da criação de um quarto de estudo, lembrando que você só precisa de um pequeno espaço bem iluminado para encaixar sua mesa e aproveitar o silencio em prol de seu quarto de estudo.

Os quartos de estudo devem ser prioritariamente silenciosos, justamente para possibilitar que a concentração durante o período de estudo, melhorando assim seu rendimento na absorção das informações importantes para aquele concurso ou mesmo para o Vestibular.

2.     Pense um pouco sobre seu estilo pessoal

Quais são seus gostos e preferências? Quando os quartos de estudo não refletem o gosto de quem vai usar o ambiente, naturalmente se torna mais difícil usufruir desse espaço.

Afinal, é natural que você tenha maior facilidade de passar horas de seu dia dentro de um espaço com o qual se identifica.

Quando você gosta de seu ambiente, é mais fácil querer estudar nele, uma vez que, você sente maior desejo de estar em seu cantinho, usufruindo de tudo que escolheu cuidadosamente para compor o espaço.

3.     Pense cuidadosamente na mobília adequada

Muitas pessoas focam seus esforços somente em diminuir ao máximo as possibilidades de distrações em seu quarto de estudo.

No entanto, esse pode ser um esforço inútil caso você não se atente a necessidade de organização. Quando o ambiente é desorganizado, não é periodicamente limpo e as coisas se acumulam, é muito difícil se concentrar.

Por isso mesmo, uma dica relevante na ideia de decoração de seu quarto de estudo é investir em organizadores.

Eles são práticos, bonitos e podem auxiliar demais a manter o seu ambiente sempre organizado, de maneira que o seu cotidiano de estudos seja prático e fácil.

Além de organizadores para seus papéis, é interessante usar gavetas, prateleiras e todos os demais acessórios que você goste de usar para otimizar a organização e limpeza de seu espaço.

Vale a pena pensar nisso, para evitar que todos os dias você precise perder tempo organizando os livros e papéis que usou em seu quarto de estudo.

4.     Prefira não ousar muito nas cores

Pense nas suas cores preferidas quando estiver montando a decoração de seu quarto de estudo. Mas evite combinar cores muito vibrantes e que chamam muito a atenção.

Lembre-se que uma boa decoração para quartos de estudo é aquela que permite o uso do ambiente, totalmente concentrado em seus estudos.

Por isso, cores muito fortes como amarelo, vermelho e laranja devem ser colocadas somente de forma pontual, preferencialmente em locais como uma prateleira mais alta.

Dessa forma, você evita que o acessório decorativo roube a cena e acabe te desconcentrando durante o seu período de estudos.

Você pode anotar quais são as cores preferidas para usar em seu ambiente. Em seguida, basta observar se elas ficam harmônicas entre si e começar a comprar os acessórios nos tons desejados.

Cinza é uma cor que combina perfeitamente para quartos de estudo mais modernos e que se tornam atemporais. Podendo ser combinado com rosa claro ou preto.

5.     Evite entulhar os espaços com materiais desnecessários

Já deu uma olhada em diferentes inspirações de quartos de estudo? Se a resposta é sim, provavelmente percebeu que, mesmo otimizando ao máximo os espaços, nenhum quarto bonito é entulhado.

A decoração não ficará visualmente agradável se o seu quarto de estudos se tornar um local completamente entulhado de itens.

É preciso deixar em seu ambiente apenas aquele material que segue sendo usado diariamente. Caso contrário, você corre o risco de investir em variados itens decorativos, cuidar de cada cantinho e ainda assim, não ter o resultado visual desejado.

Afinal, é mais bonito um quarto de estudo que parece limpo e arrumado. Mesmo que ele tenha decoração simples.

Se existe muito material a ser guardado, aposte em usar estantes, gaveteiros e prateleiras. Dessa forma, é possível distribuir todo o material e evitar que os itens fiquem entulhados em seu quarto de estudos.

Quartos de estudo devem ser transformados quando precisar

A decoração perfeita não existe! É normal que você enjoe de seu espaço ou precise mudar a carinha de seu quarto de estudo com o passar de algum tempo.

Quando você acerta na escolha da cor da parede e na movelaria, grande parte de seu trabalho já está concretizado e facilitado, cabendo a você apenas adicionar um ou outro item decorativo de acordo com a necessidade de mudar seu ambiente.

Afinal, quando um quarto de estudo é bem montado ele serve para todo o período da sua formação, desde o ensino médio e pré-vestibular até os concursos públicos após estar graduado.

Portanto, é perfeitamente natural que seu ambiente precise ser modificado com o passar do tempo, recebendo ajustes na decoração de acordo com as novas necessidades que se apresentam na rotina de estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *