Aqui você encontra, de maneira completa e objetiva, o melhor guia de SEO para iniciantes!

    Antes de qualquer coisa, na hora de iniciar um negócio online, você deve desenvolver um site de alto funcionamento.

    No entanto, desenvolver um site simples e fácil de usar por si só não o ajudará a se classificar nas principais páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

    Dessa forma, é importante que você tenha uma compreensão clara do impacto do SEO em seu pequeno negócio online para ter certeza de que seus clientes atuais e potenciais podem encontrá-lo. Você tem que realizar SEO on-page e off-page para ter sucesso.

    Essas dicas de SEO irão ajudá-lo a maximizar o poder de aperfeiçoar seu site para obter melhores classificações de pesquisa. É a melhor maneira de atrair clientes existentes e potenciais para o seu site e convertê-los em leads qualificados de vendas.

    Confira aqui as 10 principais dicas de SEO para você expandir a sua empresa:

    1.    Saiba usar a palavra-chave

    Primeiramente, não podemos discutir dicas locais de SEO sem olhar para as palavras-chave, pois elas são base do SEO.

    Você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave, antes de tudo, e estabelecer as melhores palavras-chave para a classificação do seu site.

    Quando você insere uma palavra-chave de alto nível em sua postagem, ela aumenta sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa, pois as palavras-chave são a melhor maneira de direcionar mais tráfego para seu site.

    A segmentação por palavras-chave em seu conteúdo faz parte de seus esforços de SEO na página. Os centros avançados em pesquisa de palavras-chave costumam usar ferramentas pagas como Ahrefs e SEMrush.

    Porém, existem ferramentas gratuitas no mercado como Google Analytics, Ubersuggest, Soovle e Planejador de Palavras-chave (Google AdWords). Essas ferramentas o ajudarão a realizar pesquisas de palavras-chave relevantes.

    2. Marketing de vídeo

    Em primeiro lugar, o uso de vídeo como conteúdo online é muito popular hoje em dia, então publicar vídeos relevantes que interessem ao seu público e impulsionem sua marca online é uma ótima ideia.

    Sites como YouTube, Instagram e Facebook são os melhores para marketing de conteúdo de vídeo. Você também pode implementar publicidade paga com anúncios do Facebook e anúncios do Google para o seu marketing de vídeo.

    O principal objetivo da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é fazer seu negócio chegar às pessoas que procuram ativamente os produtos e serviços que você oferece.

    Antes reservado apenas para otimização de conteúdo de texto, o conteúdo de vídeo otimizado para pesquisa tornou-se igualmente eficaz em expor sua marca para aqueles que provavelmente terão interesse em seu negócio.

    A acessibilidade de conexões de internet sem fio de alta velocidade e a disponibilidade acessível do smartphone mais recente tornaram o vídeo a forma dominante de comunicação pessoal e empresarial online.

    Os principais mecanismos de busca reconheceram essa mudança na atividade online e ajustaram algoritmos para refletir a influência e importância dos vídeos para os esforços de marketing online.

    Os consumidores online de hoje sabem a diferença entre anúncios de vendas e vídeos de marketing que fornecem informações e insights valiosos relacionados aos seus produtos e serviços.

    A melhor maneira de maximizar o poder do vídeo para marketing de SEO é criar e distribuir conteúdo de vídeo de alta qualidade que envolva, informe e entretenha os consumidores que procuram ativamente os tipos de produtos e serviços que sua empresa pode lhes oferecer.

    Os sites agora são projetados e construídos com as ferramentas de marketing necessárias para otimizar adequadamente o conteúdo de texto, foto e vídeo para serem classificados no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

    O conteúdo contínuo que é produzido e apresentado usando as diretrizes e tendências mais recentes tem uma chance melhor de chegar à primeira página de pesquisas específicas e direcionar os consumidores interessados ​​ao seu site.

    Usar as estratégias e princípios da otimização de mecanismos de pesquisa não é uma solução rápida que fornece resultados instantâneos.

    O marketing de vídeo de SEO exige paciência e persistência. É uma estratégia contínua e de longo prazo que precisa de manutenção e ajustes regulares para produzir tráfego consistente da web por muitos anos.

    Mecanismos de busca como o Google e o YouTube consideram o vídeo uma fonte legítima e confiável de informações online valiosas.

    O conteúdo de vídeo se classifica tão bem ou melhor do que outras formas de conteúdo e ajudará a aumentar sua presença online e direcionar volumes de consumidores para seu site.

    3. Conheça a pesquisa por voz

    A inteligência artificial (IA) está avançando rapidamente quando se trata de lealdade do cliente e envolvimento do usuário, o que é evidente com recursos como pesquisa por voz.

    Esse é um recurso que você simplesmente não pode ignorar se espera ter sucesso com sua estratégia de SEO.

    Na verdade, os especialistas em SEO afirmam que as palavras-chave de cauda longa se tornarão mais eficientes no recurso de pesquisa por voz.

    De acordo com pesquisas recentes, a pesquisa por voz comandará 50% de todas as pesquisas e 40% das pessoas irão adotar o recurso de pesquisa por voz em 2020.

    4. Implemente otimização de mídia social com conteúdo valioso e informativo

    Primordialmente, a mídia social ajuda a construir relacionamentos emocionais que podem conectar sua marca com seu público por toda a vida.

    As pessoas visitam sites de mídia social para obter conhecimento e para fins de entretenimento.

    Portanto, a otimização de mídia social é uma necessidade absoluta para qualquer empresa com presença online.

    Se você alimentar seu público com conhecimento relevante e atualizado em seus canais de mídia social, provavelmente aumentará o tráfego em seu site.

    Em suma, a otimização de mídia social é excelente para impulsionar seu SEO local, especialmente quando você está tentando construir uma pequena empresa.

    5. Entenda as necessidades de seus clientes

    Sobretudo, ao gastar tempo pesquisando e entendendo as reais necessidades de seus clientes, você estará mais bem equipado para criar um site e uma proposta de valor que os atraia.

    Os insights desse tipo de pesquisa alimentam sua estratégia de palavras-chave para que você possa criar conteúdo que forneça respostas às perguntas que seu público está digitando no Google.

    Inclua feedback do cliente como parte de sua pesquisa em andamento, pois isso indicará se as informações em seu site são úteis ou não.

    Nessa perspectiva, estudar sobre ferramentas de SEO é uma ótima forma de melhorar o seu negócio e garantir um conteúdo de qualidade.

    6. Use imagens com texto e gráficos informativos

    Não podemos deixar de lado esta dica ao analisar as melhores práticas de SEO local.

    Como mencionamos, as coisas estão mudando rapidamente e o uso de infográficos tem produzido excelentes resultados.

    Ou seja, estas são imagens suportadas por cópias valiosas e otimizadas. Infográficos ou imagens otimizadas com texto pesquisável ajudam os leitores, oferecendo um visual fácil de entender de seu conteúdo baseado em texto.

    Dessa forma, saiba que melhor site para ajudá-lo a criar imagens e conteúdo infográfico é o Canva.

    7. Compreenda o RankBrain e reveja o seu conteúdo

    Esta é a mãe de todas as dicas locais de SEO neste artigo.

    O Google RankBrain é um aprendizado de máquina baseado em inteligência artificial.

    Nessa forma, ele aprende por si mesmo com as consultas de pesquisa (entrada de dados) dos usuários.

    Este componente é essencial no algoritmo central do Google oferece as respostas mais detalhadas e relevantes às pesquisas dos usuários e opera de forma semelhante (se não mais avançada) ao cérebro humano. Se você entende o Google dessa forma, pode ajustar seu conteúdo para fornecer respostas mais precisas.

    8. Use trechos em destaque do Google

    O SEO na página tem um papel crítico a desempenhar no sucesso de qualquer pequena empresa online.

    Use as palavras-chave que você escolheu na descrição Meta, suas tags de título e H1s. Além disso, verifique se eles aparecem em seus URLs curtos também, bem como em seus links externos e proximidade de palavras-chave.

    Não perca tempo, entende tudo sobre SEO e aumente exponencialmente seu alcance na internet.

    9. Aperfeiçoe sua conta do Google Meu Negócio

    O Google Meu Negócio ajuda principalmente quando sua empresa está vendendo seus serviços ou produtos em um site de listagem de empresas locais. E esta é uma ferramenta óbvia de usar, considerando que é totalmente gratuita.

    Dessa forma, esta listagem do Google ajuda você a segmentar consumidores e clientes em potencial em sua área local e ajuda a direcionar o tráfego para seu site.

    Além disso, quando você dedica tempo suficiente e faz um esforço real para aplicar as práticas locais de SEO, você começa a ganhar backlinks grátis de alta qualidade. Esta é uma tática de SEO fora da página com o objetivo de ter seus artigos e postagens de visitantes aceitos por sites externos autorizados.

    Você pode enviar uma peça com um backlink para o seu site, direcionando o tráfego externo para o seu site. As outras abordagens incluem comentários em fóruns relevantes e envio de pdf e ppt para o seu site. É uma excelente forma de otimizar seu SEO na internet.

    Dessa forma, conhecer tudo sobre SEO é essencial para obter crescimento na internet.

    10. Encontre um bom especialista em SEO

    Essas dicas locais de SEO desempenham um papel crítico no sucesso de qualquer negócio na internet. Gostou do que leu? Talvez esteja na hora de profissionalizar o seu negócio e contratar uma contrate especialistas em SEO ou então uma agência de SEO.

    Dessa forma, saiba que as estratégias que você escolhe dependem da natureza do seu negócio. Conhecer sobre SEO é a melhor forma de aumentar seu alcance na internet.

    Conheça outros textos sobre SEO no nosso site.

    Até breve!

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.