Quais as alergias tratáveis? Saiba aqui

É bem verdade que a rotina diária e o corre-corre, a má alimentação e a baixa qualidade atmosférica são fatores indissociáveis para o desencadeamento de doenças alérgicas que prejudicam a qualidade de vida da maior parte da população.

Como consequências disso, segue aumentando cada dia mais o número de pessoas alérgicas no mundo inteiro.

Em contrapartida nem todos tem acesso a um atendimento especializado de qualidade que possam tratar tais doenças.

Partindo desse pressuposto reunimos informações importantes nesse artigo para descrever quais as alergias tratáveis mais recorrentes e também quando é preciso procurar um especialista na área e até mesmo mostrar como é feito o diagnóstico e tratamentos de tais reações alérgicas.

Acompanhe a leitura com as demais informações acerca do tema.

Quais as alergias mais tratáveis?

Em relação aos sintomas de uma enfermidade causada por reações alérgicas, o profissional mais adequado para tratá-las é o alergista.

Sabendo disso, veja a seguir quais as alergias mais tratáveis.

Respiratórias

Geralmente a poeira e ácaros são principais causas de reações alérgicas ou incômodos nasais e respiratórios em indivíduos acometidos de tais doenças, são elas rinite, inflamação nasal seguido de sintomas como espirros, frequentes, coceiras e a coriza.

Alergias de pele

A pele também é uma das regiões sensíveis a possíveis lesões devido a reações alérgicas que também podem ser tratadas pelo profissional alergista, tais doenças são desencadeadas por uso de cremes e perfumes ou até mesmo de picadas de insetos.

Alimentares

A intolerância a alguns alimentos também são comuns nos quadros de reações alérgicas, por esse motivo é preciso ter cuidado ao ingeri-los. Alguns dos sintomas caracterizados por tais reações são, manchas na pele, vômitos, diarreia e em circunstâncias mais graves a pessoa pode chegar a sofrer até choque anafilático.

Nos olhos

Os olhos também são uma região sensível a reações alérgicas. Um exemplo de doenças desencadeadas através de reações alérgicas é a conjuntivite. Tal doença causa bastante incômodo como coceira, lacrimejamento e vermelhidão. É importante estar ciente de que nesse caso é preciso tratar com o especialista o quanto antes para que não venha a comprometer a visão.

Quais os sinais de que é preciso procurar um especialista?

Veja, a seguir, quais os sintomas mais comuns em caso de reações alérgicas e quando é preciso recorrer a um especialista ou médico alergista.

Coriza constante

Um dos sintomas mais comuns é a coriza, e é comum vir acompanhado de espirros recorrentes e também coceira no nariz e até mesmo obstrução nasal.

Irritações na pele

A irritação na pele é um dos problemas que quando muitos são acometidos procuram de imediato o dermatologista, no entanto, é importante observar a frequência dos sintomas e quais as condições em que ela aparece. Isso porque quem é alérgico sofre reações imediatas ao ter contato com determinadas substâncias, como perfumes, cremes, pelos de animais, picadas de insetos ou produtos de limpeza.

Vômito e diarreia

Sintomas como vômitos e diarreia também são comuns surgirem diante de uma reação alérgica. Podem vir associados e urticária e angioedema ou até mesmo falta de ar.

Normalmente, eles são provocados pelo consumo de determinados alimentos, tais como; ovo, leite, amendoim e camarão.

Exames alérgicos como o prick teste, feito no consultório, ou exames de sangue como o IgE específico vão dizer ao que você tem alergia

Falta de ar

A falta de ar é um dos principais sintomas da asma, doença respiratória crônica que provoca inflamação e obstrução do canal respiratório. Na maioria das vezes os sibilos, que é um som de um assobio quando a pessoa respira.

Esses sintomas aparecem sempre que o paciente tem contato com ácaros,

Poeira ou pelos de animais.

Olheiras e incômodos nos olhos

Quando surgem esses sintomas, na maioria das vezes as pessoas recorrem ao um oftalmologista quando sente qualquer reação ou irritação alergias oculares, como, por exemplo, vermelhidão, coceira e lacrimejamento.

Vale lembrar que se esses sintomas são decorrentes de alergia, o mais recomendável é agendar consulta com médico alergista. Outro sinal são as olheiras e as bolsas debaixo dos olhos que podem indicar conjuntivite alérgica.

Post Anterior: Como fazer um cronograma de estudos?