Artrite psoriática: está com dor nas costas? o que você precisa saber

A artrite psoriática é um tipo de artrite inflamatória que se desenvolve em algumas pessoas com psoríase, uma doença autoimune que faz com que as células da pele se acumulem e formem placas escamosas. 

A artrite psoriática causa inflamação em muitas articulações do corpo porque o sistema imunológico está atacando suas próprias articulações. Geralmente afeta a coluna lombar ou a região lombar .

Sintomas da artrite psoriática

A artrite psoriática é caracterizada por dor nas articulações, inflamação e rigidez que se desenvolve além dos sintomas de pele. Algumas pessoas com essa condição podem não apresentar sintomas em sua pele.

A inflamação generalizada que afeta a pele e as articulações na artrite psoriática também pode se estender a outras áreas do corpo, causando alterações nas unhas, dedos inchados ou com aparência de salsicha chamada dactilite, inflamação dos olhos chamada uveíte e inflamação do local onde os tendões e ligamentos se fixam ao osso chamados entesite . 

Outros sintomas sistêmicos da artrite psoriática podem incluir fadiga crônica , sintomas digestivos – como dor abdominal, distensão abdominal, constipação e diarreia – e danos a órgãos causados ​​por inflamação do coração, pulmões ou rins.

Dor nas costas pode ser artrite psoriática?

Nem toda dor nas costas significa ser artrite psoriática, às vezes é só má postura ou outro diagnóstico, que o tratamento possa ser cirúrgico e seu médico indicará uma cirurgia por vídeo na coluna, como por exemplo.

Embora a artrite psoriática possa afetar qualquer articulação, o envolvimento axial que causa dor e inflamação da coluna geralmente ocorre com mais frequência em casos mais graves de artrite psoriática. 

O envolvimento da coluna vertebral afeta aproximadamente 25% a 75% dos pacientes com psoríase. 

Geralmente, está associada a uma maior extensão da atividade da doença de psoríase e a um maior impacto na qualidade de vida geral devido a limitações relacionadas à saúde e diminuição da capacidade de trabalho.

O envolvimento axial e a dor lombar crônica da artrite psoriática podem ser causados ​​por dor inflamatória nas costas, resultante de inflamação articular induzida por autoimunidade , ou dor mecânica nas costas, causada por lesão física na coluna lombar.

Ambos os tipos de dor nas costas são comumente vistos na artrite psoriática, mas são tratados de forma diferente devido às suas diferentes causas.

Artrite psoriática: o que é uma doença autoimune?

As doenças autoimunes acontecem quando o sistema de defesa natural do corpo não consegue diferenciar suas próprias células das células estranhas, fazendo com que o corpo ataque erroneamente as células normais. 

Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes que afetam uma ampla gama de partes do corpo. 

De acordo com os critérios de classificação da Assessment of SpondyloArthritis International Society (ASAS), a dor inflamatória nas costas geralmente dura três meses ou mais com um início insidioso ou desconhecido, começa em pacientes com menos de 40 anos, melhora com exercícios, mas piora com repouso, e causa aumento da dor à noite. 

A dor mecânica nas costas, entretanto, pode começar em qualquer idade, embora seja mais comum em indivíduos de meia-idade e mais velhos, pode ser aguda devido a um evento específico que causa uma lesão e geralmente piora com o movimento, mas melhora com o repouso. 

Esses sintomas podem resultar de lesões ou danos aos músculos da parte inferior das costas, tendões, ligamentos, discos, articulações ou vértebras . 

 A sua dor nas costas é inespecífica, mecânica ou séria?

Causas da artrite psoriática

A psoríase é uma doença autoimune que geralmente tem uma ligação genética. Pessoas com doenças autoimunes tendem a herdar genes que aumentam o risco de desenvolver um, que pode ser desencadeado por estresse, doença, infecção, tabagismo e outros fatores como dieta e uso de álcool e drogas que causam inflamação em todo o corpo.

A artrite psoriática, especialmente o envolvimento axial que afeta a coluna vertebral, foi associada a um marcador genético específico em pacientes com psoríase, denominado HLA-B27. 

Esse gene é mais frequentemente encontrado em pacientes com artrite psoriática que apresentam dor inflamatória nas costas, que resulta de alterações celulares inflamatórias nas articulações da coluna vertebral. 

Isso causa um ciclo crônico de inflamação e remodelação óssea desequilibrada, levando à perda óssea e possível fusão dos ossos da coluna e das articulações sacroilíacas. 

Essas alterações podem resultar da tensão mecânica exercida nas vértebras pelo tendão inflamado e locais de fixação do ligamento que resulta da psoríase. 

Diagnóstico de artrite psoriática

O prognóstico para aqueles com diagnóstico de artrite psoriática piora quanto mais tempo a condição fica sem tratamento, por isso é importante consultar um médico se você acha que tem sintomas de artrite psoriática.

Os sintomas da artrite psoriática geralmente ocorrem após o diagnóstico de psoríase, mas ocasionalmente os sintomas da artrite psoriática podem se manifestar antes que os sintomas de psoríase na pele estejam presentes.

Um exame físico combinado com uma revisão de seu histórico médico, sintomas e imagens de raios-X são usados ​​para confirmar o diagnóstico de artrite psoriática e identificar as articulações afetadas. 

Um raio-X da coluna é considerado o padrão ouro para diferenciar o envolvimento axial da artrite psoriática de outras doenças degenerativas ou inflamatórias. 

O envolvimento axial da coluna deve ser avaliado o mais rápido possível, uma vez que o envolvimento axial na artrite psoriática geralmente requer um tratamento mais agressivo. 

As ressonâncias magnéticas também podem dar ao médico uma visão mais clara da cartilagem e de outras partes das articulações afetadas. 

Os exames de sangue que examinam a velocidade de hemossedimentação e os níveis de proteína C reativa podem ajudar a confirmar o diagnóstico de artrite psoriática, uma vez que esses marcadores costumam estar elevados nessa condição. 

Você também pode fazer exames de sangue que examinam seu fator reumatóide para descartar o diagnóstico de artrite reumatóide, um tipo de artrite auto-imune que geralmente ocorre simetricamente em ambos os lados do corpo.

A dor nas costas associada à artrite psoriática pode ser inflamatória ou mecânica. O diagnóstico é feito com os seguintes critérios de classificação, juntamente com os resultados de imagem e exames laboratoriais.

Tratamento da artrite psoriática

Os sintomas de artrite psoriática e dor nas costas relacionadas podem piorar com o tempo se não forem tratados. 

O gerenciamento de sua condição é crucial para prevenir a progressão da doença e o agravamento dos sintomas, o que pode impactar significativamente sua qualidade de vida e capacidade de completar suas atividades do dia-a-dia.

As opções de tratamento para controlar a dor nas costas causada pela artrite psoriática incluem: 

  1. Medicamento de venda livre para a dor: antiinflamatórios não esteroidais de venda livre, como o ibuprofeno, podem ajudar a diminuir a dor.
  2. Exercícios: alongamentos e exercícios podem ajudar a aliviar a dor, melhorar a amplitude de movimento e a mobilidade das articulações e aumentar a força dos músculos ao redor da coluna.
  3. Medicamentos prescritos: medicamentos podem ser prescritos para retardar a progressão da doença, incluindo medicamentos anti reumáticos modificadores da doença e biológicos como inibidores.
  4. Reabilitação: Seu médico pode encaminhá-lo para fisioterapia para melhorar a mobilidade das articulações, aumentar a força e a flexibilidade dos músculos adjacentes e aplicar modalidades terapêuticas para aliviar a dor, a rigidez e o inchaço.

De acordo com as recomendações do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Psoríase e Artrite Psoriática (GRAPPA), a dor inflamatória nas costas é melhor tratada com fisioterapia e produtos biológicos para diminuir a resposta autoimune. 

Dor mecânica nas costas é melhor tratada com repouso para casos agudos, seguido por fisioterapia, autocuidado, controle do estresse e AINEs, se necessário.

Conclusão sobre a artrite psoriática

A artrite psoriática é uma forma inflamatória da artrite que se desenvolve em algumas pessoas com psoríase, uma doença de pele auto-imune que faz com que as células da pele se acumulem e formem placas. 

A condição pode afetar a coluna lombar ou a parte inferior das costas e causar dor na área. A dor nas costas causada pela artrite psoriática pode ser inflamatória, de início desconhecido, ou mecânica, causada por uma lesão. Os dois tipos de dor são diferentes e são acompanhados por sintomas diferentes.

Leia também: Maus hábitos que podem arruinar o seu corpo depois dos 60 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *