Saiba como cuidar do cabelo no inverno da melhor forma

Confira dicas imperdíveis para manter os cabelos saudáveis na estação mais fria

O Brasil é um país quente por natureza, e nos períodos de maior calor, precisamos cuidar dos nossos fios para que eles não fiquem ressecados e quebradiços. Mas, quando o inverno chega, nossos cabelos podem sofrem outros tipos de problemas.

Fios mais opacos e sem vida além da grande desidratação do couro cabeludo são fatores que podem acontecer com nossos cabelos no inverno. Devido a isso, é fundamental manter os cuidados capilares nessa estação.

Para manter seus cabelos bonitos e saudáveis no frio, existem algumas práticas que você pode seguir para cuidar dos fios. Para conhecer as dicas, é só conferir o artigo abaixo!

Evite banhos muito quentes

No inverno, é inevitável que deixemos o chuveiro sempre na temperatura mais alta. Afinal de contas, depois de passar o dia no clima frio da estação, nada mais gostoso do que chegar em casa e tomar um banho quente!

Mas, apesar de reconfortante, banhos quentes não fazem bem para os nossos cabelos. A alta temperatura pode aumentar a oleosidade do couro cabelo, além de tirar um pouco do brilho e fazer seus fios ficarem quebradiços.

Isso acontece porque a água quente pode abrir as cutículas do couro cabelo, o que pode afetar a saúde dos fios. Para evitar isso, o recomendado é lavar os cabelos com a temperatura da água mais amena ou ir em salões de beleza.

Tome cuidado com os acessórios

O uso de gorros, boinas e bonés só aumenta quando o frio chega. A partir deles, é possível proteger a nossa cabeça do frio e nos manter quentes por mais tempo.

Porém, o uso exagerado desses acessórios também pode fazer mal para os cabelos. Dado que eles esquentam essa região, eles podem fazer você suar mais. E como a maioria das peças é feita de um tecido mais fechado, isso acaba impedindo que seu couro respire.

Por isso, no inverno, tente ao máximo fazer pouco uso desses acessórios, optando por vesti-los somente quando o clima estiver atingindo temperaturas bem baixas.

Busque hidratar profundamente o seu cabelo

A hidratação traz ótimos benefícios ao seu cabelo. É a partir dela que é possível repor a água e outros nutrientes importantes para manter a saúde dele em dia.

Mas, devido ao frio, geralmente as pessoas podem parar de fazer a hidratação nos cabelos, impedindo que ele fique mais saudável.

No entanto, é justamente no inverno que essa hidratação deve ser feita de forma frequente, a fim de manter seus fios bonitos e saudáveis. Portanto, sempre faça a hidratação capilar e, de preferência, utilize produtos que ajudem a manter seus fios menos quebradiços.

Evite sair de casa com o cabelo úmido

Muitas pessoas gostam de aproveitar o sol do inverno para poder secar seus cabelos de forma natural. No entanto, essa prática pode prejudicar e muito os seus fios.

Por mais que esteja sol, o inverno traz consigo um ar mais gelado, que pode afetar o seu cabelo. Esta temperatura pode expandir os seus fios, o que ajuda para que eles quebrem ou fiquem com uma cor mais desbotada.

Por isso, para secar os seus cabelos de forma natural no inverno, o ideal é ficar dentro de casa e esperar até que o fio seque naturalmente. Aqui, também não é indicado utilizar secadores, pois eles também podem tornar o cabelo quebradiço.

Cuide da sua alimentação

Os cuidados capilares no inverno não acontecem só do lado de fora, sendo necessário cuidar também daquilo que você coloca no seu organismo. Lembre-se que a saúde dos seus cabelos começa de dentro para fora.

Desta maneira, é importante manter uma alimentação balanceada que contenha todos os nutrientes de que seu corpo necessita. Alimentos como carne, ovos, peixes, frutas e verduras são o básico do dia a dia que funciona para manter você e seus cabelos saudáveis.

Comentários estão fechados.