O que causa os cravos na pele e como diminuir a quantidade?

Se livrar dos cravos no rosto pode ser mais simples do que você imagina. Veja as dicas que preparamos especialmente sobre o assunto e conquiste aquele tão sonhado visual 

Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu com os temidos “pontinhos pretos” na pele. Ou seja, estamos falando dos clássicos cravos faciais, que podem surgir em todos os tipos de cútis — seja ela seca, mista ou, claro, oleosa. 

Assim, afirmamos que esse probleminha é mais comum do que parece, mas, para a felicidade das vaidosas de plantão, existem algumas técnicas que podem ser praticadas por quem deseja se livrar dele. 

O primeiro? É saber, de fato, o que são os cravos e as suas principais causas. Depois, há a possibilidade de seguir uma rotina de boas práticas, utilizando dermocosméticos para que a sua pele fique com um look lisinho e impecável. 

Obviamente, vamos te guiar nessa empreitada. Confira as dicas que preparamos especialmente sobre o tema e descubra, em poucos passos, como reduzir de vez o aparecimento dos cravos. Vamos lá!

Afinal, o que são os cravos? 

Primeiramente, vamos direto ao ponto. Os cravos, tecnicamente conhecidos como “comedões”, consistem em pequenos “pontinhos” pretos, que surgem em nosso rosto. De modo geral, podemos afirmar que eles dizem respeito a um folículo capilar ou poro entupido. 

E, normalmente, as razões para que isso aconteça são diversas, mas especialmente, a alta concentração de oleosidade no local, presença de bactérias ou, até mesmo, o acúmulo de células mortas. 

Vale lembrar que os cravos são mais frequentes em partes do rosto que apresentam predisposição à oleosidade. Quais são elas? A região do T, formada pelo queixo, nariz e testa. No entanto, todo cuidado é pouco, pois os cravos podem surgir em qualquer outra parte — não apenas do rosto, como do corpo. 

Como diminuir os cravos do rosto? 

Aqui vai uma boa notícia: felizmente, existem várias maneiras de controlar o aparecimento dos cravos no rosto. Algumas, mais simples e que podem ser realizadas por qualquer pessoa. Outras, exigirão que você procure um profissional especializado para obter os melhores resultados. Dê uma olhada!

Limpe bem a pele 

O primeiro passo para fugir dos incômodos cravos é, certamente, manter a sua pele sempre limpa e saudável. Com esse processo, feito diariamente, será possível remover o acúmulo de sujeira, minimizar a oleosidade e, de quebra, desentupir os poros. 

Para tanto, a dica é escolher um sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Em seguida, aplique o produto realizando movimentos leves e circulares para que a pele o absorva completamente. Terminou? Enxágue bem o seu rosto em água corrente. 

Realize a esfoliação na cútis 

A esfoliação é um processo responsável por promover a renovação das células, reduzir os níveis de oleosidade e, inclusive, fazer com que os poros fiquem limpos por mais tempo. Ao realizar esse processo, você ainda permitirá que a cútis fique iluminada e macia, ideal para o dia a dia. 

Sabendo disso, o segredo é escolher um bom esfoliante, podendo ser químico ou caseiro. Na hora de utilizar o produto, lembre-se de realizar movimentos leves, focando sempre nas áreas em que o seu rosto possui a maior concentração de cravos.

Aplique uma loção adstringente 

Além das dicas sugeridas, você pode incluir uma loção adstringente em sua rotina de skincare. Fácil de encontrar, esse produto é formulado a partir de substâncias que auxiliam no controle da oleosidade excessiva, bem como na produção de sebo facial. Assim que começar a usá-lo, você conseguirá ter uma pele mais equilibrada e, consequentemente, menos vulnerável a desenvolver cravos.

Dicas bônus

  • Realize limpezas de pele profissionais mensalmente; 
  • Utilize protetor solar facial adequado para o seu tipo de derme; 
  • Invista em uma alimentação saudável e balanceada; 
  • Evite espremer os cravos e espinhas que surgirem; 
  • Sempre se consulte com um dermatologista de sua confiança.

Viu só? Como notamos ao longo deste artigo especial, os cravos podem ser controlados de várias maneiras. Agora que você já está por dentro do assunto, não deixe para depois: coloque essas dicas em ação e faça com que o seu look fique impecável como nunca. A gente se vê em breve!

Comentários estão fechados.