Saúde na melhor idade: saiba como os exercícios físicos fazem a diferença

Conheça os benefícios de idosos praticarem atividades físicas e como fazer isso com segurança

Quando pensamos em exercícios físicos, é comum que a associação imediata seja com benefícios como emagrecimento, ganho de massa muscular e até esportes de grande impacto. No entanto, essa é uma prática que beneficia todos os corpos e idades. 

Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais, é primordial pensar em como manter uma vida saudável em todas as fases da vida. A prática de exercícios deve contemplar as limitações existentes e pode ser complementada com suplementos alimentares para um melhor desempenho, pois isso não é reservado apenas a jovens ou adultos.   

O hábito de mexer o corpo pode ser essencial para a melhor idade, pois promove uma quantidade de vantagens muito grande para a saúde física e mental. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Principais benefícios 

O exercício físico pode diminuir e muitas vezes acabar com quadros de dor. Isso acontece porque ele promove uma melhora global do corpo e pode também ser utilizado com o foco nas fragilidades, sempre acompanhado de um profissional adequado.

A prática de exercícios físicos melhora a mobilidade e o equilíbrio. Além disso, ajuda muito nas articulações, minimizando o impacto de doenças típicas da idade como osteoporose, diabetes, problemas cardíacos e o controle da pressão arterial.

A convivência com outras pessoas também é muito importante. Nessa fase da vida, são comuns quadros de depressão, estresse, ansiedade ou até abandono. O exercício físico pode não só ampliar o contato com outras pessoas, mas também ser uma das principais formas do idoso manter o convívio social. 

Na terceira idade, é comum o sono ser alterado, como noites mais curtas, insônia e até muitas movimentações noturnas. Mexer o corpo nessa fase pode ser essencial para manter o sono em dia e preservar a sua qualidade. 

Além disso, a prática de atividades físicas melhora o condicionamento físico e a disposição. O maior benefício é o aumento da independência e da autonomia, minimizando a possibilidade de quedas, por exemplo, que são comuns na idade. 

Possíveis atividades físicas

Por conta das limitações dessa fase, é recomendado atividades físicas de baixo impacto nas articulações e que sejam mais lentas e tranquilas. No entanto, podem ser estabelecidas outras metas como controle de peso, melhoria de alguns movimentos, etc.

O foco deve ser o condicionamento físico e o fortalecimento dos músculos e das articulações. Não importa a modalidade escolhida, é muito importante alongar antes de qualquer atividade física para não causar impactos desnecessários no corpo.

Alguns exemplos de modalidades que podem ser interessantes para pessoas com essa idade:

  • Hidroginástica;
  • Caminhada;
  • Yoga;
  • Pilates;
  • Dança;
  • Musculação;
  • Tai chi chuan.

Mas essas não são as únicas modalidades. Hoje existem muitas opções disponíveis para qualquer um começar algum esporte. O mais importante é fazer o que gosta e sentir prazer ao praticar a atividade que escolher, sempre priorizando a segurança e respeitando o corpo.

Como começar a praticar

Para começar a praticar, é necessário realizar uma consulta com um médico. Caso ele encontre limitações, é importante seguir as recomendações para não sofrer nenhum imprevisto e machucar o corpo. 

Após isso, só basta começar. No início, é possível começar com caminhadas leves, por exemplo, que já vão fazer toda a diferença na rotina. Em seguida, basta procurar uma academia, um estúdio de dança ou pilates que contemple essas recomendações e se matricular.

É importante encontrar um grupo ou lugar que respeite o ritmo do idoso e que ele se identifique. Caso contrário, a atividade pode acabar tendo o sentido contrário e desmotivar o incentivo à prática da modalidade escolhida.

Pode parecer difícil no começo, mas com o tempo, a motivação pode aumentar bastante com o passar dos dias e contribuir para o ganho da resistência física e facilidade em executar tarefas do dia a dia.

Comentários estão fechados.