Academia ou CrossFit: qual o melhor para a nossa saúde?

Muitas pessoas estão mudando os seus hábitos no que diz respeito à melhoria de sua saúde e, inclusive, uma dúvida muito comum que existe hoje em dia é: academia ou CrossFit, qual é melhor para a saúde? 

Principalmente por conta da pandemia de Covid-19 que estamos vivendo desde o ano passado, muitas pessoas estão percebendo como é importante cuidar tanto da saúde física quanto mental. 

Isso envolve ter um plano de saúde pessoa física – quando possível -, ter uma alimentação saudável, meditar, fazer terapia, exercitar-se regularmente e assim por diante. 

Logo, se você está pensando em começar a praticar CrossFit, mas está com dúvidas se não é melhor optar por uma academia convencional, saiba que não é a única pessoa a ter essa dúvida. 

O CrossFit revolucionou a maneira como as pessoas treinam, combinando o treino de alta intensidade (HIIT) com movimentos funcionais. 

Esse tipo de exercício proporciona inúmeros benefícios para o corpo e para a saúde. 

Mas e a academia convencional? Ela não é mais uma boa opção? 

Definitivamente a academia também continua sendo uma ótima opção para quem deseja manter a saúde. Afinal de contas, nela é possível realizar diferentes exercícios. 

Mas, então, quais são as diferenças entre academia e CrossFit e qual deles realmente é melhor para a nossa saúde? 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e entenda quais são as diferenças entre essas duas opções! 

Academia vs. CrossFit: entenda a diferença

A verdade é que ambos os tipos de exercícios podem beneficiá-lo; entretanto, cada treino tem sua própria estrutura e objetivos únicos.

Na academia, aqueles que realizam exercícios e musculação geralmente colocam ênfase na queima de gordura por meio do fortalecimento do corpo e do desenvolvimento da massa muscular. 

Isso geralmente é feito realizando certos exercícios em repetições, a fim de formar um conjunto com sucesso.

O CrossFit se concentra em atender às metas gerais que irão impulsionar o nível geral de condicionamento físico de uma pessoa. 

Os treinos CrossFit se concentram em realizar mais repetições nos exercícios, a fim de obter mais de um treino dentro de um determinado período de tempo.

Indivíduos que se exercitam em uma academia podem ou não contar com a ajuda de um personal trainer particular, mas geralmente contam com o auxílio de um professor instrutor. 

O CrossFit sempre terá um personal trainer auxiliando em todos os movimentos. Ele se concentra no rastreamento de resultados. 

Embora seja considerado um pouco mais desafiador do que os exercícios tradicionais de academia, o CrossFit foi projetado para começar com uma pessoa onde ela está com sua saúde e progredir rapidamente.

Muitos veem o programa como sendo “tudo ou nada”; no entanto, outros acham que o CrossFit é um meio altamente produtivo e extremamente benéfico de atingir objetivos relacionados à saúde em um curto espaço de tempo.

Quem deve treinar na Academia?

Treinar na academia é ideal para quem deseja obter um condicionamento físico básico, e não para quem está se preparando para um esporte específico.

O foco principal de um treino na academia é aumentar gradualmente a força, aumentando os pesos que você levanta a cada vez.

Para quem nunca fez nenhum tipo de exercício, é interessante começar na academia, até se sentir preparado para o CrossFit. 

Porém, vale dizer que estar na academia não significa ter acesso a treinos mais “pesados”. Afinal de contas, os pesos são aumentados conforme a pessoa vai obtendo maior condicionamento físico e de acordo com os seus objetivos. 

Inclusive, muitas pessoas que treinam na academia nem pensam em mudar para o CrossFit. 

Quem deve treinar no CrossFit?

Este tipo de exercício melhora os níveis de resistência junto com força e agilidade. O CrossFit é a combinação de todas as áreas de condicionamento físico importantes, como:

  • Forca;
  • Resistência;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Agilidade;
  • Saúde cardíaca. 

O CrossFit inclui treinos: de força, condicionamento e funcional. Na academia, você executa exercícios uniformes padrões, mas no CrossFit, você realiza um treino diferente toda vez que treina. 

As pessoas que buscam o desenvolvimento geral do condicionamento físico podem praticar CrossFit. 

Este treino pode não proporcionar massa volumosa e um corpo enorme, mas irá melhorar a sua resistência, força, velocidade, agilidade e assim por diante. 

Conclusão

Agora que você sabe um pouco mais sobre os exercícios em academia e no CrossFit, só conseguimos chegar a uma conclusão: não tem como dizer que uma opção é melhor do que a outra para a sua saúde. 

Na verdade, ambas opções são extremamente vantajosas para a sua saúde e bem-estar. Afinal de contas, estamos falando de ótimos exercícios físicos. 

A escolha irá depender dos seus objetivos e do tipo de exercício que você mais se identificar. 

Algumas pessoas com certeza não trocam o seu treino na academia pelo CrossFit, enquanto algumas que já fizeram academia e migraram para o CrossFit, devem nunca mais querer abandoná-lo. 

No final das contas, o importante mesmo é que você cuide da sua saúde e realize a prática regular de exercícios físicos

Seja uma caminhada diária, um treino na academia ou a prática de CrossFit. Exercite-se e cuide-se! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *