Quais as línguas estrangeiras mais requisitadas em vagas de trabalho?

Ter um domínio pleno de um segundo idioma é muito importante no mercado de trabalho, principalmente se for uma das línguas mais faladas no mundo. Mas, dentre tantos idiomas, quais são as línguas estrangeiras mais requisitadas em vagas de trabalho? 

Pode parecer fácil, porém existem milhares de idiomas no mundo e dependendo do que você deseja para você, no mercado de trabalho, escolher um em detrimento de outro, pode fazer a diferença. 

Então, vamos falar sobre quais as línguas estrangeiras mais requisitadas em vagas de trabalho? 

  • 1. Inglês 

Sem dúvidas, o inglês ainda ocupa o primeiro lugar nas entrevistas de vagas de trabalho e há de trabalho? Existem várias razões para isso. 

Para começar, o país mais rico e desenvolvido do planeta tem o inglês como língua-mãe. 

E com isso, grandes empresas também têm suas matrizes nos Estados Unidos. Mas não é só nos Estados Unidos que se fala inglês. De fato, o inglês é a língua do Reino Unido e Canadá, por exemplo.  

Atualmente, em algumas entrevistas, o fato de saber inglês fluente não é nem mais considerado um diferencial, visto que é condição mandatória para algumas vagas de emprego. 

Isso também é possível de se observar nas vagas do LinkedIn, que já mencionam quais outros idiomas o candidato é fluente, fora o inglês. 

Portanto, saber inglês, nos dias de hoje, já é considerado essencial. A pergunta que geralmente grandes empresas fazem é: “o que, além do inglês, você sabe?” 

  • 2. Espanhol 

Idioma falado em diversos países, tanto na América Latina quanto até mesmo na Europa, o espanhol, muitas vezes é ignorado como um idioma a ser estudado. 

Muitos brasileiros, erroneamente, acreditam que basta enrolar um pouco, ou assumir um “portunhol”, que acreditam já serem fluentes no idioma. Mas, não é nada disso! 

Dessa forma, se você tem interesse em trabalhar em empresas da América do Sul ou América Central, estudar espanhol é extremamente importante. 

Além disso, a Espanha também é um país que tem muitas oportunidades para quem deseja crescer no mercado de trabalho. Entretanto, para isso, dedicar-se ao estudo do espanhol é essencial. 

  • 3. Mandarim 

Esse é o idioma mais falado no planeta, por mais de 1 bilhão e 300 mil pessoas. E claro, a China vem dominando o mercado em muitas áreas, portanto, saber mandarim torna-se básico para quem deseja trabalhar com comércio internacional, por exemplo. 

Embora pareça um idioma extremamente complexo, visto que até as representações gráficas das letras e palavras são completamente diferentes do Português, o estudo do mandarim deve ser encarado com seriedade por quem deseja crescer profissionalmente no ramo de exportação. 

E só para lembrar: a China é a economia que mais cresce no planeta. Ou seja, saber mandarim certamente é um diferencial e tanto para quando você for concorrer a diferentes vagas de trabalho. 

  • 4. Árabe 

O mundo árabe, que é como frequentemente as pessoas se referem aos 24 países que compõe o Oriente Médio, tem grande impacto tanto nos negócios quanto em outras áreas. 

Afinal, em 2022 teremos a Copa do Mundo no Catar. Fora isso, há diversos outros eventos tanto esportivos quanto em diversos outros nichos que ocorrem nos países nos quais o idioma árabe é falado. Isso sem falar na importância que o petróleo tem para o Brasil. 

Só para se ter uma ideia, quem entra para a formação de diplomatas no Brasil, deve estudar esse idioma. Assim, consegue-se ter uma ideia da importância desse idioma para o país. 

  • 5. Francês 

Um idioma que já teve grande importância para o Brasil e que hoje está voltando a ter. De fato, embora se pense que o francês é falado somente na França, isso não é verdade. 

Há outros países nos quais o francês é importante, como é o caso da Suíça e do Canadá, por exemplo. 

Fora que a França é sede de grandes empresas de vários ramos, como o ramo automobilístico. Lá, podemos citar as gigantes Michelin, Renault, Citroën e Peugeot. 

Além disso, L’Oreal, La Roche Posay também são empresas com sede em diversos países do mundo, mas originárias da França. 

Portanto, matricular-se em um curso de francês torna-se uma ótima opção, caso você tenha interesse em trabalhar para uma dessas empresas na França ou no Brasil, ou ainda nesses segmentos do mercado. 

No Canadá, a província de Quebec é a única em que só o Francês é falado. Nas demais regiões do Canadá, sobretudo na capital, Ottawa, a comunicação é bilíngue, tanto em francês quanto em inglês. 

Dessa forma, se trabalhar nas belíssimas cidades de Quebec e Montreal é um desejo seu, aprender Francês certamente é uma condição obrigatória. 

Nas demais cidades, o entendimento tanto do inglês quanto do francês é também exigido. 

E então, agora que você já viu quais são as línguas estrangeiras mais requisitadas em vagas de trabalho, quais são os idiomas que mais chamaram sua atenção? Lembre-se que investir no estudo de idiomas é investir em um futuro mais rentável, com mais oportunidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *