Quais as línguas mais faladas no mundo?

Você quer saber quais as línguas mais faladas no mundo? Acha que só o inglês é suficiente? Então, esse artigo é para você, que quer conhecer novas línguas e quem sabe se tornar fluente

Vamos descrever quais são as línguas mais faladas pelo mundo e onde elas são constantemente usadas. 

Ficou interessado (a)? Então, confira! 

Quais são as línguas mais faladas no mundo? 

1. Inglês 

O inglês ainda ocupa o topo na posição das línguas mais faladas no mundo. 

Afinal, países desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália têm no inglês sua língua nativa. 

Mas, por que o inglês conseguiu ser a língua mais falada no mundo, se é uma língua até que “recente”? 

Sim, afinal, se compararmos o inglês com outras línguas, que tiveram origem no latim, por exemplo, o inglês é até bastante recente. 

Existem algumas teorias. Além do domínio econômico dos Estados Unidos no mundo, o que faz a língua americana ser a mais utilizada, podemos citar também as características individuais do próprio idioma. 

De fato, o inglês é um idioma com a gramática fácil, o que facilita seu estudo e entendimento. 

Como existem muitos filmes e músicas também em inglês, isso facilita a divulgação do idioma para outros países também. 

2. Mandarim 

Um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes. Essa é a China. Então, obviamente, sua língua ocupa posição de destaque dentre as línguas mais faladas. 

O mandarim, idioma oficial da China, na verdade, é considerado um conjunto de dialetos que são falados na região central, norte e sudoeste da China. 

Como a China ganhou crescimento econômico notável a partir de 1990, o idioma também se difundiu. Afinal, muitos negociantes passaram a estudar o idioma para poder se comunicar melhor com os clientes chineses. 

Porém, trata-se de um idioma bastante complexo, com mais de 80 mil caracteres, sendo que os mais usados giram em torno de 7 mil. 

Por último, mandarim também é o idioma utilizado em Cingapura, Malásia e Taiwan. 

3. Hindi 

Cerca de 70% dos indianos falam o Hindi, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. 

Dessa forma, acredita-se que mais de 422 milhões de pessoas falam esse idioma. 

O Nepal é também um país onde o Hindi é usado. 

De fato, o que faz o Hindi ocupar o terceiro lugar dentre as línguas mais faladas no mundo é a grande concentração populacional da Índia, um país que possui mais de 1 bilhão de habitantes. 

O Hindi é o idioma usado por mais de 40% da população na Índia. 

4. Espanhol 

Idioma oficial da Espanha e de vários países da América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai e Peru, o Espanhol ocupa o quarto lugar dentre as línguas mais faladas no mundo. 

Claro que há diferenças nas pronúncias e sotaques característicos de cada região. Mas, de maneira geral, o Espanhol é um idioma bastante complexo, com gramática extensa, derivado do latim. 

Na Espanha, por exemplo, o Espanhol é o idioma oficial do país, só não sendo o idioma oficial da chamada região da Cataluña, onde fica Barcelona e considerada uma região mais separatista do país. 

Acredita-se que atualmente, o Espanhol é o idioma usado por mais de 530 milhões de pessoas espalhados pelo mundo. 

5. Francês 

Ocupando o quinto lugar, o Francês já foi uma língua ensinada em escolas brasileiras. Hoje, é o idioma oficial da França e de outros países também, como Guiana Francesa e de uma região da Suíça e do Canadá, por exemplo. 

No caso do Canadá, a província de Quebéc, colonizada por franceses, mantém como idioma oficial o Francês. Já outras cidades, como a capital Ottawa, por exemplo, são bilíngues. 

Assim, você encontra as placas escritas tanto em Inglês, como em Francês. 

Já na Suíça, a região do país mais próxima à França, onde fica a cidade de Genebra, por exemplo, tem como idioma oficial o Francês. 

Além disso, órgãos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNESCO têm como idiomas oficiais o Francês. 

Portanto, se você pretende fazer um curso de francês em São Paulo, saiba que muitas oportunidades podem se abrir a você quando se sabe o idioma Francês. 

6. Árabe 

Idioma utilizado em diversos países da região do Oriente Médio, sendo inclusive, o idioma mais falado nessa região. 

No total, cerca de 22 países utilizam o idioma árabe na comunicação, dentre os quais os Emirados Árabes, Kuwait, Egito, Líbano, Iraque, Arábia Saudita, Sudão e Marrocos, por exemplo. 

7. Bengali 

O bengali é o idioma oficial de Bangladesh, além de outros estados indianos, como Bengala Ocidental e Assão. 

Outros idiomas 

No mundo, entre dialetos e idiomas, existem mais de 700 línguas! 

O Português está entre os 10 primeiros, perdendo ainda para Rússia. Já outros idiomas, como Japonês e Indonésio, também têm grande número de indivíduos que os usam nos países asiáticos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *