Quais as línguas mais faladas no mundo?

Cristina Leroy Silva

quais-linguas-mais-faladas-mundo

Você quer saber quais as línguas mais faladas no mundo? Acha que só o inglês é suficiente? Então, esse artigo é para você, que quer conhecer novas línguas e quem sabe se tornar fluente

Vamos descrever quais são as línguas mais faladas pelo mundo e onde elas são constantemente usadas. 

Ficou interessado (a)? Então, confira! 

Quais são as línguas mais faladas no mundo? 

1. Inglês 

O inglês ainda ocupa o topo na posição das línguas mais faladas no mundo. 

Afinal, países desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália têm no inglês sua língua nativa. 

Mas, por que o inglês conseguiu ser a língua mais falada no mundo, se é uma língua até que “recente”? 

Sim, afinal, se compararmos o inglês com outras línguas, que tiveram origem no latim, por exemplo, o inglês é até bastante recente. 

Existem algumas teorias. Além do domínio econômico dos Estados Unidos no mundo, o que faz a língua americana ser a mais utilizada, podemos citar também as características individuais do próprio idioma. 

De fato, o inglês é um idioma com a gramática fácil, o que facilita seu estudo e entendimento. 

Como existem muitos filmes e músicas também em inglês, isso facilita a divulgação do idioma para outros países também. 

2. Mandarim 

Um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes. Essa é a China. Então, obviamente, sua língua ocupa posição de destaque dentre as línguas mais faladas. 

O mandarim, idioma oficial da China, na verdade, é considerado um conjunto de dialetos que são falados na região central, norte e sudoeste da China. 

Como a China ganhou crescimento econômico notável a partir de 1990, o idioma também se difundiu. Afinal, muitos negociantes passaram a estudar o idioma para poder se comunicar melhor com os clientes chineses. 

Porém, trata-se de um idioma bastante complexo, com mais de 80 mil caracteres, sendo que os mais usados giram em torno de 7 mil. 

Por último, mandarim também é o idioma utilizado em Cingapura, Malásia e Taiwan. 

3. Hindi 

Cerca de 70% dos indianos falam o Hindi, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. 

Dessa forma, acredita-se que mais de 422 milhões de pessoas falam esse idioma. 

O Nepal é também um país onde o Hindi é usado. 

De fato, o que faz o Hindi ocupar o terceiro lugar dentre as línguas mais faladas no mundo é a grande concentração populacional da Índia, um país que possui mais de 1 bilhão de habitantes. 

O Hindi é o idioma usado por mais de 40% da população na Índia. 

4. Espanhol 

Idioma oficial da Espanha e de vários países da América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai e Peru, o Espanhol ocupa o quarto lugar dentre as línguas mais faladas no mundo. 

Claro que há diferenças nas pronúncias e sotaques característicos de cada região. Mas, de maneira geral, o Espanhol é um idioma bastante complexo, com gramática extensa, derivado do latim. 

Na Espanha, por exemplo, o Espanhol é o idioma oficial do país, só não sendo o idioma oficial da chamada região da Cataluña, onde fica Barcelona e considerada uma região mais separatista do país. 

Acredita-se que atualmente, o Espanhol é o idioma usado por mais de 530 milhões de pessoas espalhados pelo mundo. 

5. Francês 

Ocupando o quinto lugar, o Francês já foi uma língua ensinada em escolas brasileiras. Hoje, é o idioma oficial da França e de outros países também, como Guiana Francesa e de uma região da Suíça e do Canadá, por exemplo. 

No caso do Canadá, a província de Quebéc, colonizada por franceses, mantém como idioma oficial o Francês. Já outras cidades, como a capital Ottawa, por exemplo, são bilíngues. 

Assim, você encontra as placas escritas tanto em Inglês, como em Francês. 

Já na Suíça, a região do país mais próxima à França, onde fica a cidade de Genebra, por exemplo, tem como idioma oficial o Francês. 

Além disso, órgãos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNESCO têm como idiomas oficiais o Francês. 

Portanto, se você pretende fazer um curso de francês em São Paulo, saiba que muitas oportunidades podem se abrir a você quando se sabe o idioma Francês. 

6. Árabe 

Idioma utilizado em diversos países da região do Oriente Médio, sendo inclusive, o idioma mais falado nessa região. 

No total, cerca de 22 países utilizam o idioma árabe na comunicação, dentre os quais os Emirados Árabes, Kuwait, Egito, Líbano, Iraque, Arábia Saudita, Sudão e Marrocos, por exemplo. 

7. Bengali 

O bengali é o idioma oficial de Bangladesh, além de outros estados indianos, como Bengala Ocidental e Assão. 

Outros idiomas 

No mundo, entre dialetos e idiomas, existem mais de 700 línguas! 

O Português está entre os 10 primeiros, perdendo ainda para Rússia. Já outros idiomas, como Japonês e Indonésio, também têm grande número de indivíduos que os usam nos países asiáticos. 

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.

Deixe um comentário