Como funciona o mercado financeiro para investidores?

O mercado financeiro pode ser muito completo para os investidores iniciantes, mas ao compreender como ele funciona, é possível se dedicar para conseguir bons resultados. 

Basicamente, o mercado financeiro envolve diferentes tipos de investimentos onde as pessoas podem lucrar muito dinheiro — mas também existe o risco de perderem o que foi investido. 

E o melhor de tudo é que isso pode ser feito de forma muito prática, através de sites e aplicativos. 

Afinal de contas, o online está cada vez mais presente em nossas vidas, já que hoje temos acesso a mercado delivery, lojas online, aplicativos de bancos e assim por diante. 

A grande questão sobre o mercado financeiro é que os investidores precisam entendê-lo muito bem. Para conseguir isso, é preciso estudar muito, começar aos poucos e se dedicar muito para sair do nível iniciante e chegar no avançado.

Quer saber mais sobre como funciona o mercado financeiro para investidores? Se sim, continue a leitura e confira! 

Cuidados necessários em relação ao mercado financeiro

A primeira coisa que um investidor iniciante precisa saber é que o mercado financeiro tem diferentes opções de investimento. Algumas delas são de baixo risco, mas com menor lucro, e outras de alto risco, com maior lucro. 

Ao optar por investimentos de baixo custo, o investidor se sente mais tranquilo, já que sabe que as chances de perder dinheiro são poucas ou inexistentes. 

Porém, ele também precisa estar consciente de que os valores de rendimento que conseguirá com esses investimentos não será tão grande, pelo menos não se eles forem comparados a outros tipos que são de alto risco. 

Por esse motivo, e muitas outras questões, o mercado financeiro costuma ser complexo para investidores iniciantes. 

Aqui está uma lista com alguns dos principais cuidados que é necessário ter em relação ao mercado financeiro e investimentos. 

1. Foque na reserva de emergência

Embora seja tentador querer investir em outras coisas, é fundamental que a primeira coisa a se fazer é montar a sua reserva de emergência

Devido à empolgação de entrar no mercado financeiro, muitos iniciantes investem sem ter essa reserva, e isso é um grande erro. 

Basicamente, a reserva de emergência nada mais é do que uma quantia que é guardada para que você utilize em casos de emergências, como o próprio nome já sugere. A quantia desse valor dependerá muito do objetivo de cada pessoa. 

Geralmente, é indicado que se tenha um valor que seja capaz de cobrir pelo menos 6 meses de gastos. 

Isso quer dizer que, por exemplo, em uma situação de demissão, você teria o suficiente para se manter por pelo menos 6 meses até conseguir outro emprego. 

2. Focar apenas na rentabilidade

Outro cuidado que os investidores precisam ter no que diz respeito a focar apenas na rentabilidade e esquecer dos riscos. 

Principalmente quando se trata de investimentos de alto risco, é muito importante que os investidores tenham muito cuidado e acompanhem as mudanças no mercado financeiro. 

Se você pretende investir, ou já investiu em ações, cripto ativos e fundos imobiliários, não acredite que o retorno sempre será positivo. Isso porque ele varia de acordo com oscilações no mercado. 

3. Escolher uma instituição financeira de má qualidade

Ao decidir investir, é importante que você escolha uma instituição financeira de boa qualidade, que será responsável por intermediar os seus investimentos. 

Infelizmente, muitos investidores iniciantes não tomam este cuidado e acabam escolhendo empresas que não oferecem um bom suporte. 

Caso o atendimento não seja avaliado antes da empresa ser escolhida, pode ser que você tenha que lidar com uma instituição financeira que não te ajudará quando você precisar esclarecer suas dúvidas. 

Além disso, tenha muita atenção ao horário de atendimento. Observe se o horário é muito restrito e sempre opte por escolher uma instituição que seja reconhecida no mercado e ofereça um suporte adequado.

4. Esperar por uma renda que não é real

Quem investe faz isso porque deseja que o seu dinheiro renda. Com isso, é claro que espera ganhar mais dinheiro. 

Porém, é extremamente importante compreender que é necessário esperar por uma rentabilidade que seja real. 

Embora isso seja difícil quando se trata de investidores iniciantes, é importante evitar ter uma postura muito otimista quando se trata de mercado financeiro e rentabilidade. 

Investidores que colocam uma expectativa muito grande em relação a um investimento, e esperam uma renda irreal, podem sofrer com grandes frustrações.

Investir, mais do que qualquer outra coisa, é economizar, escolher os investimentos adequados e gerenciar a carteira.  

É um trabalho que pode demandar muito tempo e que só conseguirá gerar bons resultados depois de um bom tempo. 

Portanto, tenha em mente que um otimismo excessivo costuma estar associado à falta de conhecimento sobre o mercado de investimentos. 

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre como funciona o mercado financeiro para investidores, destacando os cuidados que devem ser tomados ao começar a investir. 

Se você pretende se tornar um investidor, faça isso de forma responsável. Estude e entenda o máximo possível sobre o mercado financeiro para evitar possíveis frustrações e obter bons resultados.  

Veja também: Vale a pena investir em um fundo de pensão?