As fontes de tráfego da internet podem ser definidas como responsáveis pelas quais as pessoas encontram o seu site.
Essas fontes de tráfego ajudam a manter uma guia sobre as origens de tráfego que estão direcionando os visitantes ao seu site.
O que é o tráfego do site?
O tráfego de um site refere-se ao número de visitantes que uma determinada página recebe, sendo medido por sessões ou visitas.
Esse número pode indicar tanto a popularidade orgânica de uma empresa, quanto à eficácia quanto aos esforços empreendidos no marketing online, sendo o tráfego do site uma métrica crítica para qualquer tipo de negócio.
Dessa forma, direcionar o tráfego do site de qualidade tende a ser uma prioridade para o crescimento dos negócios comerciais na era digital.
São vários os responsáveis pelo tráfego, mas vale destacar ao menos 4 que estão presentes, invariavelmente, na vida de internautas.
- Tráfego orgânico
O tráfego orgânico se refere a visitantes que chegam em um site por meio de resultados de pesquisa, sem necessidade de pagamento em anúncios online.
Uma forma de aumentar o tráfego orgânico é praticar o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca.
Essa estratégia tem como foco publicar conteúdo relevante e de alta qualidade regularmente, entre os quais?
- Blogs;
- Conteúdo de vídeo;
- Estudos de caso;
- Webinars.
Sendo assim, o uso do SEO deve fazer parte de sua estratégia de crescimento de tráfego online.
- Tráfego de e-mail
Assim como outras empresas, a sua organização deve realizar uma campanha de e-mail marketing para fortalecer o tráfego da internet.
Para um negócio, este é um dos tráfegos mais valiosos, pela razão de que os leads ou contatos são existentes.
Eles recebem e-mails por que optaram por recebê-los, e dentro de uma estratégia de inbound marketing.
Sendo assim, esses contatos se comportam de maneira diferente do tráfego frio porque estão mais avançados na jornada do comprador em comparação com outros tipos que acessam seu site.
Eles conhecem sua empresa mais do que outras pessoas que encontram sua marca pela primeira vez. Assim, eles estão mais interessados e investidos em você e sua empresa.
- Tráfego pago
A internet oferece atalhos para aumentar o tráfego de um site, e o pagamento por anúncios é grande responsável por adquirir uma carga pesada de visitantes e sessões.
O tráfego pago pode ser feito por meio do Google Ads, anúncios de banner, PPC (Pay Per Click), isto é, pague por clique de cada usuário, e impressões CPM (Custo Por Mil), que se refere a cada mil visualizações.
Embora a maioria dos profissionais de marketing sugira que as atividades pagas devem representar apenas uma pequena parte de sua estratégia de crescimento de tráfego, na verdade, elas podem ter um impacto extremamente positivo em seu site.
No entanto, essas campanhas devem ser planejadas e executadas com cuidado, exatamente porque as promoções pagas garantem resultados.
Ao contrário dos métodos orgânicos, as atividades pagas, feitas por meio de sites autorizados, garantem que os visitantes encontrem seu site e se envolvam com seu conteúdo.
Você também pode usar a otimização de palavras-chave para segmentar públicos específicos e atraí-los para seu site.
- Tráfego social
O número crescente de redes sociais pode ser contabilizado como tráfego orgânico e pago, pois os dois podem ser encontrados nestes tipos de plataforma.
Semelhante a qualquer outra fonte de tráfego da internet, o tráfego social também pode ser usado para analisar quais sites servem como a fonte mais valiosa para o tráfego do seu site.
Ao calcular as taxas de conversão de metas para cada site de rede social, é possível avaliar o quão bem uma mensagem for direta e relevante para o seu público-alvo, as taxas de conversão de metas tendem a subir.
Por outro lado, caso as taxas de conversão de metas indicarem uma baixa, é preciso reavaliar toda a estratégia voltada para as redes sociais, a fim de cultivar clientes em potencial, ou leads, de maior qualidade desse tipo de plataforma.
Conclusão
A avaliação consistente de seus dados de análise de tráfego ajuda a entender melhor o desempenho do seu site.
Você conhece melhor o tráfego do seu site e pode ajustar suas estratégias de marketing e objetivos de negócios de maneira adequada, conforme necessário.
Os relatórios de análise de sites fornecem informações valiosas sobre os pontos fortes e fracos conforme a origem do tráfego.
Um relatório sobre as principais métricas do seu site, realizado de forma abrangente, pode ajudar a identificar as áreas que podem se beneficiar de melhorias, e aqueles que necessitam de ajustes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.