Embora um mesmo tipo de animal tenha mais semelhanças do que diferenças, saber detalhes sobre a raça do seu bichinho é importante para entender quais são os melhores cuidados que ele deve receber.

    A raça do cachorro impacta diretamente a expectativa de vida, os tipos de doenças mais frequentes e alguns hábitos de rotina (alguns são mais sonolentos e caseiros, enquanto outros são expansivos e amam passear). Se você vive ou deseja viver com um Golden Retriever, confira todos os detalhes sobre essa raça!

    Origem

    Esse cachorro tem origem escocesa na década de 1870 e costuma ter um peso que varia entre 25 e 34 kg, além de uma altura entre 56 e 60 cm. Os cães dessa raça costumam viver, em média, entre 10 e 12 anos. A ideia mais comum hoje é que essa raça surgiu a partir do cruzamento entre cães Terra-Nova e Setter Islandês.

    Vale ressaltar que o golden retriever é bem popular no Brasil (sendo a oitava raça mais comum), especialmente no estado de São Paulo. Em países como os Estados Unidos, ele ocupa a terceira posição.

    Características físicas e personalidade

    No que se refere ao aspecto físico, todo golden retriever deve apresentar necessariamente cor creme ou dourado. A tonalidade pode variar de tom (mais escuro ou claro, com pelos mais ondulados ou lisos). Mas as cores são somente essas duas.

    Ele é conhecido por seu jeito companheiro e dócil, equilibrado, afetuoso, gentil e paciente. Essa raça é bastante usada por pessoas que precisam de cães-guia (como é o caso de pessoas com deficiência visual). 

    Sua cabeça e focinho são largos e profundos, seus olhos são escuros e transmitem um olhar doce. Suas mandíbulas são fortes e suas orelhas apresentam um formato triangular e costumam ser caídas.

    Habilidades 

    Esse cão também é notavelmente inteligente e precisa de pouco tempo para aprender alguns truques básicos, mas também demanda mais atenção e tempo para gastar toda a sua energia. 

    É recomendado que esses cães pratiquem entre 40 e 60 minutos de exercícios físicos a cada dia, como corridas, jogos, brincadeiras e caminhadas ao ar livre. Além disso, eles também apresentam um olfato muito apurado.

    Isso ocorre porque essa raça sempre foi vinculada à caça, logo sempre teve um ótimo preparo físico. Outra enorme vantagem é que esse cachorro se dá bem com pessoas das mais diferentes faixas etárias, o que é ótimo para quem tem família grande ou convive com muita gente!

    Doenças mais comuns 

    Entre os problemas de saúde mais comuns em cães desta raça, estão a displasia coxofemoral (que se refere ao desenvolvimento anormal da articulação do quadril e causa problemas de locomoção) e doenças nos olhos (especialmente a catarata).

    Outros problemas comuns entre os golden retrivers são dermatites, alergias, cardiomiopatia (inflamação no músculo cardíaco, o que aumenta o tamanho dele e reduz a capacidade de bombear sangue), displasia de cotovelo (quando a articulação dessa área apresenta um “encaixe errado”).

    Cuidados particulares

    O golden retriever possui alguns hábitos particulares. Um deles é adorar tomar um bom banho – essa raça tem uma verdadeira adoração por água, mas ele precisa ser secado de forma intensa e com cuidado após banho e natação. 

    Isso evita que os pelos do cão, mais longos, fiquem mofados ou apresentem outros problemas. Os goldens apresentam ainda outra particularidade: são bastante delicados, a ponto de conseguirem carregar ovos crus na boca sem quebrar a casca! Por isso, se você precisar de uma ajuda ao voltar do mercado por estar com muitas sacolas, essa raça é a melhor para você!

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.