Organizar uma viagem não é fácil e ainda mais levando toda a família junto. Assim, veja as nossas dicas para organizar uma viagem em família para o exterior.

    Depois de ler as nossas dicas, você estará pronto para arrumar as malas e a Bolsa de Viagem Personalizada e embarcar para viver momentos mágicos.

    Dicas para organizar uma viagem para o exterior

    Toda viagem precisa de planejamento e organização, principalmente quando se viaja em família. Ademais, em uma viagem internacional existem itens obrigatórios que não são necessários em uma viagem nacional como, passaporte visto, seguro-viagem e uma Bolsa de Viagem Personalizada, por exemplo.

    Dessa forma, confira abaixo os itens que devem fazer parte do planejamento de uma viagem em família para o exterior.

    Reunião de família

    Na hora de decidir sobre uma viagem em família, é importante convocar uma reunião de família para decidir o destino e a data.

    Em qualquer viagem em família é preciso escolher um local que seja interessante para todos, isto é, precisa ter atrações e atividades das quais todos possam participar juntos.

    Além disso, é preciso considerar o orçamento disponível para a viagem, pois este é um fator que influencia diretamente na escolha do destino, assim como a data.

    Documentação

    Em uma viagem internacional é necessário possuir passaporte, visto e seguro-viagem. Assim, é importante providenciar esses documentos antes de comprar passagens e reservar hospedagem.

    Passaporte

    O passaporte é um documento de identificação obrigatório para embarcar e atravessar fronteiras internacionais. Logo, se você ou alguém da família ainda não possui passaporte, o primeiro passo é providenciar a emissão do mesmo através do site da Receita Federal.

    Uma vez no site, preencha o formulário e realize o pagamento da taxa. Após o pagamento, agende a entrevista para apresentação dos documentos. Fique atento ao prazo, pois a entrega pode demorar até 30 dias.

    Por outro lado, se já possuem passaporte, é importante verificar a data de validade. Caso esteja vencido, é preciso solicitar novamente.

    Visto

    Além de um passaporte válido, outro documento importante em uma viagem para o exterior é o visto do país que deseja visitar. No entanto, em alguns países não há exigência de visto para brasileiros. Por isso, antes de viajar consulte a exigência do visto para.

    Seguro Viagem

    Outro item obrigatório, especialmente em viagens internacionais, é o seguro-viagem, que cobre gastos relacionados à saúde e seguro de vida, em caso de morte. 

    Além disso, é possível encontrar empresas que oferecem seguros com coberturas adicionais como:

    • Perda ou roubo de documentos e extravio de bagagem como Bolsa de Viagem Personalizada;
    • Reembolso em caso de cancelamento ou interrupção da viagem.

    Portanto, procure uma empresa conhecida e de confiança para emitir seu seguro-viagem e garantir uma viagem tranquila para você e sua família.

    Vacinas

    Em alguns casos, é exigido a comprovação de determinadas vacinas para viajar, especialmente a COVID-19. Sendo assim, procure saber quais vacinas são obrigatórias no seu destino e atualize a carteira de vacinação da família.

    Passagens

    Agora que você já providenciou a documentação necessária para a viagem, chegou a hora de comprar as passagens, que costumam pesar no orçamento.

    No entanto, como vários fatores influenciam no valor final como o período da viagem (alta ou baixa temporada) e o dia da semana em que vai fazer a compra, o ideal é fazer pesquisa de preço e estar atento à data e dia da semana que vai comprar.

    Orçamento financeiro

    Durante a reunião de família, vocês devem ter discutido sobre o orçamento de viagem, feito a partir de uma estimativa de gastos diários como deslocamento e alimentação, passeios, compras e imprevistos.

    Além disso, como se trata de uma viagem internacional, vocês vão precisar de dinheiro local. Então, é preciso decidir se vai viajar com dinheiro em espécie ou se vai utilizar cartão de crédito ou cartão viagem. Também é importante ponderar se é mais vantajoso usar dólar ou a moeda local.

    E aqui a dica é nunca ultrapassar a meta diária estipulada para não voltar com dívidas e aproveitar a viagem da melhor forma possível.

    Bagagem: Mala e Bolsa de Viagem Personalizada 

    Viajar com malas não é tarefa das mais fáceis e ainda mais em família. São muitas bagagens para administrar. Além disso, tem o custo com as bagagens e o perigo de extravio.

    O ideal é montar looks básicos levando poucas peças que podem ser combinadas entre si. Também vale a pena levar uma Bolsa de Viagem Personalizada com itens de emergência para garantir que tenha algo caso a bagagem seja extraviada.

    Conclusão

    Uma viagem requer planejamento e organização e isso é ainda mais relevante quando a viagem é em família e ainda para o exterior.

    Assim, o primeiro passo depois de decidir o destino é providenciar a documentação, comprar passagens para só depois fazer as malas e a Bolsa de Viagem Personalizada.

    Em nosso site, você encontra lindos modelos de bolsas de viagem, malas e mochilas, que podem ser personalizadas para ajudar a identificá-las entre as demais bagagens. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.