Desde seu surgimento o Moleskine se tornou uma marca que possui fãs e não apenas usuários. Porém, por ser um notebook mais caro por conta da qualidade e design, outras empresas acabaram criando as suas versões do Moleskine.

    Diante disso, existe uma variedade de cadernos tipo Moleskine e inclusive, Moleskine Personalizado. Apesar disso, seu uso continua o mesmo. Um caderno de anotações. No entanto, outras formas de uso foram sendo utilizadas e já existe até mesmo o aplicativo do Moleskine. 

    Mas, neste artigo, você vai saber o que é um moleskine e quais as utilidades hoje em dia. Confira!

    O que é Moleskine

    O Moleskine é um tipo de caderno de uma marca italiana de mesmo nome, que tem o design e a qualidade como foco. Durante a sua história, esse tipo de caderno tornou-se comum entre artistas como escritores e desenhistas.

    Trata-se de cadernos de anotações que são diferenciados por conta das folhas em tom marfim, com textura nobre e que por isso caiu no gosto dos artistas.

    Graças ao foco da empresa em design e qualidade, esses cadernos proporcionam uma experiência única de uso, algo bastante relevante hoje em dia em que os produtos são desenvolvidos pensando na experiência do usuário.

    Por conta de tudo isso, os Moleskines são cadernos mais caros e também desejados. Nesse sentido, outras marcas acabaram se inspirando no modelo e desenvolvendo suas versões do caderno. Atualmente é possível até ter um Moleskine personalizado.

    Utilidades do Moleskine

    Desde a sua criação sua utilidade principal se mantém, isto é, basicamente, o Moleskine ainda é um caderno para anotações.

    No entanto, o caderno passou a ser utilizado também para estudar e como agenda. Confira.

    Anotações

    O uso básico do caderno Moleskine é para anotações, principalmente, para trabalho. Por isso, Moleskines costumam ser itens que as empresas oferecem como brindes a clientes, colaboradores e parceiros.

    Desenho

    O caderno também ficou conhecido por conta de figuras como Vincent Van Gogh, Pablo Picasso que utilizavam o caderno para criar esboços de suas obras.

    Sendo assim, ainda há muitas pessoas que utilizam os cadernos do tipo Moleskine para criar desenhos.

    Bullet journal

    O bullet journal ou Bujo como também é chamado aqui no brasil, é um método de organização muito utilizado atualmente, principalmente, em cadernos do tipo Moleskine.

    O método consiste em personalizar as páginas do caderno para planejar e organizar atividades tanto pessoais quanto de trabalho.

    O método pode ser aplicado em qualquer caderno, mas a preferência dos usuários são os cadernos do tipo Moleskine.

    Agenda/Planner

    Com o tempo, foi natural que o caderno Moleskine evoluiu transformando-se em uma agenda. Algumas marcas adaptaram o caderno Moleskine para o formato de planner, que também tem feito muito sucesso nos Brasil nos últimos anos.

    Portanto, quem gosta de se organizar pode ter um moleskine personalizado como agenda ou planner.

    Diário

    Os cadernos Moleskine também são os preferidos de pessoas que fazem Diário. O Diário consiste em uma técnica que traz benefícios para quem a utiliza como:

    • Promove um maior processo de autoconhecimento.
    • Ajuda a organizar pensamentos, desejos e planos pessoais.

    Commonplace Books

    O commonplace book é um caderno, normalmente do tipo Moleskine, em que a pessoa escreve de tudo. É uma mistura de diário como anotações de estudo, agenda, tudo junto.

    Trata-se de um uso muito semelhante ao que os primeiros artistas faziam quando surgiu o Moleskine, entre eles: H.P. Lovecraft, Thomas Jefferson, Thoreau e Ralph Waldo Emerson.

    Conclusão

    Os cadernos Moleskine já são bastante tradicionais e criaram moda. Apesar de ter sido criado como um caderno de anotações, hoje também existem agendas Moleskines.

    Além disso, as empresas que se inspiraram no modelo da marca e criaram suas versões e até mesmo versões de Moleskine personalizado, contribuindo para a sua popularização e levando as pessoas a utilizarem o caderno para diversas funcionalidades.

    Hoje além de caderno de anotações, o Moleskine também serve de bullet journal, agenda, commonplace books e mais. Tudo depende da sua necessidade e criatividade.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.