O marketing digital está em constante evolução. Não muito tempo atrás, o marketing era considerado parte da publicidade tradicional e agora é uma indústria em si. O marketing online nem estava na foto e, na maioria dos casos, comprar um anúncio era a solução para a maioria dos problemas de publicidade. Embora, nesta era do marketing digital, tudo tenha mudado.

    Hoje, as empresas de contabilidade devem estar cientes do ciclo virtual que é criado por meio de esforços de marketing e adotar as práticas necessárias para ver sua empresa crescer e prosperar. O marketing digital leva tempo e esforço. Felizmente, o SEO ajuda as empresas de contabilidade a criar pipelines de geração de leads por anos.

    Um dos maiores erros que vemos os contadores cometerem com seu marketing é se concentrar em acompanhar seus concorrentes. É claro que você deseja atrair mais tráfego e adotar uma estratégia de marketing que o ajude a superar seus concorrentes, mas a vitória no mercado digital não é apenas vencer a concorrência. Trata-se de atender bem ao seu público, seja por e-mail marketing, marketing de mídia social ou publicidade em mecanismos de pesquisa. Seus clientes em potencial estão lá fora, e eles querem ouvir de você. Mais importante, eles querem saber que podem confiar em você.

    Se você está lutando para descobrir como comercializar sua empresa de contabilidade, é provável que já tenha descoberto que as táticas de marketing “testadas e verdadeiras” de ontem não funcionam online. É um jogo de bola totalmente novo. O que é incrível no marketing digital para empresas de contabilidade é que seu alcance se torna ilimitado. Seu público está lá fora e sua estratégia de marketing deve ser projetada para levá-los diretamente à sua porta.

    Este post se concentra nos métodos de marketing digital que você deve usar para promover sua empresa de contabilidade e colocar seu conteúdo na frente das pessoas com maior probabilidade de precisar de seus serviços.

    O que é Marketing Digital para Empresas de Contabilidade?

    O marketing digital para contadores é a soma de todos os esforços de marketing voltados para pessoas que acessam informações por meio de um dispositivo como smartphone, tablet ou computador. O marketing digital pode incluir:

    • Marketing de email
    • Marketing de busca
    • Marketing de mídia social
    • Marketing de conteúdo

    O objetivo do marketing digital é tornar o mais fácil possível para que clientes em potencial encontrem sua empresa online. Seu plano de marketing deve incluir uma variedade robusta de estratégias digitais projetadas para ajudá-lo a expandir sua empresa e aumentar seus lucros.

    Por que o marketing é importante para as empresas de contabilidade?

    A forma mais comum de as pessoas encontrarem empresas ou serviços hoje em dia é através de uma pesquisa na Internet. Isso significa que você deve tornar mais fácil para os clientes em potencial encontrá-lo. Como a maioria das pesquisas envolve perguntas ou consultas, uma das melhores maneiras de garantir que as pessoas possam encontrá-lo é respondendo às perguntas mais frequentes que elas provavelmente farão.

    Um cliente em potencial que procura informações sobre impostos pode pesquisar “Quais deduções fiscais devo fazer para minha empresa?” Responda essa pergunta em seu site, e você pode aparecer no topo da página de resultados de pesquisa do Google aumentam e suas chances de atrair novos leads também aumentam. Essa é a beleza do marketing de conteúdo: ele ajuda você a se conectar com seu público-alvo fornecendo informações valiosas.

    Razões pelas quais o marketing da sua empresa de Contabilidade falha

    Antes de falarmos sobre como criar um plano de marketing para sua empresa de contabilidade, vamos analisar alguns dos erros comuns que podem inviabilizar seu marketing e explicar por que ele pode não fornecer os resultados de que você precisa.

    Definição imprópria de metas

    A definição de metas é essencial para qualquer estratégia de marketing. Uma meta que vale a pena deve ser uma meta SMART, o que significa que é:

    • Específico
    • Mensurável
    • Alcançável
    • Realista
    • Tempo limite

    Um exemplo de meta SMART seria executar uma campanha publicitária para que 20 clientes em potencial preencham seu formulário de lead em 30 dias.

    Não rastreando resultados

    Uma das razões pelas quais a mensurabilidade faz parte do paradigma da meta SMART é que medir seu progresso permite que você ajuste seu marketing se não estiver funcionando. Se você não acompanhar os resultados, não terá como saber se suas campanhas são eficazes.

    Você pode acompanhar seus resultados usando ferramentas como o Facebook Insights ou o painel do Google, ou contratando uma empresa de marketing profissional para ajudá-lo.

    Ignorando sua concorrência

    Seus concorrentes são seus concorrentes por um motivo. Sua estratégia de marketing não pode ignorá-los. Você precisa saber as seguintes coisas:

    • Onde o público deles se sobrepõe ao seu
    • Quais estratégias e táticas eles usam para atrair clientes
    • Onde o site deles é classificado em comparação com o seu
    • Como o marketing de mídia social deles funciona

    Uma grande parte do marketing é se diferenciar de seus concorrentes e você não pode fazer isso se não souber o que eles estão fazendo.

    Confiando em um único canal de marketing

    Se o seu marketing está acontecendo apenas no Google, ou apenas no Facebook, você está perdendo um grande público de clientes em potencial por não diversificar suas campanhas em vários canais.

    Muitas empresas de contabilidade cometem esse erro e acabam com resultados medíocres e crescimento lento. Seu plano de marketing deve incluir vários canais para lhe dar a melhor chance possível de vencer a concorrência e alcançar os objetivos da sua empresa.

    Não contratar um profissional

    As empresas de contabilidade são especializadas em contabilidade, não em marketing. Se você tem alguém cujo trabalho principal é financeiro ou administrativo executando sua campanha de marketing, é uma garantia de que seu marketing não está entregando resultados impressionantes.

    A despesa de contratar uma empresa de marketing profissional para supervisionar a estratégia de sua empresa será compensada pelos resultados, incluindo mais leads, mais novos clientes e aumento dos lucros.

    Como criar um plano de marketing para sua empresa de contabilidade

    Criar um plano de marketing requer primeiro uma visão ampla e, em seguida, determinar as táticas e estratégias específicas que o ajudarão a atingir seu objetivo. Aqui estão os seis passos necessários para criar um plano de marketing.

    Faça uma análise da situação

    O primeiro passo é realizar uma análise de situação, que envolve revisar o estado atual do mercado e o lugar de sua empresa nele. Isso significa que você precisará fazer o seguinte:

    • Pesquise e analise seu mercado-alvo. Quem são as pessoas que você quer como clientes? Você está focado em contabilidade empresarial? Preparação de impostos? Planejamento Imobiliário? Você precisa saber quem está em seu mercado-alvo.
    • Pesquise sua concorrência. Quem são seus principais concorrentes em sua área de serviço? Você precisa saber quem eles são e o que estão fazendo para atrair as pessoas que você deseja atrair. Isso significa analisar seu site, mídia social e campanhas de marketing.
    • Identifique os desafios do seu negócio. Quais são as metas SMART que você deseja alcançar e quais são as etapas necessárias para alcançá-las? Quantos novos clientes você deseja atrair? Qual você quer que suas margens de lucro sejam no futuro?
    • Identifique os diferenciais competitivos da sua empresa. O que torna seu escritório de contabilidade diferente e melhor do que seus concorrentes? O que quer que o torne especial deve estar no centro do seu plano de marketing.

    Identifique o público-alvo da sua empresa de contabilidade

    O próximo passo é detalhar as especificidades do seu público-alvo. Isso significa criar uma ou mais personas de clientes. Mesmo se você se especializar em apenas uma área, como preparação de impostos, pode precisar de mais de uma persona. Por exemplo:

    • Persona um: Uma pessoa na faixa dos 50 anos que deseja maximizar suas economias de aposentadoria.
    • Persona Dois: Um empreendedor individual que precisa de ajuda para minimizar seus impostos.
    • Persona Três: Um aposentado que quer minimizar os impostos para seus herdeiros.
    • Persona Quatro: Um empresário que precisa de conselhos sobre estrutura corporativa e impostos.

    Você pode precisar de materiais de marketing diferentes para cada uma dessas personas.

    Determine as metas SMART da sua empresa de contabilidade

    Como mencionamos acima, as metas SMART são necessárias para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Você deve pensar no que deseja para sua empresa e, em seguida, pode usar os resultados desejados para fazer engenharia reversa de suas metas SMART.

    Aqui está um exemplo. Você pode querer aumentar seus lucros em 10% em um ano. Essa é uma meta realista e também tem prazo, o que é essencial. Para torná-lo SMART, você precisa dividi-lo em etapas menores, como expandir sua presença na mídia social, criar novos anúncios de mídia social e medir os resultados.

    Faça uma análise competitiva

    Já mencionamos pesquisar seus concorrentes, mas os melhores e mais eficazes planos de marketing envolvem uma análise aprofundada. Algumas das coisas que você precisa saber incluem:

    • Quem são seus clientes atuais
    • Onde estão localizados/quais são suas áreas de serviço
    • Quais palavras-chave eles estão segmentando no site e nos anúncios do Google
    • Quantos seguidores eles têm nas redes sociais
    • Que tipo de conteúdo eles publicam em seu site e contas sociais

    Esse tipo de análise pode ser demorado e é mais bem conduzido por uma empresa de marketing profissional com experiência no setor de contabilidade.

    Acerte no seu orçamento

    Seu orçamento de marketing é algo que requer atenção cuidadosa. 

    Você pode precisar de um orçamento maior se negligenciou seu marketing por um tempo. Por exemplo, talvez você precise incluir o custo de um novo design de site ou teste de usuário e, se não tiver seguidores nas mídias sociais, talvez precise gastar um pouco mais em sua publicidade social para obter os seguidores de que precisa.

    Monitorar, medir e gerenciar

    Por fim, seu plano de marketing precisa incluir métodos para monitorar suas campanhas, medir seus resultados e gerenciar sua estratégia de marketing em todos os níveis.

    A medição pode ser realizada com ferramentas, mas é importante saber como utilizá-las e quais métricas você deve monitorar para garantir os resultados desejados. Contratar uma empresa de marketing profissional pode tirar essa tarefa do seu prato, porque eles a gerenciarão para você.

    25 estratégias e ideias para comercializar uma empresa de contabilidade

    Existem muitas estratégias de marketing em potencial que você pode usar em 2022 para atrair novos leads e clientes. Aqui estão 25 que achamos que merecem sua atenção.

    1. Construa uma forte presença online

    O primeiro passo para qualquer estratégia digital de sucesso é construir uma marca forte e presença online. Se você não fizer isso, qualquer outra coisa que você fizer será um desperdício de tempo e dinheiro. 

    Como uma empresa de contabilidade em crescimento, você deve ser paciente com a quantidade de trabalho necessária para criar uma campanha de marketing online. Quando você encontra uma empresa de contabilidade local com uma forte presença online, pode apostar que levou algum tempo para atingir essa posição. Gostaríamos muito de lhe dizer que construir uma marca é um processo rápido, mas, infelizmente, não é. A boa notícia é que podemos ajudar.

    Vamos tirar um minuto para falar sobre por que construir uma presença online é essencial. Seus clientes em potencial recorrem aos smartphones para obter respostas para tudo, desde o que devem comer no almoço até quanto dinheiro devem economizar para a aposentadoria. Isso significa que você precisa garantir que sua empresa não perca a chance de ser vista e ouvida online.

    Vários elementos para uma forte presença online incluem:

    • Um site atraente e amigável
    • Motor de Otimização de Busca
    • Um blog ativo e informativo que você atualiza regularmente
    • Listagens de empresas padronizadas
    • Marketing de mídia social
    • Marketing de conteúdo
    • Comentários e depoimentos

    Isso pode parecer muito, mas você pode fazer isso se focar e entender seu objetivo. Convenhamos, há apenas um objetivo que importa: expandir seus negócios.

    Entramos em mais detalhes sobre muitos desses pontos, para que você entenda como implementá-los em sua estratégia de marketing digital.

    2. Projete profissionalmente o site do seu escritório de contabilidade

    Seu site é a base para tudo o que você faz online. Sua presença online deve ajudar seu público-alvo a conhecer seus serviços e redirecioná-los para seu conteúdo e seu site. Essa é a melhor maneira de crescer o seu negócio.

    Seu site precisa ter alguns itens-chave para ser eficaz no mundo atual de tomada de decisões em frações de segundo. Você precisa de uma mensagem forte, uma marca ousada, um apelo à ação exclusivo, um convite para que os visitantes do seu site perguntem sobre você e a capacidade de ser encontrado no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Embora, você não pode simplesmente jogar essas coisas ao acaso. Você precisa entender com quem está falando online. Podemos ajudá-lo a obter os resultados esperados através do seguinte:

    • Um design responsivo a dispositivos móveis que é fácil de usar em qualquer dispositivo.
    • Fontes atraentes e fáceis de ler.
    • Cores que representam sua marca e são agradáveis ​​aos olhos.
    • Imagens relevantes e originais que representam sua marca.
    • Menu e navegação fáceis de usar que tornam simples para os visitantes encontrarem o que precisam em seu site.

    Às vezes, trabalhamos com uma empresa de contabilidade e podemos fazer uma melhoria imediata na geração de leads simplesmente atualizando o design do site.

    Compatível com dispositivos móveis

    Um aspecto da web design que você pode não estar levando a sério o suficiente é a compatibilidade com dispositivos móveis. A partir do primeiro trimestre de 2021, 54,8% de todo o tráfego da Web é de dispositivos móveis, e esse número deverá continuar a aumentar.

    Seu site deve ter um design otimizado para dispositivos móveis que se adapte instantaneamente ao dispositivo usado para acessá-lo, seja um smartphone, tablet ou computador. É essencial fornecer uma experiência perfeita em vários canais para todos os usuários.

    Pense no seu site como um roteiro para o seu negócio. Se as pessoas não conseguirem encontrar, ler e navegar facilmente, procurarão em outro lugar os serviços de contabilidade de que precisam.

    3. Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

    A otimização de mecanismos de pesquisa é uma especialidade complexa em marketing digital. É fácil para as empresas de contabilidade ficarem aquém dessa área porque não é sua área de especialização. 

    Vamos falar sobre porque SEO é importante. Em janeiro de 2021, mais de 4,66 bilhões de pessoas usam a internet. Esse é um público enorme, e apenas uma pequena fração deles está no mercado de serviços contábeis em sua área. Você precisa encontrar uma maneira de definir seu público e levá-los ao seu site.

    SEO local

    O SEO local é a melhor maneira de segmentar pessoas em sua área que estão usando um mecanismo de pesquisa para encontrar informações contábeis/financeiras.

    O SEO local começa com páginas individuais para cada serviço que você fornece. Cada página deve ser segmentada para palavras-chave locais, como:

    • Cidade + Nome da empresa
    • CEP + Nome da empresa
    • Bairro + Nome da empresa

    Siga o marketing de SEO para as práticas recomendadas de contabilidade e inclua sua palavra-chave de destino em:

    • Título da sua página
    • URL da sua página
    • O texto em sua página
    • Texto alternativo da sua imagem
    • Seu texto âncora (hiperlinks)

    Você também precisa configurar um perfil comercial do Google, que é o novo nome do que costumava ser chamado de Google Meu Negócio. Sem um perfil, sua empresa não aparecerá nos resultados de pesquisa do “pacote local” do Google que aparecem acima das listagens orgânicas.

    Certifique-se de que seu perfil comercial do Google mostre:

    • Horário de atendimento preciso
    • Seu endereço e número de telefone
    • Fotos do seu negócio
    • As categorias de negócios certas

    O Google usa todas essas informações para retornar resultados de serviços baseados em localização. Se alguém pesquisar “serviços fiscais perto de mim” e seu perfil não tiver um endereço, ele não aparecerá nos resultados.

    Você também deve verificar como suas listagens de empresas aparecem na web. 

    Pesquisa por voz

    Embora o SEO local seja inegavelmente importante, há outra tendência de pesquisa que você também precisa abordar. Assistentes virtuais como Siri, Alexa e Cortana são extremamente populares e cada vez mais. Na verdade, a partir de 2020, 50% de todas as pesquisas online são pesquisas por voz. Isso significa que uma parte considerável do seu público está usando a pesquisa por voz para encontrar os serviços de que precisam online.

    A otimização para pesquisa por voz é um componente necessário de marketing para contadores. As palavras-chave de pesquisa por voz tendem a ser mais longas do que as palavras-chave de pesquisa de texto. Por exemplo, alguém procurando um contador para ajudá-lo a preparar seus impostos pode pesquisar “contador fiscal perto de mim” se estiver usando texto para pesquisar. É mais provável que uma pesquisa por voz tenha esta aparência:

    Siri, onde posso encontrar um contador perto de mim?

    Incluir palavras de pergunta como quem, o quê, onde, por que, quando, qual e como pode ajudá-lo a melhorar sua classificação para pesquisas por voz.

    Aqui estão alguns outros componentes importantes da otimização de pesquisa por voz:

    • Concentre-se em palavras-chave de cauda longa que completam as perguntas.
    • Inclua palavras de preenchimento para tornar suas perguntas conversacionais. Em outras palavras, não deixe de fora, e, e outras palavras, porque isso fará com que seu conteúdo pareça preguiçoso e não gramatical.
    • Tanto quanto possível, concentre-se nas perguntas que as pessoas do seu público-alvo provavelmente farão.

    Quaisquer que sejam as palavras-chave que você usa, certifique-se de incluí-las em lugares importantes em seu conteúdo, incluindo:

    • Na sua tag de título
    • Em seus títulos
    • Em seu texto
    • Em hiperlinks
    • Em tags alt para imagens
    • Na sua meta descrição

    Esses aspectos técnicos de SEO podem parecer complicados, mas são essenciais se você quiser garantir que seus clientes em potencial possam encontrá-lo online.

    4. Marketing de conteúdo para escritórios de contabilidade

    O marketing de conteúdo é um componente essencial de qualquer estratégia de marketing digital. Sites com blogs atraem 55% mais tráfego do que sites sem blogs. Há muitas razões para isso, mas uma delas é que um blog garante que o conteúdo do seu site seja constantemente atualizado. Abaixo, falamos mais sobre como usar o blog no seu marketing de conteúdo.

    É claro que os blogs não são a única forma de conteúdo que pode ser usada para marketing. Você também pode tentar:

    • Artigos
    • Postagens de convidados
    • e-books
    • Podcasts
    • Webinars
    • Documentos técnicos
    • Estudos de caso
    • Postagens nas redes sociais

    Na maioria dos casos, o marketing de conteúdo não se trata de promover seu negócio diretamente. Em vez disso, o objetivo é responder às perguntas das pessoas sobre contabilidade e finanças. Ao fornecer conteúdo valioso e aplicável, você posiciona sua empresa de contabilidade como uma autoridade confiável. 

    O marketing de conteúdo também ajuda sua empresa a criar confiança e ganhar o interesse de clientes em potencial que ainda precisam decidir se precisam de um contador.

    Por exemplo, você pode organizar uma sessão gratuita de perguntas e respostas convidando as pessoas a fazer perguntas relacionadas a finanças. As pessoas provavelmente responderão a isso porque lhes oferece algo de valor gratuitamente. Do seu lado, ele mostra aos clientes em potencial suas habilidades e conhecimentos sem fazer marketing diretamente para eles.

    O marketing de conteúdo também melhora o SEO. Quanto mais páginas você tiver em seu site, mais oportunidades você terá de ranquear nos mecanismos de busca. Otimize suas postagens de blog para palavras-chave locais e comercialize seu conteúdo em outros lugares da web. As postagens do blog são ideais para otimização de pesquisa por voz. Você pode usar perguntas comuns como títulos para atrair mais tráfego para seu site.

    Como funciona o marketing de conteúdo para empresas de contabilidade?

    O marketing de conteúdo para empresas de contabilidade é sobre a geração de leads. O conteúdo que você cria deve:

    • Responda às perguntas mais frequentes
    • Fornecer soluções para problemas comuns
    • Ajude potenciais clientes a conhecer sua empresa e seus serviços
    • Demonstre sua experiência e autoridade

    O marketing de conteúdo pode incluir marketing por e-mail, blogs, vídeos, podcasts e postagens em mídias sociais. O público-alvo que você está segmentando determinará quais tipos de conteúdo você deve criar para obter os resultados desejados.

    O blog é uma parte importante do marketing da sua empresa de contabilidade

    Embora o blog não seja uma estratégia de marketing inovadora, continua sendo uma das melhores maneiras de adicionar conteúdo novo ao seu site e fornecer aos leads em potencial uma maneira fácil de encontrá-lo.

    A segmentação de palavras-chave de cauda longa e de voz pode ajudá-lo a aumentar a visibilidade do seu site e criar autoridade ao mesmo tempo. Ao fornecer respostas a perguntas frequentes, você sinaliza ao Google que seu site é valioso e deve ser destacado em relação aos sites de outras empresas.

    A coisa mais importante é aderir a uma programação regular de blogs. Você deve blogar pelo menos duas vezes por mês. Os blogs de formato longo podem atrair mais tráfego, oferecendo uma visão aprofundada dos problemas contábeis e demonstrando que sua empresa possui o conhecimento e a experiência que os clientes em potencial desejam.

    5. Marketing de mídia social para empresas de contabilidade

    Pode levar muito tempo para construir uma forte presença online, mas uma área em que você pode ver uma melhoria substancial rapidamente é nas mídias sociais. Embora reconheçamos que algumas empresas de contabilidade relutam em tornar as mídias sociais parte de sua estratégia de marketing digital, recomendamos porque sabemos que é uma das melhores maneiras de atingir seu público-alvo.

    Escolhendo sites de mídia social

    O primeiro passo é identificar quais redes sociais seu público usa para incluí-los no marketing digital do seu escritório de contabilidade. Por exemplo, o Facebook é o maior site de mídia social e é extremamente eficaz para o marketing direto ao consumidor. O LinkedIn é melhor se sua empresa for especializada em contabilidade empresarial.

    Para mensagens rápidas, insights, conselhos ou atualizações sobre coisas como regulamentações fiscais, o Twitter pode ser uma ótima opção para se conectar com seu público e clientes em potencial. Além disso, não vamos esquecer os clientes com os quais você já trabalha. É essencial manter contato com os clientes atuais e mantê-los engajados durante toda a vida útil do seu contrato com sua empresa ou família.

    É uma perda de tempo manter uma presença em todos os sites. Para contadores de marketing, é improvável que valha a pena construir uma presença no Instagram ou Snapchat. Esses sites são visuais e não se prestam ao marketing rico em informações mais comum para empresas de contabilidade.

    Quando você sabe quem deseja atender em sua empresa de cotabilidade, fica fácil encontrar essas pessoas on-line e criar conteúdo que as atraia.

    Se você tiver tempo e orçamento para apenas um site de mídia social, sugerimos o Facebook ou o LinkedIn, dependendo do público que você deseja atingir. Lembre-se de que o marketing de mídia social requer monitoramento constante, por isso é melhor ter uma presença forte em um site do que uma fraca em vários.

    Configure seu perfil

    Antes de começar, você quer ter certeza de configurar seus perfis de mídia social completamente. Você precisa de uma imagem de perfil, foto de capa, descrição, link para seu site e informações básicas sobre sua empresa de contabilidade, incluindo seu endereço e horário de funcionamento.

    Se você mantiver mais de uma conta de mídia social, certifique-se de usar a mesma foto de perfil para cada uma. A consistência ajudará as pessoas a encontrar você online e reconhecer seu conteúdo quando o virem.

    Compartilhe o tipo certo de conteúdo

    Uma das chaves do marketing digital para empresas de contabilidade é saber que tipo de conteúdo postar nas redes sociais. O conteúdo digital pode assumir muitas formas, mas nem todo conteúdo é adequado para mídias sociais.

    As práticas recomendadas indicam que 80% do que você publica deve ser informativo ou divertido, enquanto apenas 20% devem incluir um discurso de vendas direto. Sua empresa de contabilidade deve ser uma presença de autoridade, um lugar onde seus clientes podem procurar informações valiosas e respostas para suas perguntas. O objetivo do conteúdo de mídia social é atrair seu público para seu site, onde você pode continuar a conversa offline.

    Compartilhar momentos como voluntariado, vitórias, comemorações ou promover workshops para declaração de impostos ou eventos da empresa são formas diretas de atingir seu público-alvo em todas as plataformas de mídia social, não apenas no Facebook ou LinkedIn.

    Uma observação importante: ao lidar com informações confidenciais, como planejamento financeiro, impostos e regulamentos, suas postagens nas mídias sociais precisam estar em conformidade com os regulamentos da SEC. Podemos ajudá-lo a navegar pelos elementos complicados de postar nas mídias sociais.

    Outra prática recomendada de mídia social é selecionar conteúdo de outras fontes. Artigos de jornais ou autoridades financeiras são um bom ponto de partida. Para demonstrar sua autoridade, certifique-se de adicionar sua opinião a qualquer conteúdo que você postar.

    Incluir recursos visuais

    Todo conteúdo que você publica nas mídias sociais deve incluir um visual, seja uma fotografia, uma ilustração, um gráfico ou um vídeo. Pesquisas mostram que as pessoas que lêem um conteúdo se lembra apenas 10% dele três dias depois, mas quando uma imagem é incluída, elas lembram 65% do que lêem.

    É uma boa ideia acompanhar os resultados do conteúdo que você publica por meio do Facebook Insights. Você perceberá qual conteúdo recebe mais atenção e poderá usar os dados coletados para refinar sua estratégia de marketing digital.

    Ideias de pós-marketing de mídia social para empresas de contabilidade

    A chave para o marketing de mídia social eficaz é criar postagens informativas e valiosas para seus usuários, principalmente se também forem o tipo de coisa que seus seguidores desejarão compartilhar com seus contatos. aqui estão alguns exemplos:

    • Atualizações da Lei Tributária. Sempre que houver uma mudança notável no código tributário, em nível federal ou estadual, seus seguidores de mídia social procurarão por você para obter informações e conselhos precisos. Você pode vincular novamente a uma postagem de blog, criar um infográfico ou compartilhar um artigo de notícias e adicionar sua visão.
    • Lembretes da data de vencimento do imposto. À medida que o Dia do Imposto se aproxima, você deve lembrar seus seguidores do prazo e dar conselhos de última hora sobre como preencher e arquivar suas declarações fiscais.
    • Comentários de Clientes Satisfeitos. Compartilhar avaliações e depoimentos nas mídias sociais é uma maneira eficaz de levar as pessoas que podem estar em dúvida sobre a contratação de sua empresa para dar o próximo passo e marcar uma consulta.
    • Eventos comunitários e voluntários. Uma grande parte do marketing local é a participação da comunidade. Se sua empresa é ativa na comunidade ou faz parceria com uma instituição de caridade, compartilhar informações nas mídias sociais é essencial porque ajuda as pessoas a entender as prioridades e a ética da sua marca.

    Como lembrete, qualquer postagem que você criar deve ter uma imagem ou um vídeo, pois o conteúdo visual obtém muito mais engajamento do que o texto simples.

    6. Maximize os esforços de marketing por e-mail de sua empresa de contabilidade

    O e-mail marketing é uma parte essencial de qualquer plano de marketing digital. Embora possa não receber tanta atenção quanto outras estratégias de marketing, é econômica, eficiente e uma maneira maravilhosa de criar confiança e autoridade com seu público. Também é uma maneira eficaz de transformar assinantes casuais em novos clientes para sua empresa, porque você pode usá-lo para explicar seus serviços e demonstrar porque eles devem escolher sua empresa de contabilidade em detrimento de outras na área.

    O conteúdo do e-mail pode ser escrito ou visual. Cada e-mail que você enviar deve ter os seguintes atributos:

    • Uma linha de assunto atraente
    • Uma saudação personalizada
    • Linguagem clara e direta
    • Muito espaço em branco (parágrafos curtos divididos com imagens)
    • Um apelo à ação

    Seus e-mails podem ser usados ​​para nutrição de leads ou para promover serviços específicos. Você pode querer iniciar um boletim informativo mensal e promovê-lo nas mídias sociais e em seu site. Um e-mail tem um ROI médio de 4400%, o que significa que, quando você gasta $ 1 em um e-mail, pode esperar ganhar $ 44 em troca.

    7. Faça uma avaliação online do seu escritório de contabilidade

    Não é possível exagerar a importância das avaliações online como componente do marketing digital para empresas de contabilidade. A melhor coisa sobre as avaliações é que elas equivalem a publicidade gratuita. Seu trabalho tem três partes:

    • Reivindique sua listagem em sites de avaliação como parte de sua estratégia digital.
    • Incentive seus clientes a deixar comentários sobre sua empresa de contabilidade.
    • Responda a críticas positivas e negativas.

    Reivindicar sua listagem envolve verificar se você é o proprietário de sua empresa e, em seguida, atualizar sua listagem com informações precisas, incluindo seu horário, serviços e localização. Você deve analisar suas listagens de avaliações como parte de seu plano geral de marketing digital. Certifique-se de escrever descrições ricas em palavras-chave de sua empresa, incluindo fotos e outras informações relevantes, e mantenha suas listagens atualizadas.

    Incentivar as avaliações é algo que acreditamos ser melhor feito offline. Embora nosso foco seja o marketing digital, há um componente offline que você não deve ignorar. Fazer com que sua equipe peça aos clientes que deixem comentários no momento certo – ou seja, quando estiverem felizes e satisfeitos com seus serviços – é essencial.

    O elemento final é responder às avaliações. Você deve capacitar um membro da equipe para monitorar e responder às avaliações e pensar nas avaliações negativas como uma oportunidade para demonstrar sua autoridade e compaixão.

    Lide com críticas ruins ou falsas com cuidado

    Uma pesquisa recente mostra que as avaliações negativas têm impacto nas decisões de compra da maioria (86%) dos entrevistados, por isso são importantes. O que você deve fazer se você conseguir um? Pode ser desorientador ouvir que seus serviços não atendem às expectativas dos clientes de contabilidade.

    Primeiro, lembre-se de que as pessoas não estão necessariamente esperando que você seja perfeito. O que eles querem é responsabilidade e uma resposta profissional se você cometer um erro ou decepcioná-los. Sua resposta – sua capacidade de manter a calma e corrigir a situação – determinará se o cliente que deixou a revisão permanecerá com sua empresa.

    Se você estiver preocupado com avaliações maliciosas ou falsas, também poderá verificar suas avaliações por terceiros. 

    8. Publicidade paga

    O marketing evoluiu para uma disciplina própria, mas a publicidade paga ainda é necessária no mundo do marketing digital. Tanto a publicidade paga em mecanismos de pesquisa quanto a publicidade em mídia social podem ajudá-lo a se conectar com leads em potencial e expandir sua empresa.

    A publicidade paga por clique é um dos tipos mais eficazes de publicidade on-line porque segmenta palavras-chave e você paga apenas quando um lead em potencial clica em sua frase de chamariz. Em média, os anúncios PPC têm um ROI de 200% e podem aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

    Para um anúncio PPC eficaz, você precisará de:

    • Um título irresistível
    • Uma imagem atraente
    • Texto informativo do anúncio
    • Um forte apelo à ação
    • Uma página de destino alinhada ao seu anúncio e que coleta leads

    9. Marketing Móvel

    Você já sabe que seu site de contabilidade deve ser compatível com dispositivos móveis, mas precisa ir além disso se quiser expandir sua empresa. O marketing direto para usuários móveis já é importante e se tornará cada vez mais importante à medida que a participação do celular no mercado de publicidade aumentar.

    A partir do segundo trimestre de 2020, o mobile marketing tem uma taxa de conversão de 2,12%. Isso ainda é menos do que o desktop, mas marca um aumento de 16% em relação ao mesmo trimestre de 2019. O uso de dispositivos móveis está aumentando diariamente e a pesquisa móvel já está dominando as pesquisas de desktop.

    O que tudo isso significa para você? Você deve segmentar usuários de dispositivos móveis diretamente com suas campanhas de marketing. Por exemplo, a execução de um anúncio no Facebook com o recurso “Ligue agora” permitirá que os usuários móveis que veem seu anúncio entrem em contato com sua empresa com o toque de um dedo.

    Você também pode permitir que os leads optem por mensagens de texto, o que pode ser altamente eficaz como meio de nutrir leads.

    10. Co-marketing

    O co-marketing não é novo, mas é algo que você pode não ter considerado. O co-marketing envolve a parceria com outra empresa com o mesmo público-alvo que o seu para gerar leads e negócios.

    Se você decidir tentar o co-marketing, pense em outras empresas que oferecem serviços que seus clientes podem usar. Por exemplo, você pode fazer parceria com um escritório de advocacia que faz planejamento imobiliário e criar um conteúdo voltado para pessoas que precisam de um contador e um advogado imobiliário.

    O conteúdo que você cria deve atender clientes em potencial, fornecendo informações acionáveis ​​e, ao mesmo tempo, vendendo seus serviços. Quando um lead preencher seu formulário e baixar o conteúdo, você e seu parceiro de co-marketing receberão as informações desse lead. A partir daí, caberá a cada um de vocês nutrir o lead e transformá-lo em um cliente pagante.

    Claro, criar conteúdo em conjunto é apenas uma forma de co-marketing. Você também pode tentar co-patrocinar um evento ou fazer um guest blogging nos sites uns dos outros.

    11. Marketing viral para empresas de contabilidade usando relações públicas digitais

    As relações públicas permitem que você eleve o perfil de sua empresa com comunicados à imprensa e construindo relacionamentos com outras pessoas em seu setor e comunidade. O PR digital adota o mesmo princípio e o aplica ao seu marketing online, permitindo que você melhore a classificação do seu site e ganhe visibilidade com seu público-alvo.

    A chave para o Digital PR é aplicar uma combinação de técnicas para ajudar as pessoas a aprender sobre sua empresa de contabilidade. Por exemplo, uma técnica para tentar seria construir relacionamentos com blogueiros, jornalistas online e influenciadores que possam falar sobre sua empresa de forma positiva.

    O PR digital também pode incluir táticas para aumentar sua exposição na mídia. Às vezes, a exposição na mídia online pode ser tão simples quanto um backlink em uma publicação do setor ou jornal online. Você pode aparecer em um podcast de contabilidade ou em uma entrevista com as notícias locais. Qualquer coisa que aumente seu perfil online pode se qualificar como RP Digital.

    12. Eventos do Patrocinador

    Patrocinar eventos pode ajudá-lo a atrair novos clientes. Embora os eventos presenciais sejam frequentemente usados ​​para atrair negócios, os eventos de 2020 e 2021 deram nova importância aos eventos online. As conferências e reuniões de zoom fornecem às pessoas uma maneira de reunir e trocar ideias online.

    O tipo de evento que você patrocina pode depender de seus objetivos. Por exemplo, se você simplesmente deseja elevar seu perfil e se conectar com a comunidade, pode patrocinar um evento de caridade local ou uma angariação de fundos. Se você quiser fazer parceria com outras empresas, poderá organizar uma conferência focada nas leis tributárias e regulamentos comerciais de sua cidade e estado.

    A vantagem é que o nome da sua empresa aparecerá em convites e placas de eventos. Você será reconhecido como patrocinador e isso pode ajudar a construir sua marca e aumentar sua autoridade.

    13. Organize um Webinar: Ofereça uma consulta ou aconselhamento fiscal GRATUITO

    Webinars são aulas online que oferecem informações valiosas para as pessoas do seu público-alvo. Hospedar um não precisa ser demorado. Os webinars podem demonstrar sua experiência e autoridade para as pessoas que o realizam, tornando mais provável que elas usem seus serviços.

    Uma maneira que as empresas de contabilidade podem aproveitar os webinars a seu favor é vincular o webinar aos serviços que eles fornecem. Por exemplo, você pode oferecer uma consultoria contábil gratuita ou consultoria tributária gratuita. Quando você oferece algo de graça, você desencadeia um viés cognitivo chamado reciprocidade, que faz com que as pessoas sintam uma obrigação de gratidão por você.

    Os webinars podem ser oferecidos em seu site e promovidos no Facebook e em outros sites. O acesso ao webinar pode ser concedido às pessoas que preencherem seu formulário de lead.

    14. Vídeo Marketing para Empresas de Contabilidade

    Não há como negar que o vídeo é um dos tipos de conteúdo mais eficazes para o marketing online. Pesquisas mostram que 84% de todos os consumidores dizem que foram convencidos a comprar um produto ou usar um serviço depois de assistir a um vídeo. Além disso, o vídeo é o favorito dos profissionais de marketing, 83% dos quais dizem que os ajudou a gerar novos leads.

    Para usar o conteúdo de vídeo a seu favor, crie vídeos sobre os tópicos e perguntas que seu público já está pesquisando. Se você sabe que está recebendo muito tráfego de pessoas que desejam entender as deduções fiscais, crie um vídeo que explique as mais comuns e como aplicá-las.

    Observar seu Google Analytics pode ajudá-lo a identificar os termos de pesquisa que estão sendo usados ​​para encontrar seu website. Você também pode procurar inspiração em suas Perguntas Frequentes, já que terá abordado os tópicos de maior preocupação para seus clientes.

    Tenha em mente que alguns formatos de vídeo se prestam bem para explicar tópicos complexos. Por exemplo, um vídeo de quadro branco pode ser útil para transmitir rapidamente quantidades substanciais de informações.

    15. Colocar garantias de marketing em locais públicos

    Mesmo técnicas não digitais podem ajudar no seu marketing digital. Por exemplo, colocar materiais de marketing, como folhetos ou panfletos, em locais públicos pode ajudar as pessoas a conhecer sua empresa e encontrar seu site.

    Comprar espaço em um outdoor e apresentar o URL do seu site ou de suas páginas de mídia social também pode ajudar as pessoas a encontrá-lo facilmente.

    16. Junte-se a um grupo de rede local

    O networking dentro da comunidade é uma das melhores maneiras de obter referências e aumentar o reconhecimento e o perfil da sua marca. Os grupos de redes locais podem incluir:

    • A câmara de comércio local
    • Associações profissionais
    • Consultores comunitários
    • Organizações fraternas

    A maioria dos grupos de networking local inclui empresários e profissionais. Essas pessoas podem ser uma fonte de referências e também podem ser potenciais parceiros de co-marketing. Tenha em mente que tanto os grupos presenciais quanto os online têm suas vantagens.

    17. Apoie a Comunidade

    As empresas de contabilidade são empresas locais e isso significa que sua comunidade está procurando por você para obter apoio e liderança. Ao se envolver em eventos locais e apoiar organizações e instituições de caridade locais, você pode aumentar seu perfil e melhorar a imagem de sua marca.

    O apoio da comunidade pode assumir muitas formas. Por exemplo, como mencionado anteriormente, você pode patrocinar uma campanha de arrecadação de fundos para uma instituição de caridade local. Você pode operar um estande em um evento local e responder a perguntas para as pessoas. Você pode doar dinheiro para causas locais ou criar uma bolsa de estudos para crianças locais.

    O melhor apoio da comunidade acontece quando uma empresa identifica causas que lhe interessam e que estão relacionadas aos seus serviços. Dois exemplos seriam fornecer conselhos de gestão financeira para recém-formados ou conselhos de aposentadoria no centro de idosos local.

    18. Entre no jornal

    Os jornais impressos podem não ter o cache (ou a circulação) que tinham antes, mas todo jornal local tem uma edição online. Considere entrar em contato com o jornal local e se voluntariar para ser uma fonte de cotações sobre assuntos financeiros e tributários em sua comunidade.

    O benefício dessa técnica é que ela permite uma maneira gratuita de colocar seu nome na frente do público e construir o reconhecimento da marca. Você também pode construir sobre a técnica anterior. Quando você apoia a comunidade e se envolve em eventos locais, aumenta as chances de sua empresa ser mencionada no jornal.

    19. Aumente sua empresa de contabilidade iniciando um podcast

    Podcasting é extremamente popular. De acordo com uma pesquisa, 55% de todos os brasileiros ouviram pelo menos um podcast, e 73% de todos os ouvintes de podcast prestam atenção aos anúncios de podcast. Existem mais de 1,75 bilhão de podcasts existentes.

    Você pode se perguntar se faz sentido iniciar um podcast com tanta concorrência, mas a verdade é que as pessoas querem informações sobre contabilidade e podcasting é uma maneira direta de fornecê-las. Se você criar um podcast informativo e divertido que responda a perguntas-chave para seu público-alvo, as pessoas ouvirão.

    Você precisará de um bom microfone e um lugar tranquilo para gravar, mas muitos podcasters gravam usando computadores comuns e pouco equipamento especial. A norma para a maioria dos podcasts é um novo episódio por semana e você pode contratar alguém para escrever um roteiro para você, se for sua preferência.

    20. Inicie um Programa de Indicação

    Você sabia que 84% dos consumidores confiam em uma indicação de alguém que conhecem sobre qualquer outra forma de marketing? Esse número deve ser suficiente para convencê-lo de que iniciar um programa de referência é um esforço que vale a pena.

    As referências acontecem quando um de seus clientes existentes (ou um parceiro de referência de negócios) direciona alguém que eles conhecem para experimentar seus serviços. A chave para criar um programa de indicação bem-sucedido é incentivar as pessoas a indicar clientes para você e acompanhar as indicações para ver o desempenho do programa.

    Para empresas de contabilidade, o incentivo pode ser uma taxa com desconto ou um serviço gratuito, como uma consulta fiscal. Você precisará instruir sua equipe a informar os clientes sobre o programa de referência. Você também pode decidir informar os clientes por meio de uma campanha de e-mail e fornecer a eles um link para seu formulário de indicação online.

    21. Configure uma plataforma de aprendizado online

    Os serviços de contabilidade são necessários porque as pessoas nem sempre sabem administrar e tomar boas decisões sobre seu dinheiro. Uma das melhores maneiras de fornecer valor imediato a potenciais clientes contábeis é configurar uma plataforma de aprendizado online.

    O aprendizado online está mais popular do que nunca. Profissionais ocupados precisam de uma maneira fácil e conveniente de aprender o que precisam saber sobre tópicos como:

    • Declaração de impostos
    • Gerenciando as finanças do negócio
    • Planejamento Imobiliário
    • Economias da faculdade

    Ao criar um lugar onde eles podem aprender sobre tópicos como esses, você demonstra seu valor e experiência para as pessoas com maior probabilidade de se tornarem seus clientes. Mesmo as pessoas que podem não estar no mercado para um contador agora podem lembrar que você forneceu informações valiosas e contratar seus serviços no futuro.

    22. Participar de Exposições e Conferências Comerciais

    Muitas empresas de contabilidade se especializam em ajudar empresas em setores escolhidos. Quando for esse o caso, pode ser útil assistir e participar de feiras e conferências comerciais nessas indústrias, especialmente quando acontecem localmente.

    Por exemplo, uma empresa de contabilidade que trabalha com negócios agrícolas pode participar de conferências agrícolas. Participar – e patrocinar um estande – pode ajudá-lo a conhecer as preocupações das pessoas do setor e apresentá-las aos seus serviços.

    23. Crie uma página de recursos

    Muitas vezes, quando potenciais clientes procuram uma empresa de contabilidade, eles procuram recursos para ajudá-los a administrar seu dinheiro. Você pode fornecer muito valor, dando-lhes o que eles precisam.

    Os recursos podem incluir:

    • Links para artigos de notícias
    • Links para recursos governamentais (IRS, órgãos fiscais estaduais etc.)
    • Links para postagens do blog
    • Recursos para download (eBooks, whitepapers etc.)
    • Calculadoras
    • Vídeos
    • Webinars

    Você pode criar uma página de recursos geral, mas também deseja considerar a criação de páginas especializadas. 

    24. Marketing de brindes

    O marketing de brindes pega a ideia simples de que as pessoas adoram receber coisas de graça e a transforma em uma maneira de gerar leads. A realização de um concurso de mídia social ou um sorteio por e-mail pode ajudar a transformar alguém hesitante em contratar seus serviços em um cliente pagante.

    Alguns brindes que podem funcionar para contadores incluem:

    • Uma consulta fiscal gratuita ou uma revisão de uma declaração de imposto recente
    • Uma consultoria empresarial gratuita
    • Uma consultoria gratuita de planejamento imobiliário
    • Uma reunião gratuita de planejamento da faculdade

    A oferta deve estar alinhada com seus objetivos de marketing. Por exemplo, se sua empresa tem como alvo uma clientela mais velha com alta renda, o planejamento imobiliário pode ser um bom foco para seus esforços.

    25. Ofereça ferramentas e modelos gratuitos

    Finalmente – e continuando na linha de dar algo de graça como forma de atrair leads – as empresas de contabilidade devem considerar a criação de uma coleção de ferramentas e modelos gratuitos para uso de clientes em potencial. As ferramentas gratuitas podem incluir:

    • Uma calculadora de imposto de renda
    • Um estimador de retorno e reembolso de impostos
    • Um estimador de retenção de impostos

    Essas ferramentas podem ser criadas de forma rápida e fácil, mas o valor que elas oferecem aos clientes está muito além do que custam para você criar.

    Os modelos podem preencher a mesma função. Alguns exemplos que você pode oferecer se estiver procurando por mais clientes empresariais incluem:

    • Um modelo de fatura de vendas
    • Um modelo de quadro de horários
    • Um modelo de folha de pagamento

    Novamente, os modelos não demorarão muito para serem criados, mas ao criá-los, você estará fornecendo aos clientes em potencial um recurso valioso que eles podem usar repetidamente. Além de um motivo para contratar seus serviços.

    Precisa de ajuda para comercializar sua empresa de contabilidade?

    O marketing digital para escritórios de contabilidade é essencial se você deseja expandir seus negócios e atrair novos clientes. Embora o marketing digital possa ser um assunto complicado, lembre-se de que você sempre pode contratar uma empresa que forneça serviços de marketing para ajudá-lo.

    Quando se trata de criar uma campanha de marketing na internet que importa, você quer alguém em quem possa confiar – alguém que apenas recomende o que acredita que funcionará e que é do seu interesse. Trabalhar com uma agência de marketing respeitável especializada em marketing na internet para contadores pode fazer toda a diferença em seus esforços e resultados. Embora nem todos sejam seus clientes, a Titan Web Agency pode ajudá-lo a atingir suas metas de marketing trabalhando lado a lado para desenvolver, planejar e implementar sua estratégia de marketing digital.

    Conclusão

    O marketing digital para escritórios de contabilidade é essencial se você deseja expandir seus negócios e atrair novos clientes. Embora o marketing digital possa ser um assunto complicado, lembre-se de que você sempre pode contratar uma empresa que forneça serviços de marketing para ajudá-lo.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.