Como fazer uma boa oração?

Na maioria das religiões, as orações são partes muito importantes da vida espiritual. 

Mesmo que você ainda não saiba um bom jeito de orar, é possível estabelecer algumas práticas para fazer uma boa oração. Dessa forma, você pode pedir e também agradecer a Deus ou qualquer outra entidade, como anjos e santos.

Como fazer uma boa oração?

Independente da religião ou para quem é a oração, existem alguns cuidados gerais para você ter na hora de rezar. Aprenda como fazer uma boa oração.

1. Encontre um local ideal

Você pode fazer uma boa oração em qualquer local e em qualquer horário, mas para fazer isso de forma mais relaxada, sem interrupções e distrações, o ideal é encontrar um lugar confortável e sem ruídos ou barulhos.

Coloque o seu celular no silencioso e desligue qualquer aparelho que possa atrapalhar você, como uma televisão. Caso você esteja no trabalho ou na rua e sinta necessidade de realizar uma oração, procure por um banheiro próximo ou um local com privacidade.

2. Escolha entre orar em voz alta ou orar mentalmente

Não há um jeito correto de fazer uma oração, se em voz alta ou se mentalmente. Isso vai depender da sua preferência e do local que você estiver. 

Caso você more com familiares ou esteja em um local com outras pessoas, existe o risco de elas ouvirem sua oração. Já na oração mental não existe esse risco.

Você pode testar as duas formas de orar e escolher a que funciona melhor para você. Saiba que de qualquer forma Deus está ouvindo você.

3. Agradeça antes de tudo

Depois de começar sua boa oração, chamando Deus e reconhecendo que Ele é muito maior que tudo, é hora de agradecer. Nada de começar a oração cheio de pedidos e desabafos. 

Isso porque Deus abençoa todos os seus dias com pequenos detalhes que você pode nem dar valor, como comida, um teto para morar e até seu emprego.

Você não precisa fazer uma lista e agradecer por cada mínimo detalhe. Apenas reconheça que tudo que você tem é presente do Pai. Depois, passe para outras etapas da oração, como pedidos e desabafos.

Isso pode não ser possível se você estiver em um local em que precisa orar rápido, como no trabalho ou na rua. Dessa forma, apenas reze como puder e agradeça mais tarde ou em uma próxima oração.

4. Desabafe com Deus

Essa é uma das partes mais poderosas de como fazer uma boa oração. No momento de desabafar com Deus, você passa a ser mais humilde. 

Você reconhece que não tem o controle de tudo e precisa da ajuda d’Ele. Isso é uma forma eficaz de mostrar ao Pai que você precisa de orientações, aconselhamento ou até de alguns sinais.

Em geral, nessa parte da oração você não se sente mais sozinho. Desabafar para Deus com fé e esperança ainda traz benefícios para saúde mental e física. 

Aproveite para listar alguns pedidos de forma humilde. Depois, finalize sua boa oração e tenha certeza que tudo será feito conforme a vontade de Deus.

Confira: