O marketing no TikTok deve ser uma prioridade para as marcas à medida que a plataforma continua a crescer. Veja por que é importante e como fazê-lo.

    Uma mão está segurando um celular que mostra o logotipo e a marca do TikTok.

    (Crédito da imagem: Solen Feyissa / Unsplash)Apenas alguns anos atrás, a maioria das marcas resistiu à ideia de marketing no TikTok. Eles o descartaram como uma tendência passageira entre os alunos do ensino médio que o usavam para compartilhar paródias de dança e memes.

    Mas a nova visão do TikTok nas mídias sociais conquistou um público grande e crescente. Tem mais de 73,7 milhões de usuários ativos nos EUA hoje, e a maioria de seu público é agora com mais de 30 anos. É uma fonte regular de entretenimento e informação para muitos consumidores. Além disso, as marcas que se destacam na plataforma estão vendo resultados.

    Então, como os profissionais de marketing podem usar o TikTok? Em primeiro lugar, os profissionais de marketing devem ir além de uma maneira de pensar “uma campanha para todos”. Quando sua estratégia de conteúdo é adaptada para se adequar à plataforma, o TikTok pode ajudar a ampliar sua mensagem, aumentar o reconhecimento da marca, envolver clientes e impulsionar as vendas.

    Neste guia para a estratégia de marketing do TikTok, abordaremos as três principais maneiras de iniciar sua estratégia de marketing do TikTok:

    • Conteúdo de marca
    • Conteúdo influente
    • Campanhas de anúncios

    Vamos mergulhar!

    Use conteúdo de marca para gerar conversas

    Por que é útil?

    Uma grande parte do apelo do TikTok é o conteúdo gerado pelo usuário. Você está assistindo a pessoas comuns que podem fazer você rir, chorar – e, sim – dançar com o conteúdo delas. Isso pode representar um verdadeiro desafio para os profissionais de marketing que desejam entrar na conversa.

    Toda campanha de marketing do TikTok deve encontrar esse tipo de autenticidade de base. É o caso do marketing médico, você precisa direcionar o conteúdo gerado pelo usuário de maneiras criativas, para que sua campanha pareça genuína e não cansativa.

    Chipotle teve grande sucesso no TikTok e ganhou mais de 1 milhão de seguidores. A Chipotle usa uma fórmula simples que qualquer empresa pode empregar e que parece orgânica e real. O que eles fazem? Eles postam uma mistura de dicas, receitas, curiosidades e truques sobre seus itens de menu. A informação é útil para fãs e seguidores. Mais importante ainda, são informações práticas – não conteúdo de vendas – que são entregues em um breve tutorial, assim como muitos outros vídeos do TikTok.

    A Chipotle também oferece cenários de vídeo leves e bem-humorados com base nas experiências dos clientes. Suspeito que os cenários sejam em grande parte inventados, mas são plausíveis e divertidos. Eu também suspeito que os “clientes” retratados nos esquetes são atores, fotos ou funcionários. Ao manter os valores de produção mínimos, no entanto, todo o conteúdo parece genuíno e tem a sensação de ser gerado pelo usuário.

    Como fazer isso?

    Se você planeja criar uma presença no TikTok, é importante estudar a plataforma para ter uma ideia de suas técnicas de narrativa. Também é inteligente explorar o que os concorrentes estão compartilhando. Para fazer isso, pesquise hashtags de palavras-chave apropriadas para o seu setor e veja o que os outros estão dizendo. Isso lhe dará algumas ideias de conteúdo próprias.

    Para marcas que estão começando, recomendamos a produção de vídeos curtos com informações de valor agregado sobre seus produtos ou serviços. Assim como o Chipotle, você deve oferecer dicas, tutoriais e exemplos interessantes de usuários. Certifique-se de hashtag de conteúdo com palavras-chave apropriadas que ajudarão o algoritmo do TikTok a colocar seu vídeo na frente de pessoas já interessadas no assunto. É uma ótima maneira de construir uma sequência inicial. Use o ssstiktok par baixar vídeos da plataforma.

    Os influenciadores do TikTok podem ajudar você a alcançar novos públicos

    Por que é útil?

    Os influenciadores estão surgindo no TikTok e podem ajudar sua marca a falar com seus públicos. A plataforma ainda é relativamente jovem e esses influenciadores costumam estar disponíveis a preços mais razoáveis ​​do que no Instagram e em outros lugares.

    Assim como acontece com o conteúdo produzido pela marca, o conteúdo do influenciador tem o melhor impacto quando aparece como orgânico e quando o público-alvo pode se relacionar com ele. É por esse motivo que muitas marcas mudaram de conteúdo polido e com aparência altamente produzida para conteúdo mais orgânico.

    Como fazer isso?

    Ao procurar um influenciador, certifique-se de realizar todas as diligências necessárias para garantir que seu público esteja alinhado com sua marca e perfil de cliente.

    Os influenciadores geralmente trazem suas próprias ideias para a mesa, mas é uma boa ideia ficar por dentro do que está gerando tráfego no aplicativo. O TikTok está cheio de vídeos de tendências que se tornam virais semanalmente – de desafios e músicas a danças e brilhos. É crucial ficar por dentro das últimas modas, pois elas desaparecem rapidamente. Se executado corretamente, no entanto, implementar uma tendência pode ser uma ótima maneira de ser criativo e entrar na conversa.

    As tendências do TikTok podem ser monitoradas por meio de hashtags de rastreamento, consultando a “Página de descoberta” e explorando outras guias para conteúdo relacionado. O número de visualizações e curtidas em um vídeo específico é um sinal revelador de que o conteúdo do TikTok funciona. No Grupo EGC, uma das tendências inspiradas no TikTok alcançadas para a marca de beleza KISS foi a Desafio “isto ou aquilo”.

    Os anúncios são uma maneira útil de capitalizar o conteúdo

    Por que é útil?

    Se tudo isso parece muito trabalho – ou você sente que a criatividade está em falta, mas ainda quer uma presença no TikTok – considere uma campanha publicitária que colocará sua marca nos feeds de milhares de usuários. Os anúncios também podem ser usados ​​para complementar seu conteúdo orgânico, criando um espaço para uma venda mais direta do que você faria em histórias orgânicas.

    Como fazer isso?

    Vale a pena encontrar uma agência de marketing experiente que conheça os meandros da plataforma. Dessa forma, você está projetando anúncios que ressoam e se conectam com o público-alvo.

    Embora muitas outras marcas estejam encontrando seu caminho no TikTok, ainda há muito espaço para utilizar e florescer nessa plataforma criativa e de ponta. Agora é um ótimo momento para embarcar na plataforma, quando um vídeo viral pode ter um enorme impacto para sua marca. Com a inventividade e o conhecimento certos, é possível engajar os consumidores de forma significativa e produzir campanhas lucrativas.

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    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.