Umidade relativa do ar: você sabe qual é a variação adequada?

Você provavelmente já notou que existem dias que a temperatura, a precipitação térmica e a sensação térmica estão diferentes. É bem estranho pensar que a temperatura está diferente daquilo que você sente, isso acontece bastante, na verdade. Isso pode estar ligado diretamente a umidade do ar.

Porém, você saberia dizer qual é a umidade do ar correta? Qual é a variação adequada para o ambiente em que está? Saiba que além de ser um tema muito importante para tratar, a umidade relativa do ar também pode ser controlada dentro de qualquer ambiente. Na verdade, existem até certos aparelhos que podem fazer isso por você.

Aqui iremos deixar detalhado como alguns deles funcionam e porque podem ser úteis no seu dia a dia. Também explicaremos mais como a variação do ar pode acontecer e qual é a adequada para o ambiente em que está. Assim você conseguirá um conforto térmico muito melhor. Uma dica para manter a umidade do ar adequada é realizar o aluguel de climatizadores.

O que é a umidade no ar?

Você já deve ter ouvido que o ar está mais seco ou úmido, certo? Quando escuta isso, saiba que o assunto diz respeito a umidade relativa do ar, nada a mais. É claro, um dos principais fatores que contribui para aumentar o nível de umidade no ar é a ocorrência de chuvas.

Naturalmente, esse é um ponto muito importante. Por outro lado, apesar de não ser bom um ar muito seco, muito úmido é um problema também. Ele pode causar doenças e até mesmo problemas em sua casa ou apartamento. Por esse motivo, a OMS estudou alguns valores para destacar a variação adequada.

No inverno a umidade pode cair bastante, alcançando números menores que 30%. Esse é um número muito baixo, tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde considera os valores adequados entre 50% e 80%. 

Por que é importante um ambiente bem umidificado?

Bem, além da qualidade do ar ser um indicador de boa umidificação, ela também está relacionada à diminuição de casos de doenças e uma melhor respiração. Dito isso, muitas pessoas que possuem problemas respiratórios devem frequentar apenas locais que estão adequados ao nível de umidade.

Como dito acima, ela deve estar entre 50% até 80%. Saiba que um nível de umidade menor pode ser muito prejudicial para a saúde. Além de causar algumas doenças, pode também comprometer a respiração de algumas pessoas. 

Por outro lado, é importante destacar que um ambiente com muita umidificação pode causar mofo, fungos e outros. Apesar de ser de grande ajuda, a umidade também pode atrapalhar quando o assunto é a saúde e por isso existe o nível adequado, que foi mostrado aqui.

Em que produtos investir para conseguir isso?

Bem, a maioria das pessoas tem dúvidas de onde investir para conseguir uma boa umidade no ar. Muitas compram ar condicionado para conseguir isso, porém, apesar de conseguir mudar o clima do local, esse aparelho pode deixar ele seco. Como já dito, o ar seco pode causar problemas.

A melhor opção é um umidificador de ar. Ele funciona de uma forma muito simples, evitando que o ar fique muito umidificado, deixando ele no nível adequado. Dito isso, o climatizado também pode se mostrar muito útil, já que com ele é fácil obter resultados semelhantes.

Nesse caso, é possível também obter uma melhor filtração de pequenas partículas de poeira, assim como a diminuição de bactérias na região. Ele é um bom investimento, barato e simples de instalar. Economiza energia e é sustentável, uma forma de climatizar que não agride o meio ambiente!

De que outras formas posso conseguir um bom resultado

Há certas ações que você mesmo pode fazer. Uma delas é saber como o ambiente em que está funciona! Isso é simples, porém, é algo que deve ser aplicado todo dia com base na temperatura externa. 

Basta saber os locais onde estão as janelas e manter elas abertas sempre. É claro, em dias de chuva o ideal é evitar. Por esse motivo é mais interessante ligar o aparelho de climatização que possui nesses momentos. 

Vale lembrar que produtos como climatizadores de ar funcionam em diferentes ocasiões. Isso porque ele é responsável por oferecer maior comodidade quando o assunto é ar seco, do inverno, e ao mesmo tempo deixa o clima agradável no verão.

A umidade é super importante para manter um ambiente agradável. Saber estabelecer o nível de umidade adequada é importante. Se ela estiver muito alta, seu corpo irá notar, se estiver muito baixa também.

O ideal é não ficar muito tempo nesses ambientes. Além de complicar a questão respiratória de alguns indivíduos, o próprio ar seco pode gerar doenças relacionadas. Não necessariamente há bactérias no ambiente, mas passar muito tempo em ambientes assim é prejudicial para qualquer um.

Manter janelas abertas e conseguir um bom sistema de climatização é a única opção!

Comentários estão fechados.