6 dicas de como preservar o meio ambiente no dia a dia

Sabe aquele canudo que você usa para tomar seu refrigerante quando vai ao cinema? Ou aquela sacola que você usa para carregar as compras do mercado?

Então, ele parece inofensivo, mas é um dos vilões do meio ambiente. Por isso, adote canudos de metal ou de outro material reciclável.

O plástico está presente no nosso cotidiano, no entanto, ele é um dos grandes vilões do meio ambiente. Vamos apresentar neste artigo algumas alternativas para substituir o plástico por materiais sustentáveis e preservar o meio ambiente.

Por que os plásticos é prejudicial ao meio ambiente

Utilizamos plásticos em grandes quantidades no nosso dia a dia. Porém, a maior parte dos plásticos não são biodegradáveis, o que quer dizer que esse plástico não é decomposto de forma natural por bactérias e outros seres vivos.

Desta forma, esse plástico acaba no habitat de animais e plantas, tornando-se uma ameaça às suas vidas.

E um dos grandes vilões são os canudos plásticos produzidos em alta escala e descartados em igual proporção.

Para se ter uma ideia, se cada pessoa utilizar um canudo plástico por dia durante um ano, após esse período serão descartados cerca de 72 bilhões de canudos. E isso apenas no Brasil. Some-se a isso, os copos de refrigerante, café e água, sacolas e garrafas plásticas.

Nesse sentido, alguns estados já possuem leis que proíbem o fornecimento de canudos plásticos e até mesmo sacolas em supermercados.

Portanto, é necessário uma mudança de comportamento para preservar o meio ambiente. Sendo assim, confira as nossas dicas.

Canudos de metal ou material sustentável

A primeira dica para preservar o meio ambiente no dia a dia é não usar canudos de plástico. Ao invés disso, adote canudos de metal ou canudos de papel que não prejudicam o meio ambiente.

Utilize ecobags

Outra forma de preservar o meio ambiente no seu cotidiano é na hora de fazer as suas compras no supermercado.

Desta forma, evite o uso de sacolas plásticas e em seu lugar utilize sacolas ecológicas ou ecobags, que são produzidas a partir de materiais como Algodão, Nylon ou Lona, ou mesmo sacolas retornáveis ou caixas de papel para carregar suas compras.

Em muitos países, inclusive, as pessoas utilizam essas sacolas como bolsa do dia a dia e esse comportamento tem se espalhado aqui no Brasil. 

Então, tenha sempre uma ecobag na sua bolsa, mochila ou na mala do carro para utilizar na hora das compras.

Uso de refil

Muitas empresas estão optando por comercializar produtos, como perfumes, cremes, shampoos, vendidos em embalagens plásticas com versão em refil feitas com material reciclável.

Ou seja, na primeira compra, você adquire o vaso plástico. Nas demais, adquire apenas o refil do produto para reaproveitar a embalagem plástica.

Assim, sempre que possível, reutilize a embalagem que já possui adquirindo apenas o refil do produto. Isso também vale para algumas bebidas, como refrigerantes.

Desta maneira, você reduz o uso de plásticos e contribui para a preservação do meio ambiente.

Apague as luzes

Evite acender as luzes durante o dia. Por isso, abra a janela, as cortinas, e deixe o sol entrar. Abuse da luz do dia. Além de cuidar do meio ambiente, você economiza na conta de energia, sem falar que a luz do sol é fonte de vitamina D e deixa as pessoas mais felizes.

Desligue os aparelhos

Mesmo quando desligados, os aparelhos conectados na tomada continuam a consumir energia. Desta forma, quando os aparelhos não estiverem em uso, retire-os da tomada e economize energia. 

Doações

Sempre temos roupas, livros e brinquedos que descartamos. Sendo assim, ao invés de descartá-los no lixo, doe os itens que não te servem mais e que possam ser reaproveitados.

Conclusão

Preservar o meio ambiente é uma tarefa de toda a sociedade, mas que necessita antes de conscientização e mudança de comportamento.

A partir de escolhas inteligentes, como utilizar canudos de metal, sacolas ecológicas e desligar da tomada os aparelhos que não estão em uso, você já está contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Além disso, itens como canudos de metal e sacolas ecológicas podem ser personalizados, tornando-os exclusivos.

Em nosso site, apresentamos outros produtos para utilizar no seu dia a dia que podem ser personalizados e ajudam a preservar o meio ambiente.

E no blog existem outros artigos sobre outras formas de preservar o meio ambiente no seu dia a dia. Não deixe de visitá-lo.

Comentários estão fechados.