Se você gosta de um pouco de história sobre as rodovias brasileiras, provavelmente tem curiosidade em saber qual foi a primeira rodovia pavimentada do Brasil.
Então chegou no lugar certo!
Tudo isso ocorreu em 1861, e na época, as pessoas ficaram maravilhadas, afinal, as estradas eram de terra, esburacadas e sem a mínima infraestrutura.
Portanto, continue a leitura e descubra qual foi o local da primeira rodovia pavimentada do Brasil, como foi construída e muito mais!
Qual foi a primeira rodovia pavimentada do Brasil?
A primeira rodovia pavimentada do Brasil foi inaugurada em 1861 pelo então imperador dom Pedro II.
Recebeu o nome de Estrada União e Indústria, ligando Petrópolis (RJ) e Juiz de Fora (MG).
Ela foi construída com o auxílio de colonos alemães, foi pavimentada pelo método Macadame, utilizando pequenas pedras, em um sistema de encaixe.
Apenas a título de curiosidade, a velocidade máxima atingida pelos veículos de tração era de 20 km/h.
A rodovia foi concluída com 144 km de extensão, que podiam ser percorridos em 12 horas, e ao longo do trajeto, havia estações para troca dos cavalos das carruagens.
Na época, essa construção foi considerada uma evolução da engenharia, e segundo relatos, foi a primeira concessionária, ficando sob a responsabilidade de Mariano Procópio Ferreira Lage a exploração da rodovia.
Em termos econômicos, essa rodovia trouxe muitos benefícios, pois através dela começou a ser feito o escoamento da produção de café.
E a primeira rodovia asfaltada do Brasil?
A primeira rodovia asfaltada do Brasil foi inaugurada em 1928, a Rio-Petrópolis, que é hoje a Rodovia Washington Luís.
Assim que foi aberta aos veículos, a rodovia era de mão dupla, com pistas de oito metros de largura (trecho da Baixada Fluminense) e de 6,5 metros (na Serra do Mar), com uma velocidade média de 60 km/h.
Nos anos 50, com a construção de uma rodovia entre Itaipava e Xerém, a antiga Rio-Petrópolis passou a ser de mão única.
Em 1996, foi privatizada e então os investimentos para a manutenção foram iniciados, como a instalação de placas, uso de solvente para sinalização viária, postos de atendimento de emergência, entre outros.
Conclusão
Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história sobre qual foi a primeira rodovia pavimentada do Brasil?
Felizmente, com o avanço de novas técnicas de construção e da própria engenharia, aos poucos, as rodovias brasileiras foram sendo asfaltadas em um tempo muito mais rápido, com a utilização de materiais mais resistentes e com maior durabilidade!