Vale a pena ter arara de roupas em casa?

Depois de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, seja para comprar ou alugar, é hora de pensar em outros detalhes importantes, como a compra dos móveis, por exemplo. No entanto, quando falamos em guarda-roupas, uma tendência que vem ganhando cada vez mais força são as araras, que servem para colocar suas peças e manter tudo muito bem organizado. Além disso, elas ainda facilitam a rotina devido à melhor visualização sobre o que você tem guardado. Contudo, esse item ainda está ganhando destaque por ser um elemento muito interessante de decoração, principalmente em ambientes com estilo moderno e minimalista. 

Mas, sabemos que não é tão simples fazer essa escolha e pensando nisso, preparamos o post de hoje para dizer se realmente vale a pena ter arara de roupas em casa. 

Quais as vantagens de ter uma arara de roupas?

As araras nada mais são do que objetos utilizados para pendurar roupas em locais acessíveis, sendo conhecidas também como cabideiro. A cada dia, esses elementos vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos decorativos e isso não é à toa, visto que promovem diversas vantagens para o dia a dia. Confira abaixo quais são elas:

Praticidade

A arara de roupas permite que você visualize suas peças de uma única vez, agilizando o processo de escolha da roupa. Além disso, a disposição permite que você utilize mais e melhor suas peças, pois ao contrário de um armário comum, aqui você não irá perder nenhuma de vista. 

Minimalismo

Outra vantagem da arara de roupas é que você consegue se concentrar somente no que é essencial para você. Afinal, como o espaço é limitado, dificilmente você irá acumular peças que não utiliza. Esse é o conceito primordial no minimalismo e vem conquistando cada vez mais adeptos. 

Versatilidade

Atualmente existe uma grande variedade de araras de roupas e por isso, você pode escolher o formato, cor, tamanho, material e outros detalhes. Essa versatilidade é incrível, pois permite combinar com os diferentes estilos de decoração. 

Ideal para espaços pequenos

Principalmente para quem mora em lugares pequenos, a arara de roupas é uma ótima aliada. Isso porque, ela ajuda a economizar espaço, sem influenciar na circulação do cômodo. Sendo assim, para quem quer maior área livre no quarto, é hora de sair às compras e encontrar a arara de roupas ideal 

Melhor ventilação

Outra grande vantagem em investir em uma arara de roupas é que o mofo e bolor não têm vez por aqui. Isso porque, as roupas ficam totalmente expostas, recebendo maior luminosidade e ventilação. Sendo assim, esse tipo de ambiente é o último lugar que esses parasitas irão querer ficar.  

Bom custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, as araras de roupa cabem em qualquer orçamento. Isso porque, adquirir essa peça é muito mais barato do que comprar um guarda-roupa convencional, principalmente quando falamos de modelos planejados. Portanto, se você tem como prioridade a economia, mas não quer deixar de lado a praticidade e funcionalidade, não deixe de comprar sua arara de roupas. 

Como escolher a arara de roupas ideal?

Como falamos, existem diferentes modelos de arara disponíveis, sendo que a escolha ideal irá depender de suas necessidades, gosto e decoração. 

Por exemplo, para quem é solteiro, uma boa alternativa é a arara de parede ou de teto, que pode ser feita em madeira, metal ou PVC, além de poder ter como complemento prateleiras para organizar sapatos e caixas de acessórios.

Já para casais, a arara de roupas dupla com sapateira é um ótimo investimento, visto que atende os dois. Por outro lado, para o quarto das crianças, é recomendado adquirir um modelo menor para que eles possam alcançar por conta própria e assim favorecer a sua autonomia. 

Por fim, para quem quer ainda mais praticidade, não deixe de considerar as araras com rodinhas. 

Mantenha a organização

Não podemos deixar de lembrar ainda que a arara de roupas fica totalmente exposta e por isso, é importante manter a organização em dia. Afinal, qualquer bagunça fica em evidência, fazendo com que o ambiente fique com aparência de desleixado. Por isso, siga nossas dicas abaixo:

  • Organize as roupas em escala de cores, das mais claras para as mais escuras;
  • Setorize a arara por tipos de roupas, ou seja, casacos com casacos, calças com calças e assim por diante. Isso facilita bastante o dia a dia;
  • Padronize os cabides, utilizando cores ou formatos iguais, como de madeira, coloridos, em tecido, etc. 
  • Mantenha os cabides voltados para a mesma direção;
  • Combine a arara com um móvel pequeno, como uma mesinha lateral ou de cabeceira. 

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena ter uma arara de roupas em casa. No entanto, é fundamental manter a organização, pois qualquer bagunça pode impactar toda a estética do cômodo. Além disso, ter um profissional especializado, como o designer de interiores, pode ajudar bastante no melhor aproveitamento do espaço.

Leia aqui também: Como é feita a regularização de um imóvel?

Comentários estão fechados.