Tendências de Papel de Parede 2022: 11 grandes soluções e ideias de design

Neste artigo, vamos tentar responder cinco perguntas principais: quais são as características desse tipo de revestimento de parede, como escolher e combinar papel de parede corretamente, que tipo de papel de parede estará na moda em 2022 e por que eles nunca perderão sua relevância.

Sem mais delongas, vamos dar uma olhada em algumas das principais tendências de papel de parede 2022. 

Tendências de papel de parede 2022 : ecológicas 

No design de interiores, é possível integrar conceitos modernos e a natureza em um mesmo projeto. Vemos isso mais nitidamente quando observamos que os materiais ecológicos para decoração de parede lideram o mercado há vários anos.

Revestimentos feitos de juta, linho, seda, feltro, fibras de algodão não são apenas inofensivos ao meio ambiente, mas também ajudam a criar uma atmosfera especial de conforto e tranquilidade na casa.

E graças à variedade de soluções de cor e estilo, essas tendências de papel de parede 2022 podem se encaixar organicamente em qualquer conceito interior: desde clássicos barrocos luxuosos e rigorosos até provence moderno e suave.

Design de papel de parede natural 2022, feito de materiais ecologicamente corretos 

Aqui temos duas opções: bambu e papel. É adequado para quarto infantil. Também pode ser um papel de parede perfeito para o quarto 2022.

Estes papéis de parede não emitem nenhuma substância nociva e, portanto, são absolutamente seguros. 

Bambu é muito grosso e requer cola especial e alguma habilidade.

Os de papel são muito finos. Eles são difíceis de trabalhar, pois rapidamente se molham da cola aplicada e não se encaixam bem, especialmente se a parede não é perfeitamente plana.

Portanto, é melhor levar esse papel de parede com uma margem para compensar o material danificado.

Tendências de Papel de Parede 2022: tropical 

Estampas botânicas são algumas das principais favoritas do papel de parede 2022. Além disso, os motivos tropicais tornaram-se os mais relevantes nesta temporada: folhas de palmeira, monstros exóticos, plantas raras e desconhecidas.

A eficácia dessas impressões é adicionada pelo seu tamanho grande. Este design de papel de parede 2022 chama a atenção à primeira vista, mas ao mesmo tempo não é nada irritante e parece bastante natural em interiores. 

Ajuda a adicionar vida e emoções agradáveis aos conceitos modernos de design, caracterizados por alguma frieza e austeridade.

Tendências de Papel de Parede 2022: Impressões geométricas 

Impressões geométricas claras ainda estão no seu auge. Esses padrões são incrivelmente versáteis: linhas e formas, ângulos e intersecções, verticais e horizontais.

Em 2022, os designers propõem prestar atenção especial às decisões ousadas no espírito de Memphis e op-art.

Claro, não estamos falando das manifestações mais extravagantes desses estilos, das quais uma pessoa despreparada pode ter um choque cultural.

Mas a geometria simplificada com efeitos ópticos discretos e ilusões tem o direito de estar presente nas tendências de papel de parede 2022.

Um padrão selecionado corretamente ajudará a corrigir algumas das características da sala.

Assim, uma faixa vertical eleva visualmente o teto, uma impressão discreta em um fundo leve adiciona frescor e ar ao interior, e uma combinação de vários tipos de papel de parede com impressões multidirecionais em uma sala ajudará a zonear o espaço.

Tendências de Papel de Parede 2022: Tátil

Os fãs de  parede monocromática devem dar uma olhada mais de perto nas tendências e ideias de decoração do papel de parede tátil 2022 e diferentes 

Essas coberturas têm uma superfície agradável ao toque que pode imitar as superfícies de veludo, veludo, camurça, couro e até madeira e mármore.

Tipicamente, o papel de parede tátil é produzido em uma base não tecida com um revestimento têxtil de algodão, lã ou fibras sintéticas. 

Eles parecem muito aconchegantes e elegantes em interiores.

Tendências de Papel de Parede 2022: Patchwork 

Patchwork é uma técnica de combinação muito interessante adequada para um quarto infantil e é uma das Tendências de Papel de Parede 2022.  

Diferentes papéis de parede são cortados em quadrados ou retângulos e colados em uma “bagunça criativa”. O principal é não perder o senso de proporção e estilo.

Você pode usar papel de parede para uma combinação de patchwork, por exemplo, com motivos semelhantes no padrão ou com padrões diferentes, mas com uma cor repetindo.

Tendências de Papel de Parede 2022: Pastorais Franceses 

Cenas da vida da província francesa estão experimentando outro aumento de popularidade nas tendências de papel de parede 2022.

Duas direções entraram em 2022: Toile de Jouy e Chinoiserie. A primeira inclui revestimentos imitando tecido de algodão fino com um padrão monocromático impresso. 

Na maioria das vezes eles retratam cenas pacíficas da vida rural: pastoras em um prado, caçadores e animais entre as árvores, senhoras em um piquenique.

Graças à natureza gráfica de tais estampas, o papel de parede a la de Jouy pode se encaixar organicamente em interiores clássicos e modernos.

A segunda direção – Chinoiserie – se concentra em motivos orientais, mas não os transmite literalmente. Interpreta-os de uma maneira europeia. 

Há pagodes chineses, dragões antigos, ramos de ameixas floridas, e lindos pássaros entre as flores.

Tendências de Papel de Parede 2022: Papel manchado

Outra solução fora do padrão para conceitos minimalistas é o papel de parede “Dálmata”.

Tais tendências de papel de parede 2022 olham para a facilidade no interior e até mesmo com bastante ousadia. 

Eles podem ser o sotaque certo que torna o minimalismo ascético interessante e atraente.

Tendências de Papel de Parede 2022: Animalescos

Não é a primeira vez que estampas de animais aparecem em revestimentos de parede, mas nas tendências de papel de parede 2022, essas estampas se tornam mais decorativas. 

Uma das opções reais é a repetição das figuras dos animais selvagens em um fundo escuro e mudo.

Entre os representantes populares da fauna estão tigres, elefantes, girafas, leões e macacos. 

Além disso, você pode “obter” pavão pintado, peixe, guindastes ou gansos selvagens em casa.

Tendências de Papel de Parede 2022: Malha

Outra “novidade” interessante e muito atraente de 2022 é o chamado papel de parede de malha. Seu padrão repete a textura de uma tela tricotada de fios grossos.

Tais revestimentos parecem muito originais e estéticamente agradáveis. Eles são especialmente relevantes para o agora popular estilo escandinavo.

Tendências de Papel de Parede 2022: Gradiente

Padrões de gradiente transformam visualmente o espaço. Sua direção na sala pode ser qualquer: uma impressão vertical tornará os tetos mais altos, uma impressão horizontal irá “empurrar” as paredes, e uma impressão diagonal adicionará espaço para a sua sala.

Tendências de papel de parede gradiente 2022 podem ser usadas apenas em uma parede para criar um sotaque brilhante em um interior neutro, ou podem ser usados para decorar toda a sala.

No segundo caso, é importante selecionar corretamente o esquema de cores e intensidade das tonalidades para que tal acabamento não se torne uma fonte de irritação constante para os proprietários do quarto.

Tendências de Papel de Parede 2022: aprenda a combinar os papéis de parede

Há certas regras para se ter uma boa combinação de cores e harmonização. Papel de parede sem revestimento são adequados para quartos, salas de estar e quartos infantis. 

Use vinil, papéis de parede laváveis como papel de parede de banheiro 2022. É também uma solução perfeita para um papel de parede de cozinha 2022.

Para implementar com sucesso a ideia apresentada em sua casa, você precisa conhecer as regras básicas para combinar.

É aconselhável combinar papel de parede da mesma textura. Apenas uma combinação de impressão de tela de seda com textura de tecido vai parecer bastante decente. 

Mas a mesma impressão de tela de seda em combinação com papel de parede de vinil criará dissonância no interior.

Listras verticais são a maneira mais fácil de combinar. Use-o se quiser expandir o espaço. Além disso, este método permitirá enfatizar peças salientes em seu interior – arcos, colunas, nichos. Alterne o papel de parede selecionado um após o outro ou em tiras de 2-3.

Para paredes irregulares, escolha um papel de parede texturizado ou em relevo 2022 com um design bonito. 

Eles ajudarão a esconder pequenas falhas nas paredes. Papel de parede liso acentuará qualquer defeito nas paredes.

Tendências de papel de parede 2022 devem ser combinadas de acordo com as leis da harmonia. Use papel de parede da mesma faixa de cores. 

Combinações conflitantes de papel de parede não são permitidas. Por exemplo, marrom e verde, rosa e laranja, cinza e verde escuro não são combinados.

Pelo contrário, tons de bege (areia – marfim – chocolate) e cores azuis serão bem combinados. Tais combinações são adequadas para amantes de interiores calmos e discretos.

O papel de parede da mesma faixa de cores inclui combinações como vermelho e vermelho-laranja, amarelo e amarelo-vermelho. 

Nessas combinações de cores, você pode alcançar a harmonia.

A combinação polar é, por exemplo, ciano (azul) e amarelo, amarelo e lilás (roxo). Polar Harmony permite combinar mais de 2 cores. Por exemplo, verde escuro – azeitona – rosa. 

Levando em conta que a combinação polar é muito ativa, combine papéis de parede de diferentes saturações.

E mais uma regra importante: a paleta de cores do papel de parede combinado deve ser repetida no interior.

Tendências de papel de parede 2022 tem que agradar você 

Vimos muitas dicas de tendências de papel de parede 2022, no entanto, é mais importante, neste caso, ouvir seus próprios sentimentos e emoções. 

Não importa o quão elegante seja o papel de parede, se você pessoalmente não gosta, então sinta-se livre para se recusar a comprá-lo e continuar procurando por sua opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *