Sobrado: saiba se vale a pena morar em um

Dos diferentes tipos de residência que podem ser uma boa opção, os sobrados acabam sendo uma das menos conhecidas. Você já pensou nos benefícios de morar em um sobrado. Você ao menos sabe que tipo de construção é essa? Nesse artigo iremos falar mais sobre ela.

Em resumo, para facilitar sua compreensão, pode entender um sobrado como uma construção que possui dois ou mais andares. É muito conhecido também como duplex ou triplex. No ramo residencial são muito conhecidas, mas essa definição não está completa, principalmente para você que está em busca de um local como esse para morar.

O que chama muita atenção em um sobrado é a possibilidade de conseguir cômodos muito maiores. A procura por esse tipo de empreendimento tem crescido de forma muito forte. Se está em busca de um local como esse para residir, aqui iremos mostrar algumas vantagens que podem ser de grande valor para você.

Afinal de contas, o que é um sobrado

Apesar de já ter citado um pouco sobre o que é um sobrado, há certos pontos que podem ter passado despercebidos. Como dito, podem ser chamados de duplex ou triplex. Estes também devem estar disponíveis para venda ou locação também. A metragem do terreno é outra característica de grande valor para esse tipo de residência.

Já a palavra em si é um termo mais antigo. Está relacionado com a tipologia de imóveis na cidade de Minas Gerais durante o período do ciclo do ouro. Em suma, as construções eram realizadas, sobretudo, em locais altos e por conta disso “sobrava” um espaço na parte baixa. Assim sendo, o local era perfeito para um piso térreo.

Geralmente por possuir um espaço muito maior, esse local é procurado por famílias que são mais numerosas. Mas nada impede que qualquer outra pessoa aproveite todo esse espaço.

Vale a pena construir um sobrado

Com certeza essa é uma construção que pode ser ótima quando se trata do lado residencial. Ela é bem versátil e por conta disso oferece diferentes vantagens para o morador. Mas isso não é tudo. Também pode ser uma opção comercial, oferecendo lugar para 15 ou 20 funcionários.

É claro, apesar de ser uma característica de uma micro empresa, o sobrado é uma ótima opção para começar seu empreendimento. E claro, é possível realizar mais de uma atividade no local. O térreo pode ser utilizado para a criação de um negócio enquanto o segundo andar fica como residência.

É uma forma eficiente de economizar. Se deseja construir o local é ainda mais vantajoso, visto que terá liberdade para personalizar o mesmo. É claro, há um jogo de tempo maior quando esse é o foco. Por outro lado, os resultados são bem interessantes.

Por fim, se investir na construção de um sobrado é interessante levar em conta certas considerações. Essas são importantes para que o local fique agradável para você e para que morar na sua residência. E, claro, o preço também é outro fator importante.

O que é importante durante a escolha ou a construção

Como todo local que está em processo de construção, há certos pontos que devem ser considerados aqui. Ao construir um sobrado alguns pontos devem ser observados para evitar dores de cabeça no futuro. A dimensão da área, por exemplo, é um dos mais importantes critérios. 

A boa notícia, no entanto, é que a maioria das construções de sobrados são perfeitas em metragens pequenas. Por outro lado, pode encontrar diversos problemas se o terreno for muito estreito. Isso porque com certeza o espaço para a construção será reduzido e muito.

A vizinhança é outro ponto que pode entrar na lista. Buscar locais com ótima vista, bem arejados e com outras características semelhantes é uma ótima ideia. Apesar disso, sabemos que nem sempre é possível chegar a esse resultado.

Outros critérios podem ser considerados de nível mais técnico, porém, não deixam de ser importantes no momento da construção.

O que considerar para morar em um bom sobrado

Apesar de não existir uma dica tão específica assim, é interessante que considere algumas informações antes de começar a construir o local. Uma das principais e mais importantes ações é realizar uma consulta de especificações da prefeitura.

Naturalmente isso não é um problema porque pode ser feito rapidamente. Outra dica é construir áreas de lazer que sejam chamativas e aconchegantes. Como o local é grande, esse investimento acaba sendo muito valioso para quem deseja morar no local.

Por fim, é possível também que aumente um andar quando desejar! É um pouco mais complexo do que outros pontos citados aqui, mas vale a pena.

Sobrados são ótimas opções para morar. Tudo que precisa é realizar uma pesquisa e análise do que é mais importante para você.

Isso com certeza ajuda durante a escolha, a etapa de construção e também no resultado final.

Comentários estão fechados.