Vai construir ou reformar? Veja porque escolher o ralo linear é muito mais vantajoso!

A escolha do ralo linear tem sido uma das melhores alternativas para quem está construindo ou reformando.

Visto que, além de promover um escoamento eficiente da água, agrega ainda mais beleza e modernidade ao ambiente.

Portanto, para que no decorrer da obra não surjam possíveis transtornos, é imprescindível pensar nesse detalhe de suma importância para o sucesso da reforma ou construção.

Continue a leitura deste post e conheça as vantagens de optar por esse tipo de sistema de drenagem.

O que é o ralo linear e qual a principal diferença das demais grelhas de tubulação?

Geralmente constituído em inox e em formato que lembra uma grelha, o ralo linear, permite um acabamento mais sofisticado e um escoamento mais eficiente.

Diferentemente dos modelos mais comuns, que na maioria das vezes, são quadrados e com tamanho máximo de 20 cm.

Essa versão mais moderna de drenagem, pode atingir até 1 metro de largura, evitando assim o risco de entupimento e acúmulo de água.

Em outras palavras, com uma área de escoamento maior, até mesmo os cálculos para seu processo de instalação são facilitados.

Em contrapartida, para a preparação dos ralos convencionais, mesmo com toda análise, pode acontecer que o escoamento da água não ocorra de maneira adequada.

Com base nisso, listamos neste post as principais vantagens de se escolher uma versão mais moderna, para facilitar o trabalho em diferentes ambientes, como banheiro, cozinha, entre outros.

1- Estética mais sofisticada

Com todos os avanços tecnológicos, o setor de acabamentos não poderia ficar de fora, não é mesmo?

Dessa forma, tanto os donos das construções, quanto os profissionais do segmento da construção civil, estão cada vez mais antenados com as novidades para deixar sua obra mais moderna e funcional.

Nesse sentido, os ralos convencionais, foram tornando-se obsoletos, já que não mais atendiam com eficiência a sua função e não contribuem esteticamente com a decoração dos projetos.

Assim sendo, a inovação desse item, seja em sua versão aparente ou oculta, permitiu maior facilidade na instalação, bem como um acabamento de alto padrão.

Portanto, se você deseja maior discrição e modernidade, a escolha do modelo oculto é a mais assertiva, pois assegura máxima integração com o ambiente escolhido.

Todavia, se a intenção é ousar, as opções aparentes podem ser encontradas em cores diferenciadas, como inox, gold, rosé gold, escovado e polido.

2- Maior segurança contra infiltrações

Se você já se deparou com infiltrações em sua casa ou apartamento, com certeza teve uma grande dor de cabeça, afinal, só descobrir esse tipo de problema depois da finalização da obra, é um grande transtorno.

Isso porque, para a correção desse contratempo, faz-se necessário a retirada de todo revestimento onde ocorreu a infiltração.

Nesse ínterim, duas tecnologias são utilizadas para a prevenção desse problema:

  • Base em monobloco injetado: que a partir do aquecimento da matéria-prima é colocado no molde frio. Esse contato resulta na solidificação do material no modelo da forma escolhida. 

Com isso, a peça fica livre de pontos negativos, tais como: junções, soldas e emendas, que facilitam possíveis vazamentos.

  • Abas anti-infiltração: nos extremos da base do ralo é feito um selamento com adesivo plástico, com isso há um reforço a mais na impermeabilização, garantindo o escoamento correto da água.

3- Evitar a invasão de aracnídeos, insetos e roedores

Certamente, uma das grandes preocupações, tanto no ambiente residencial como comercial, é a presença de mosquitos, escorpiões, aranhas e ratos.

Portanto, para maior segurança, já é possível encontrar no mercado modelos de ralos que contam com um sistema de retenção, que impede a entrada desses invasores.

Ou seja, a saída de passagem da água fica fechada, é aberta automaticamente quando é preciso fazer o seu escoamento, sendo tampada em seguida.

4- Combate odores desagradáveis

As melhores marcas do mercado desse tipo de acessório, possuem um sifão, que é responsável por bloquear o mau cheiro proveniente da tubulação do esgoto.

Além disso, não é necessário o uso de ferramentas e conhecimento hidráulico para sua instalação.

5- Facilidade na limpeza

A ausência de elementos não porosos em matérias primas como o inox e o PVC, possibilita uma higienização mais eficiente.

Dessa forma, não é necessário que as limpezas desse item aconteçam com frequência, sobrando mais tempo para a realização de suas tarefas.

Sendo assim, se você não pretende ficar refém desse tipo de trabalho, uma vez que o excesso de gordura corporal e cabelo, causam o entupimento das caixas sifonadas.

O ideal é optar por acessórios que facilitem o seu dia a dia, como as ventosas que facilitam a retirada das tampas e as grades redentoras, que permitem a remoção descomplicada de dejetos.

Embora esse assunto ainda seja negligenciado por muitas pessoas, é fundamental fazer a escolha correta dos ralos que serão utilizados na reforma ou construção.

Evitando assim transtornos comuns, como entupimento e infiltração, que podem causar uma grande dor de cabeça.

Comentários estão fechados.