Maus hábitos na pia: entupimento na certa

Você sabe quais são os maus hábitos na pia? A pia é parte importante da rotina de qualquer residência, e nem sempre cuidar dela da forma correta é o hábito que todos da casa.

É por isso que hoje vamos te apresentar 5 dos piores hábitos para quem quer evitar entupimento.

Conhecendo cada um deles, você vai entender o que está fazendo de errado e por que sua pia sempre entope. Além disso, vamos te mostrar o que fazer se o entupimento acontecer mesmo assim.

Quais são os maus hábitos na pia?

1. Jogar óleo no ralo

Esse é o pior hábito praticado pelos brasileiros. Por não saberem como fazer o descarte correto de óleo velho na cozinha, parece ser mais fácil simplesmente se livrar do problema jogando tudo pelo ralo.

Mas as coisas não são bem assim. A gordura que despejamos pelo encanamento acaba por acumular nas paredes da tubulação. 

Com isso, uma camada cada vez mais grossa e forte vai se construindo até obstruir completamente o cano. E então, já era. É preciso chamar o desentupidor.

Portanto, em vez de jogar o óleo pelo ralo, guarde em recipientes plásticos e faça o descarte correto. O seu encanamento e o meio ambiente agradecem essa ação.

2. Deixar a pia suja por muito tempo

Outro hábito péssimo para a pia e que provoca muito entupimento é deixar a louça suja por muito tempo parada. Quando deixamos pratos e panelas sujas na pia, os restos de alimentos que estão ali se acumulam e acabam descendo pelo ralo.

Além disso, quando lavamos muita louça de uma vez, é possível que a pia entupa com os restos de alimentos acumulados por ali. 

O ideal é que assim que você acabar de utilizar a louça, você já a lave. Mas como ninguém é de ferro, se deixar acumular opte por deixar louças na bancada ao redor da pia e não dentro dela.

3. Não utilizar protetor no ralo

Outro hábito comum mas que precisa ser evitado a todo custo é utilizar a pia sem um protetor no ralo. Isso porque sem o protetor, todo o resto de alimento e sujeira sólida que for retirado da louça, vai parar diretamente no encanamento. Isso, com o tempo, pode formar uma crosta que obstrui a pia, entupindo-a.

Portanto, compre protetores de ralo não só para a pia, mas para todos os ralos da casa. Dessa forma você evita entupimentos em toda residência e não passará pelo problema com tanta frequência.

desentupidora-de-pia02

4. Não realizar desentupimento preventivo 

Encanamentos de nenhum tipo duram para sempre. Sem uma manutenção então, é provável que durem muito menos do que o esperado. O mesmo vale para a pia, o ralo e a sua tubulação.

É preciso realizar manutenções preventivas de dois anos em dois anos pelo menos, se a pia não apresentar problemas e for nova, e até anual se a pia já estiver desgastada. 

As manutenções previnem que você tenha gastos de forma imprevista e te ajudam a ter tempo de procurar por melhores preços e fazer pesquisa de mercado antes de gastar.

A economia é certeira. Portanto, não deixe de chamar um profissional hidráulico para avaliar se está tudo em ordem mesmo.

5. Jogar alimentos no ralo 

E por fim, o último hábito que provoca entupimento na pia é o de jogar alimentos, por menores que sejam, dentro do ralo. Mesmo alimentos em pó podem provocar obstrução na tubulação e levar até o entupimento completo da pia.

Portanto, retire os alimentos que sobraram de pratos e panelas antes de colocá-los para lavar. Isso ajuda você a poupar seu ralo e evitar entupimentos constantes.

desentupidora-de-pia03

Maus hábitos na pia: quem eu chamo quando a pia entupir?

Chame um profissional desentupidor que tenha experiência com serviços hidráulicos. Ele será capaz de resolver o problema na sua pia com agilidade e eficiência. Além disso, o profissional desentupidor consegue fazer diagnósticos corretos que levam a resolução concreta do problema.

E não apenas enfrentar o entupimento com resoluções paliativas. Portanto, ao notar que sua pia está entupida, precisando de uma manutenção e, principalmente se você pratica os hábitos que dissemos aqui, chame já um profissional.

Também é importante lembrar que ao tentar desentupir ou arrumar um outro problema com a sua pia, pode ser que você piore a situação. Não só por não contar com o equipamento correto, mas por não saber de fato qual a causa do problema. 

Leia também: Maus hábitos que podem arruinar o seu corpo depois dos 60 anos

Maus hábitos na pia: quando devo chamar um desentupidor?

 Se você percebeu algum dos sinais abaixo, está na hora de chamar um desentupidor profissional para dar uma olhada na sua pia. Esses são sinais de que algo está errado na parte hidráulica ou no encanamento da sua pia:

Mau cheiro voltando do ralo da pia;

Vazão lenta da água ao usar a pia para lavar louças;

Entupimentos constantes que são resolvidos paliativamente, mas sempre acabam voltando;

Vazamentos por baixo da pia ou no sifão quando ela é utilizada;

Não deixe para depois! Chame um profissional hidráulico ou desentupidor para entender qual é o problema e resolvê-lo de uma vez por todas. 

Precisa de desentupir a pia? Chama a Ajax!

Lidar com entupimentos e obstruções no encanamento não é fácil. E infelizmente, não escolhemos a hora nem a data para esse tipo de problema acontecer. É por isso que contar com profissionais experientes, rápidos e disponíveis 24 horas é de extrema importância. 

Sem eles, poderíamos ficar horas ou até mesmo dias tendo que lidar com uma pia entupida ou com um ralo que transborda. E sabemos bem que esse tipo de problema afeta nossa rotina para pior.

Hoje, destacamos o quão importante é contar com desentupidoras 24 horas, e temos mais uma dica de onde encontrar a empresa certa para você.

A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como desentupimento de pias e reparos na rede hidráulica.

Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.

 Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais e via formulário de contato