Apartamento usado ou apartamento na planta: qual a melhor escolha?

O imóvel dos sonhos ainda faz parte dos sonhos de muitos brasileiros, mas como decidir? Apartamento usado ou apartamento na planta, qual a melhor escolha?

É uma decisão que precisa ser muito analisada, vários fatores implicam na escolha, a primeira é justamente entre usado ou na planta. 

São duas modalidades completamente diferentes, ambas com vantagens e desvantagens, mas tudo depende da necessidade de cada um. 

No entanto, e afim de se livrar de algumas burocracias o recomendado é realizar todo processo através de uma imobiliária, por exemplo: se você busca apartamento na planta, precisa procurar ajuda local, e isso vale para todas as cidades. 

Mas, independentemente da sua escolha, é bom ter um valor em mãos, ou quando possível pagar à vista, afinal, o desconto por pagar antecipado pode ser interessante, o mesmo pode acontecer a depender do valor da entrada. 

O financiamento imobiliário por acontecer tanto comprando usado ou na planta, porém o apartamento na planta pode ser mais barato do que o usado quando financiado. 

A forma financiada é a preferida dos brasileiros justamente por ser facilitada, optando por comprar um apartamento na planta pode-se usar inclusive o FGTS como entrada. 

No geral a entrada costuma ficar entre 30% e 40% do valor total do imóvel, isso para apartamento usado ou na planta. 

Apartamento na planta

Como dito acima, independente da escolha ambas possuem vantagens e desvantagens, falaremos aqui apenas dos benefícios, pois eles são maiores que as desvantagens e devem ser levados em conta. 

A decoração sem dúvidas é uma das vantagens de escolher um apartamento na planta, dependendo da construtora o proprietário pode escolher alguns itens como piso, armários, acabamentos etc. 

Dependendo da planta outras mudanças podem ser feitas, como quebra de alguma parede, balcão de cozinha entre outros. 

Tudo novo, e quando falamos em infraestrutura isso é fundamental, um apartamento usado pode aparentar problemas, requerendo frequentemente manutenção, enquanto um apartamento novo ainda levará alguns anos para que alguma manutenção possa ser feita. 

Porém tudo dependo também da quantia que você está disposto a investir, faça um planejamento financeiro, a organização é fundamental para evitar surpresas financeiras. 

Os apartamentos na planta contam com maior valorização, isso devido as construtoras procurarem por lugares propícios para de valorizar ainda mais, e cada novo empreendimento uma arquitetura moderna é implementada. 

Quanto a documentação para adquirir um apartamento na planta é pouco e com ajuda da construtora qualquer pessoa consegue agilizar. 

São os documentos: Escritura, ITBI Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, Certidões Negativas e Registro de Compra em Cartório e Certidões. 

Lembra quando falamos de se fazer um planejamento financeiro, ele entra aqui, na medida do possível comece a juntar algum dinheiro para a documentação, esse valor é além do financiamento e costuma ficar em torno de 6 e 8% do total do apartamento. 

O ITBI varia o preço conforme o Estado, e costuma ser de 2 a 5% do valor do imóvel. 

A escritura juntamente com a Certidão custa mais ou menos R$ 700,00 é bom ter um dinheiro guardado pra quando essa parte burocrática for exigida. 

Ah se for seu primeiro imóvel irá ganhar um desconto de 50% no Registro e Escritura, no entanto, se você optar pelo financiamento não irá precisar de escritura, pois o contrato do financiamento possui a mesma força.

Quem decidir comprar por um apartamento usado, vai precisar além de toda documentação original da compra, e também outras certidões. 

Os documentos exigidos sem apartamentos usados são:

Certidão dos dados cadastrais além do IPTU, esses são através da prefeitura da cidade.

Certidão de Matrícula e do Ônus Reais que são solicitadas junto do Cartório de Registro de Imóvel. 

Se o imóvel for em condomínio, vai precisar ainda da Certidão de Débito Condominial que deve ser solicitado na administradora do condomínio. 

Como pode ver a burocracia em comprar um apartamento usado é bem maior, e nem sempre você irá contar com ajuda de especialistas na área para te orientar, isso é gasto de tempo além de dinheiro. 

Apartamento Usado

A primeiro benefício adquirido ao comprar um apartamento usado é poder se mudar logo. Enquanto um apartamento na planta o proprietário pode levar anos para pisar no imóvel dos sonhos. 

O apartamento usado acaba sendo opção das pessoas que estão com pressa para se mudar, são muitos os motivos que podem levar a essa escolha, desde morar de aluguel, ou estão com a data do casamento marcada por exemplo. 

A vantagem de entrar nos apartamentos, olhar ao vivo o novo lar é uma coisa legal, enquanto os da planta apenas maquete, até que sejam construídos, e muitas pessoas ainda acabam por não gostar do que foi entregue. 

A entrega ainda corre o risco de ser atrasada, dificilmente um empreendimento na planta é entregue no tempo combinado, o que pode causar muitos problemas porquê as pessoas se programam. 

Apresentamos para você as possibilidades para que consiga escolher conforme a sua necessidade, espero que tenha gostado, até a próxima!

Saiba aqui também: 8 maneiras de refrescar a casa durante os dias quentes

Comentários estão fechados.