8 Maneiras de refrescar a casa durante os dias quentes

Muitas pessoas sofrem no verão com dias quentes e ficam sem saber qual melhor opção para se refrescar, opções não faltam no mercado e trouxemos algumas delas para te ajudar escolher.

Climatizadores

Comumente confundidos com ar condicionado por possuírem finalidades parecidas: refrescar os dias quentes. 

No entanto, os climatizadores além de ajudar com o calor melhoram a qualidade do ar, ideal para pessoas com algum tipo de problema respiratório. Então, pode ser usado em qualquer estação do ano. 

Uma das vantagens do climatizado é economizar na energia elétrica, quando comparado ao ar condicionado é visível a economia. 

Se você ainda não estiver convencido pode optar pelo aluguel de climatizadores, e fazer o teste, porém, temos a certeza que se dará por satisfeito.

Ar condicionado

Como o climatizado, o ar condicionado pode ser utilizado em qualquer época do ano, alguns inclusive tem a opção de frio e quente. 

A dica aqui é optar pelos ar condicionado tipo split por apresentarem filtros que ajudam eliminar ácaros, bactérias, fungos e até mesmo vírus da gripe. 

Como opção para refrescar nos dias quentes é ótimo, a única desvantagem é com a conta de energia elétrica, portanto, se for para se refrescar economizando prefira os climatizadores

Pinte paredes com cores claras

Muitas pessoas não acreditam, mas você sabia que cores escuram absorvem energia? Isso mesmo, em contra partida as cores claras, como beje, branco, tons pastéis etc refletem incidência de luz. 

Portanto, está aqui mais uma dica para refrescar a casa durante os dias mais quentes, assim como as paredes o mesmo é válido para roupas, cortinas, toalhas, roupa de cama etc. 

Espalhe recipientes com água pela casa

Uma solução simples, mas muito eficaz, só quem possui problemas respiratórios sabe o quanto é ruim a umidade baixa do ar. 

Espalhar recipientes com água dentre de casa é outra opção para refrescar nos dias quentes, pode ser tigela, bacia, entre outros.

Mas por que? A água por evaporar melhora o ar levando consigo o mormaço causado pelo calor. 

Como alternativa para os recipientes e ainda colaborar com o a decoração, são as fontes de água. 

Ventiladores

Dificilmente existe uma residência que não possua um ventilador, alternativa barata e eficaz contra os dias quentes. 

Os ventiladores por sua vez contribuem fazendo o ar circular espalhando o ar quente do cômodo, mas preste atenção, se o ambiente estiver sujo o ventilador vai espalhar poeira, ácaro etc. 

Muitas pessoas costumam deixar um recipiente com água próximo do ventilado para ajudar a reduzir a temperatura, além de melhorar a umidade do ar. 

Temperatura da casa: proteja as janelas

Os raios do sol que passam pelos vidros transformam-se numa fonte de calor. Uma maneira de evitar o superaquecimento da sua casa é, portanto, simplesmente bloquear esses raios do sol. Para isso, várias soluções:

Persianas e venezianas: a vantagem é que é possível deixar a luz filtrar um pouco para não ficar na escuridão total.

Mais um truque simples para manter o ambiente fresco: pode estender um lençol para o proteger do sol. Não hesite em umedecê-lo com um pulverizador para aumentar a sensação de frescura.

Mova seu quarto para o lado leste!

Se não for esse o caso e se puder trocar o quarto de cômodo para o leste onde o sol se põe, não hesite em mudar os seus quartos principais para orientá-los a nascente ou sudeste. 

Assim, você se beneficiará do sol pela manhã, mas durante o dia, os quartos permanecerão na sombra e, portanto, frescos e você terá menos a impressão de entrar em um forno na hora de dormir.

Em geral, prefira quartos localizados no térreo, em vez de no andar de cima ou no sótão, onde o termômetro geralmente mostra vários graus acima.

E por que não colocar o colchão no chão? Afinal, é onde a temperatura é mais baixa!

Limite o uso de aparelhos elétricos

Para resfriar um ambiente, obviamente é melhor evitar a adição de calor. No entanto, nossos aparelhos elétricos (mesmo em standby) consomem e aquecem. 

Desconecte todos aqueles que não forem utilizados e limite o uso de aparelhos de cozinha (fornos e placas de aquecimento em particular) que farão com que a temperatura suba vertiginosamente: além disso, economiza dinheiro! 

Outras dicas:

Limpe o condensador localizado na parte traseira do refrigerador: a poeira se acumula e isso pode causar superaquecimento e consumo excessivo de energia.

Troque as lâmpadas por LEDs que permanecem frias mesmo quando estão acesas por muito tempo.

Coloque seu laptop em uma base com um ventilador integrado, conectado através de uma porta USB: isso limita o superaquecimento do dispositivo e sopra ar fresco.

Já está pensando em como implementar as dicas? É verão e a estação requer cuidados, seja qual for a sua escolha para refrescar o ambiente teremos certeza que será uma ótima opção. Até a próxima!

Veja também: Como arrumar uma sala de estar: dicas de organização

Comentários estão fechados.