Possivelmente, você já deve ter escutado a máximo “corpo são, mente sã”. Tal frase poderia ser traduzida como o entendimento da forte ligação existente entre o nosso físico e o nosso psicológico.

    Essa sensibilidade pode ser percebida, por exemplo, quando os fios começam a cair aos montes, as unhas ficam quebradiças e a pele se enche de espinhas. A boa notícia é que existem mecanismos simples para lhe devolver uma pele saudável e radiante, bem como unhas e cabelos fortes.

    Neste artigo, vamos trazer mais informações acerca da relação entre o nosso organismo e a nossa mente, considerando os efeitos nessas partes do corpo já mencionadas, além de dicas que vão lhe ajudar a manter um maior equilíbrio tanto para a saúde física quanto mental. Confira.

    O impacto da saúde mental no corpo humano

    Algo que jamais pode ser esquecido é que o nosso corpo é uma espécie de máquina perfeita. De modo geral, o organismo produz e elimina todos os elementos (como hormônios e vitaminas) de modo equilibrado e sem prejuízos a nenhuma outra parte do corpo. Isso é o que acontece em tese. 

    No entanto, sabemos que todos nós, seres humanos, estamos sujeitos a diversos fatores que podem ser externos ou internos. O estresse cotidiano, a ansiedade e outros problemas de ordem emocional, como mudanças repentinas e situações de luto, são exemplos de fatores que podem minar o funcionamento perfeito do corpo.

    Acontece que, quando existe esse desequilíbrio emocional, o nosso organismo acaba se colocando em uma posição de defesa. Como consequência, ele vai tentar poupar energia ao máximo, deixando as reservas voltadas apenas para aquelas partes do corpo que são vitais e indispensáveis para a nossa sobrevivência.

    Sendo assim, restará pouco para as partes que não são vitais, como é o caso dos cabelos e das unhas. Sendo assim, elas acabam ficando fragilizadas e, consequentemente, mais propensas à quebra e à queda. Em se tratando da pele, os efeitos geralmente são oleosidade excessiva, acne, prurido (coceira) e descamação.

    Buscando o equilíbrio

    Depois de entender a relação entre saúde mental e saúde física, fica mais fácil encontrar soluções para encontrar um ponto de equilíbrio entre ambas. A seguir, confira algumas sugestões de como alcançar ou, pelo menos, chegar mais perto dessa harmonia entre mente e corpo.

    Tenha uma alimentação equilibrada

    Comer bem é um dos pontos que faz muita diferença quando pensamos em pele, cabelo e unha, afinal de contas, é por meio da alimentação que nós conseguimos boa parte dos nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do corpo. Evite os excessos e invista em opções mais naturais e saudáveis.

    Aposte em atividades físicas

    Praticar algum tipo de atividade física, como caminhada, corrida, musculação, hidroginástica, natação, futebol ou até mesmo dança ajuda a liberar hormônios responsáveis pelo bem-estar, além de ajudar na manutenção de taxas metabólicas e do peso.

    Faça meditação

    Tirar um tempo para se concentrar apenas na sua respiração, sem pensar em absolutamente nada, é a forma mais básica de meditar, mas existem outras, usando sons da natureza, a exemplo do barulho da água e do farfalhar das folhas das árvores. Há diversos aplicativos que podem te ajudar nessa empreitada.

    Faça terapia

    Engana-se quem acredita que terapia é algo voltado para quem está com depressão profunda. A ajuda psicológica é muito bem-vinda e deveria ser algo presente na vida de todas as pessoas, pois ajuda no autoconhecimento e, por consequência, na forma como nós enxergamos as nossas relações e o mundo exterior.

    Procure um especialista

    Como você deve ter percebido, cuidar da nossa mente é algo superimportante, especialmente quando o corpo começa a dar sinais — vide mudanças nos cabelos, unhas e pele. Tratando as causas, você poderá, concomitantemente, fazer tratamentos específicos com a ajuda de um dermatologista ou tricologista.

    Seguindo todas essas dicas e respeitando o seu próprio ritmo, fica muito mais fácil manter a mente e o corpo sãos.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.