O fim do ano é uma das épocas mais concorridas para viajar. Momento em que as pessoas querem descansar, aproveitar as férias com os filhos e se preparar para começar o novo ano com as energias renovadas. 

    Por isso, opções não faltam. 

    A lista é extensa, tanto para quem quer calmaria quanto para quem quer badalação. 

    Praias, resorts, e cruzeiros estão no topo das buscas para o Réveillon e, também, para as férias de janeiro. 

    As cidades turísticas ficam repletas de atrações, e as empresas que se destacam e buscam o diferencial, ganham o cliente.

    Depois de dois anos em baixa por causa da pandemia, as agências de turismo se preparam para lucrar. 

    De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens, o turismo doméstico lidera o crescimento e já está quase atingindo os patamares de 2019. 

    Já as viagens internacionais ainda precisam ganhar fôlego. Os números ainda não atingem 50% em relação ao período anterior à pandemia.

    Um dos motivos é a alta do dólar, que não deixa os preços tão competitivos e atrativos.

    Enquanto isso, o turismo nacional ganha fôlego, cresce e anima os agentes de viagens. 

    De olho em quem quer celebrar a retomada de “uma vida normal”, as agências investem em pacotes. Afinal, a estagnação dos últimos dois anos precisa ser revertida. 

    O setor busca o índice de lucratividade, e, nessa onda de movimentar o negócio, o consumidor pode sair ganhando, nem que seja um desconto por causa das promoções nas viagens nacionais. 

    A hora é propícia para mesclar o conforto de casa, a diversão com Athomics Nomads, celulares e videogames, com a experiência de uma boa viagem.

     O pacote de viagens

    O pacote de viagens é basicamente uma combinação da venda da hospedagem e da passagem. 

    Podem estar atrelados outros serviços como aluguel de veículos, traslados e passeios. 

    É a opção ideal para quem quer ter comodidade e pagar uma única vez, sem precisar ficar pesquisando. Bastante eficaz para quem tem uma vida corrida e não consegue (ou não deseja) dedicar tempo em frente ao computador ou ao smartphone fazendo pesquisas. 

    A escolha por compra de pacotes pode ser vantajosa, já que, geralmente, as agências fecham parcerias com as companhias e a venda volumosa reflete em descontos e em tarifas promocionais.  

    Compra individual

    A compra individual de passagens e hospedagens é uma opção para o cliente que pretende fazer uma viagem de forma mais flexível. 

    Ela possibilita que a pessoa tenha um leque maior de escolhas, como mais horários de voos e a possibilidade de conhecer mais de um hotel durante a viagem.

    É a forma ideal de viajar para quem possui um perfil mais desprendido, que não quer compromissos com horários ou ficar preso a “compromissos” estabelecidos em pacotes, como um passeio coletivo, por exemplo. 

    Possibilita que o cliente vá montando o seu roteiro aos poucos. Vá escolhendo o que lhe agrada mais, seja a localização de um hotel, ou o período que pretende passar em um determinado local.

    A compra individual requer pesquisas, mas o garimpo é vantajoso. É possível encontrar preços flexíveis e a orientação é fazer comparativo de preços em sites, buscar por voos em horários diferenciados ou hotéis que apresentem promoção para a data desejada. 

    É possível comprar pacotes baratos perto da viagem

    O período de alta temporada no Brasil corresponde aos meses de janeiro, julho e última quinzena de dezembro, além de feriados.

     Encontrar uma boa promoção nesses períodos é difícil. Por isso é importante que, quem não comprou pacotes Réveillon 2023, Réveillon 2023 all inclusive ou pacotes janeiro 2023, deve se apressar

    A alta procura pode causar algumas indisponibilidades, como horários de voos e hotéis, dificultando a viagem da forma desejada.

    Entretanto, dá para economizar. 

    Uma pesquisa feita pela CNN Brasil Business apontou que comprar a passagem aérea para o dia em que a demanda é menor é vantajoso. 

    Escolher também uma partida na madrugada pode reduzir o preço do bilhete. Aqui também vale a máxima da pesquisa. 

    A baixa do querosene da aviação é um atrativo para reduzir o preço dos bilhetes. 

    Segundo a Petrobras, houve queda de 10,4% no preço do combustível de aviação. A medida entrou em vigor no início do mês. Economia para as companhias e leveza no bolso para os clientes. 

    Compra segura

    Na era digital é comum receber uma chuva de publicidades, seja nas redes sociais ou por e-mail. Algumas vêm com promoções tentadoras, bem atrativas, mas antes de fechar o negócio, que pode ser “a oportunidade” é preciso tomar alguns cuidados. 

    O Procon alerta que o primeiro passo é conferir o CNPJ da empresa. 

    Antes de efetuar o pagamento de um boleto ou fazer a transação financeira à agência, é importante checar se os dados que batem com os da empresa. 

    Além disso, é importante fazer uma pesquisa sobre o histórico da agência de turismo. Na internet há várias páginas de avaliação de serviços. 

    A administradora de uma rede de agências em Minas Gerais, Aline França, ressalta que a conferência começa pelas redes sociais. “Se você viu uma promoção de uma determinada empresa pela internet procure visitar os perfis e canais oficiais de comunicação da agência. Cheque se os telefones, endereços, logomarcas são os mesmo que aparecem nos anúncios, essas medidas evitam que o cliente caia em golpes, afinal, ninguém quer que o momento prazeroso da viagem comece de forma conturbada”.

     Tudo pronto, só seguir o check list

    A Associação Brasileira de Agência de Viagens lista uma série de medidas que é preciso tomar antes de embarcar e evitar dor de cabeça 

    •         Documentos: verificar com antecedência a validade de documentos oficiais, como carteira de identidade, passaporte e o visto, esses dois em caso de viagens para o exterior;
    •         Chegada com antecedência: Chegar com até três horas de antecedência para fazer o check-in. Em alta temporada, no ideal é que a margem seja de quatro horas;
    •         Horários de voos: Confirmar com antecedência se houve alterações nos horários de voos;  
    •         Bagagem: Lacrar bem as bagagens, com cadeados ou senhas;
    •         Vouchers: Ter de maneira fácil, impressos ou digitais, vouchers de hotéis e transportes.

    Considerando todas as precauções para a realização da viagem, basta aproveitar os meses que estão próximos às viagens e obter os melhores benefícios para viajar com conforto e economia.

    Redatora: Bruna Bozano.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.