É perigoso usar WhatsApp modificado?

Quer saber se é perigoso usar WhatsApp modificado? Fazer isso nada mais é do que baixar os arquivos em apk que usar o mesmo código-fonte do sistema tradicional. Mas que contam com funções diferentes.

A dica para qualquer pessoa que utiliza sistema paralelo de troca de mensagens é a mesma.É preciso buscar conhecer os principais parâmetros de segurança desses apks.

São questões importantes sobre dados privados de contatos, mensagens em texto, fotos e vídeos que estão salvos no dispositivo móvel. Assim, veja no texto se é perigoso utilizar WhatsApp modificado.

Entenda se é perigoso utilizar WhatsApp modificado

Veja a seguir os principais riscos de utilizar os programas baseados em códigos-fonte do WhatsApp:

Possibilidade do sistema contrair vírus e malwares. O fato do WhatsApp modificado não ser hospedado em lojas oficiais aumenta a chance do sistema contrair vírus e malwares.Eles podem trazer prejuízos ao desempenho do seu telefone e a segurança das informações que estão contidas no aparelho.

Armazenamento indevido de dados do usuário.Isso envolve as permissões e funcionalidades específicas que esses sistemas oferecem.Entre elas está a possibilidade de fazer o download das fotos ou dos vídeos de status dos demais usuários. Em alguns casos, o aplicativo solicita uma permissão desnecessária para a função em questão. Isto inclui a permissão aos dados que estão salvos em seu próprio telefone celular.

Falta de criptografia de ponta-a-ponta.É importante ressaltar um ponto nesta questão.Ao contrário do sistema tradicional, o WhatsApp modificado possui a garantia de segurança nos dados trocados entre o remetente e o destinatário.Isto porque as mensagens passam por outro servidor antes de chegarem ao seu destino.

Invasão de informações sobre notificações.Muitos desses aplicativos oferecem a função de recuperar as mensagens excluídas pelo remetente. Mas esse recurso possui um revés. É que, para ter acesso a esse conteúdo, esses sistemas solicitam permissões que podem ser invasivas sobre as suas mensagens.

Banimento do WhatsApp.Além dos riscos de contrair vírus, ao realizar o download de uma das versões de WhatsApp modificado na web, o usuário pode ser banido do sistema original pelo fato de infringir os Termos de Uso do aplicativo. Essas são versões consideradas proibidas do mensageiro. Assim sendo, a administradora do sistema pode realizar a suspensão ou banimento de sua conta caso assim o desejar.

Informações finais

As versões de WhatsApp modificado não estão disponíveis para download nas lojas virtuais dos dois principais dispositivos móveis. Isto porque se tratam de sistemas não-oficiais que operam à margem dos Termos de Uso do próprio WhatsApp.Assim, veja alguns dos pontos mais importantes que devem ser analisados nesse sentido:

Riscos de segurança: Esses apks não possuem a chamada criptografia de ponta-a- ponta. Nela somente as pessoas que participam da conversa podem visualizá-las. Então não possível assegurar que as informações das conversas não passem por servidores de terceiros antes de chegar ao destino.

Vírus e malwares: Existe uma possibilidade de que esses sistemas modificados virem acompanhados de vírus e malwares. Eles podem comprometer o desempenho de seu aparelho e a segurança de seus dados.

Confira: