Por que ter um plano odontológico?

A sociedade anda cada vez mais agitada. Sem tempo para muitas atividades, a maioria das pessoas ficam muitas vezes à disposição do próprio trabalho, o que afeta até mesmo os cuidados com a saúde. Se alimentam às pressas, conversam menos e possuem pouco tempo até mesmo para coisas simples, como dar um sorriso, ou dar um “bom dia”.   

E dentre tantas situações, a saúde fica à mercê do acaso. Qual foi a última vez que você foi a uma consulta do dentista, por exemplo? Você sabe qual a importância de contratar um plano odontológico? Leia abaixo os principais motivos para ter mais atenção para a sua saúde bucal. 

Afinal, quais os benefícios de um plano odontológico? 

Muitas pessoas acreditam que cuidar da saúde bucal está apenas vinculado à ter dentes perfeitos, claros e sem sensibilidade. Outras acreditam que só escovar os dentes três vezes por semana já é o suficiente, mas a verdade é que os cuidados vão muito além disso. 

Quando se fala em plano odontológico, a primeira imagem que vem ao pensamento é a utilização de um aparelho, mas não é apenas isso. Ter o acompanhamento de um dentista regularmente é a base que um plano oferece, onde o paciente tem à disposição os melhores profissionais para cuidar da saúde bucal a qualquer momento.

Muito além de um imprevisto, um plano de saúde serve exatamente para evitar surpresas desagradáveis, já que o monitoramento da saúde bucal feita com maior regularidade, previne várias doenças e muitas dores de cabeça no futuro.   

Ao analisar criteriosamente um tratamento odontológico feito por meios públicos (SUS), nos deparamos com uma realidade difícil. A demora nos atendimentos normais já são complicados, imagina de um tratamento referente a saúde bucal? 

Dependendo do caso, como em uma cárie pode ocorrer a perda total de um dente, além de todo o sofrimento que uma pessoa pode ter por falta de um atendimento mais rápido. 

Segundo um levantamento do IBGE, aponta que cerca de 11% dos brasileiros nunca foram ao dentista, sendo que boa parte deste percentual corresponde a 2, 5 milhões de adolescentes, mesmo o país sendo um dos principais formadores de profissionais na área da odontologia.  

Nesse cenário, o plano odontológico surge como uma alternativa de diminuir esse percentual, e garantir uma boa saúde bucal, mas que não tem condições de pagar um profissional de maneira particular.     

Coberturas disponibilizadas pelo plano odontológico

As possibilidades de cobertura vão variar do tipo de plano contratado. De acordo com o plano contratado é possível marcar consultas e procedimentos com profissionais credenciados na rede central de planos, ou ir a um dentista particular obtendo reembolso. 

De modo geral, precisam oferecer os atendimentos tendo como base a ANS (Agência Nacional de Saúde suplementar), que regulamenta os serviços da área. 

Os procedimentos mais comuns que os planos oferecem são: procedimento de limpeza, remoção de tártaro, curativos, tratamento de cáries, restaurações, extrações de dente, pedidos de procedimento e exames, dentre outras opções.     

A cobertura geográfica do plano odontológico também precisa ser observada, pois cada contrato possui uma formulação diferente, podendo variar de estado para estado. 

Carência para plano odontológico

Assim como em qualquer plano de saúde comum, os planos odontológicos possuem um período de carência, que varia de cada contrato, podendo demandar de 24 horas de espera a 180 dias, dependendo de cada caso.  

A negociação também é possível para reduzir esse tempo de espera, valendo a pena olhar com um corretor especializado para reorganizar esses períodos.

Como usar?  

Para o paciente que já possui um plano, basta buscar por um profissional ou consultório credenciado. A busca pode ser feita de forma online ou por telefone, dependendo de cada empresa. Depois de localizar o contato, basta marcar a consulta. 

No dia marcado leve basta ir até o consultório com a carteirinha do plano, e um documento de identificação. Para saber se realmente vale a pena contratar um plano de saúde é necessário fazer as contas, e pesquisar qual plano pode ser o mais vantajoso dependendo de cada caso. 

No mercado existe uma variedade de planos, por isso a necessidade de pesquisar um que seja acessível e prático às necessidades de cada contratante. O mais importante é saber que o seu dinheiro está sendo investido em cuidados diários com um dos bens mais preciosos do ser humano, o sorriso. Garantir a saúde bucal se faz essencial em todas as épocas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *