Já não é de hoje que a planta medicinal ginkgo biloba é veiculada tanto nas mídias de massa quanto na internet. Afinal, suas propriedades em relação à melhora da cognição e da capacidade de memorizar são as mais famosas. No entanto, essa verdadeira joia em forma de planta possui muitas outras características que fazem jus a sua popularidade.

    Felizmente, é possível obter cada um dos benefícios da ginkgo biloba através de uma suplementação inteligente, por meio de cápsulas naturais, que contém a concentração ideal da planta medicinal.

    Mas, ainda restam dúvidas entre os interessados na capacidade dessa planta acerca de quem pode tomá-la como um suplemento natural e quem deve evitá-la. A seguir, saiba mais sobre a ginkgo biloba e como consumir.

    O que é a Ginkgo Biloba?

    Comumente encontrada em florestas chinesas, a ginkgo biloba trata-se de uma planta dotada de propriedades medicinais únicas.

    Apesar de ser usada na medicina oriental há milênios, atualmente, os cientistas apontam que essa planta possui características de um antioxidante poderoso, além de atuar contra processos inflamatórios.

    Quais são os benefícios da Ginkgo Biloba?

    A ação desta planta medicinal é concentrada na melhora do fluxo de sangue, especialmente no cérebro. Por esse motivo, o ginkgo biloba é considerado um remédio da natureza para a saúde mental.

    Os benefícios mais conhecidos da ginkgo biloba são a melhora da concentração e da atividade cerebral como um todo, além de proteger quem o consome de sofrer com a perda da memória.

    Em consequência dos primeiros benefícios citados, a ginkgo biloba também serve como uma solução natural para combater a depressão e equilibrar o humor, assim como os sintomas de ansiedade.

    Para que serve a Ginkgo Biloba?

    Além do melhoramento da atividade do cérebro, essa planta medicinal, quando bem usada, pode causar melhora nos olhos, na pressão arterial, no coração, e até mesmo na libido. Por ser responsável pela melhora do fluxo sanguíneo, a ginkgo biloba causa melhoras significativas em todo o organismo, por onde o sangue percorre.

    É seguro dizer, sem exageros, que a suplementação com ginkgo biloba é como trazer uma injeção de saúde para todo o corpo.

    Como consumir a Ginkgo Biloba?

    Para obter todos os benefícios que a ginkgo biloba oferece, é possível consumir a planta medicinal em forma de chá, basta comprar as folhas secas e preparar em casa. Porém, é necessário ingerir uma concentração de 40 mg até 120 mg diariamente.

    Somente com um chá não há uma garantia de atingir a concentração, além de ser um hábito mais difícil de incorporar à rotina. Por isso, o mais recomendado é o suplemento natural, que já vem na dosagem correta.

    No caso do suplemento, a ingestão pode ser feita logo antes das principais refeições.

    Quem pode consumir a Ginkgo Biloba?

    É raro que efeitos colaterais da ginkgo biloba sejam reportados, mas a recomendação é para homens e mulheres adultos, de preferência.

    Quem deve evitar?

    Ainda no que diz respeito às recomendações, grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos devem evitar esse produto, mesmo que seja natural.

    Por ser uma planta medicinal que atua no fluxo sanguíneo, pacientes hemofílicos ou que possuam qualquer risco de hemorragia também devem evitar.

    Ginkgo Biloba: quais informações saber dessa planta medicinal?

    Uma informação interessante sobre essa planta medicinal é que ela pode ser usada em épocas mais estressantes da vida, onde a concentração mental fica sobrecarregada.

    Suplementar com o consumo de cápsulas de ginkgo biloba, 3 vezes por dia, por 12 semanas, é uma ajuda poderosa para quem fará uma prova de concurso, vestibular ou qualquer atividade dessa natureza, que exija muito esforço mental.

    É possível encontrar o suplemento de ginkgo biloba em uma loja de produtos naturais, que são especializadas em suplementos de plantas medicinais.

    A ginkgo biloba ainda é um objeto de estudo para os cientistas, pois suas propriedades são vitais para o bom funcionamento do corpo e, principalmente, para conquistar uma vida de qualidade através da saúde mental.

     

    Veja também Como viajar pode melhorar sua saúde mental

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.