Como viajar pode melhorar sua saúde mental

Atividades de lazer no cotidiano são essenciais para promover sua saúde mental. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre maio e julho de 2020, mostrou que 80% dos brasileiros desenvolveu sintomas de ansiedade, depressão e estresse na pandemia. 

O período de isolamento intensificou os problemas psicológicos dos brasileiros. Os sintomas que mais prevaleceram foram:

  • Humor deprimido.
  • Alterações no sono;
  • Alterações no apetite;
  • Conflitos familiares;
  • Insônia;
  • Medo;
  • Irritabilidade;
  • Sobrecarga emocional;
  • Exaustão mental. 

Por isso, o indicado é procurar ajuda médica. No entanto, há outras atividades que você pode colocar em seu cotidiano para diminuir os sintomas maléficos que a pandemia trouxe. Mesmo sem a pandemia, tais sintomas são um problema social em nosso país.

Por isso, momentos de lazer são essenciais para o bem-estar emocional e psicológico. E viajar está entre as atividades recomendadas. 

De acordo com um artigo publicado pela Forbes, viajar traz muitos benefícios para a saúde mental. Confira alguns deles: 

  • Diminui o estresse da vida cotidiana;
  • Ajuda você a se reinventar;
  • Eleva os níveis de satisfação e felicidade;
  • Torna você mais resiliente;
  • Aumenta seu potencial criativo.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia, tirar férias ajuda você a controlar o estresse e as emoções negativas. Isso porque quando você viaja, você sai dos ambientes que causam estresse e realiza atividades mais satisfatórias. 

Além disso, uma pesquisa da Cornell University de 2014 mostrou que as pessoas alcançam maior felicidade em uma viagem do que na compra de algo material. 

Portanto, uma viagem traz muitos efeitos benefícios no combate às doenças mentais que acometem a sociedade, seja na pandemia ou não. 

Dessa forma, viajar é um grande aliado para melhorar sua saúde mental. A rotina do cotidiano é muito estressante: trabalho, família, obrigações, atividades repetitivas, responsabilidades, entre outros. 

Por isso, viajar é como uma válvula de escape para todos esses fatores que resultam em estresse, ansiedade, depressão e outras doenças danosas à sua saúde mental. 

Viajar é uma forma de sair da rotina estressante, aumentar o bem-estar e ter a oportunidade de viver experiências diferenciadas. Por fim, é aconselhável não ficar longos períodos sem tirar férias. Através de alguns dias livres das obrigações no trabalho, é possível viajar. A pausa é necessária para uma melhora na saúde mental e também física. 

Momentos de lazer são tão importantes em sua vida quanto o trabalho. O lazer está ligado à uma maior qualidade de vida. Não precisa ser uma viagem longa, ela pode ter curta duração. O essencial é que você se afaste dos ambientes e tarefas que causam sintomas emocionais negativos. 

Viajar também afasta o sedentarismo. Isso é um fator de risco para sua saúde mental também. Por isso, viajar faz bem para a saúde física também e traz benefícios ao corpo. Dependendo do seu calendário de viagem, você pode inserir caminhadas até os pontos de visitação ou mesmo exercícios físicos. Isso vai liberar endorfina no seu corpo, que vai proporcionar uma sensação de bem-estar e recompensa. 

Dessa forma, viajar só traz benefícios para sua saúde mental, a saúde de seu corpo e é altamente recomendada. 

Veja também: Como Viajar para o Nordeste Gastando Pouco?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *