Se você já fez, está fazendo ou pretende fazer aulas de marketing provavelmente já ouviu ou vai ouvir falar em Philip Kotler. O estadunidense, que é considerado o maior especialista em marketing, já prestou consultoria para grandes empresas como o Bank of America, Motorola e IBM.

    Sua experiência e relevância fizeram com que ele se tornasse um dos profissionais mais respeitados e lembrados na área de marketing. Ao longo de sua carreira, escreveu diversos livros e trouxe muito conhecimento que pode ser aplicado nas estratégias de empresas de diferentes portes e segmentos. 

    Neste artigo, conheça 6 das grandes lições compartilhadas pelo Pai do Marketing e comece a aplicá-las no seu negócio.

    1. A área de marketing é mais que um departamento

    O autor do livro Princípios de Marketing defende a ideia de que o setor de marketing deve ser visto além de um mero departamento responsável pela comunicação.

    A área desempenha um papel crucial no desenvolvimento de ações e estratégias de sucesso para o negócio. Por isso, precisa ter uma relação de interdependência com os demais departamentos, trabalhando de forma autônoma, mas sempre mantendo a comunicação e troca com os demais setores.

    Neste sentido, áreas como a de vendas e o financeiro merecem uma atenção especial. As estratégias de marketing são desenhadas com foco em vender mais, por isso, deve existir troca de informações e feedbacks entre os setores. O financeiro, por sua vez, é responsável pelos recursos que são investidos nas campanhas de marketing. 

    2. Conheça e saiba como estruturar suas estratégias pensando em um funil de vendas

    O “funil de vendas” vai servir como um norte para as ações que serão abordadas dentro do departamento de marketing.

    Este funil pode ser dividido em seis etapas: prospecção de clientes, entendimento acerca das necessidades do público-alvo, desenvolvimento de soluções, elaboração da proposta, negociação de contratos e fechamento da venda.

    De acordo com Kotler, neste funil, as três primeiras etapas devem ser feitas, preferencialmente, por um profissional da área de marketing. As três últimas são de responsabilidade do profissional de vendas.

    Aplicando esse funil, as obrigações são bem definidas e cada profissional sabe exatamente quais são suas responsabilidades e os passos que precisam ser tomados. 

    3. Conheça o consumidor e trabalhe em prol dos seus interesses

    O marketing é feito para vender e uma venda pressupõe conhecimento a respeito daquele que vai comprar o produto ou serviço.

    As empresas precisam ter em mente que as ações e decisões tomadas devem sempre estar baseadas na busca pela satisfação das vontades e interesses do consumidor.

    Kotler defende que a valorização e a busca pelo melhor atendimento dos clientes é, em si, uma estratégia de marketing.

    A Apple, uma das empresas de tecnologia mais conhecidas do mundo, deixa uma cadeira vazia nas reuniões da diretoria. Essa cadeira representa, simbolicamente, todos os consumidores da marca. 

    Qualquer cliente que adquire produtos da Apple e tem acesso ao atendimento da empresa consegue perceber a preocupação da empresa em oferecer um atendimento de qualidade. 

    4. Saiba contar boas histórias

    Provavelmente você já ouviu falar em storytelling, a “arte de contar histórias”. O storytelling é um aliado de qualquer departamento de marketing, por isso, Kotler ensina que todo profissional de marketing precisa ser um contador de histórias.

    Na prática, isso significa que você precisa conhecer os detalhes, selecionar os dados mais importantes na hora de se comunicar e de expressar as suas opiniões para um cliente.  Quem trabalha com marketing precisa saber fazer isso. 

    5. Os recursos gastos com marketing são um investimento

    É comum que alguns setores da empresa não valorizem o departamento de marketing. No entanto, esse setor é responsável por fortalecer a marca e trazer clientes para a empresa.

    Por isso, é preciso criar um entendimento sobre a importância da área, enxergando suas ações como uma forma de investimento no crescimento do negócio. 

    6. As empresas precisam ter consciência social

    A responsabilidade social é um assunto que não pode ser deixado de lado. Sabemos que o objetivo central da empresa é o lucro, entretanto, a meta da organização empresarial não pode ser apenas a busca por dinheiro.

    É fundamental manter e incentivar boas práticas voltadas para a consciência ambiental, respeito e ética. A legislação trabalhista e tributária devem ser norteadoras de todas as ações e precisam servir como base para a construção da cultura e da identidade de qualquer empresa.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.