8 estratégias para evitar se endividar

Se você não pode pagar sem um cartão de crédito, não compre.  Uma das abordagens mais perigosas para ter um cartão de crédito é viver sob a ilusão de que você pode comprar coisas que na verdade não tem dinheiro para pagar. 

Uma boa regra para viver é se você não pode pagar por algo em dinheiro, então você não pode pagar com um cartão.

1- Tenha um fundo de emergência de reserva. 

 As economias de emergência são muito importantes para essas situações que você nao pode prever. A melhor prática ao tentar estabelecer uma economia de emergência é ter pelo menos 6 meses do seu salário economizado. Isso será algo para cobrir suas despesas se você perder o emprego, tiver uma lesão que o impeça de trabalhar ou quando precisar de dinheiro para um custo inesperado, mas necessário.

2- Pague integralmente os saldos do seu cartão de crédito. 

A melhor maneira de manter seus gastos sob controle é pagar o saldo do cartão de crédito à medida que avança. Portanto, se você fizer uma compra com seu cartão de crédito, digamos, para ganhar recompensas , envie seu pagamento no dia seguinte, antes que a vida atrapalhe. Evite pagar o mínimo do cartão, pague sempre o saldo total do mês.

3- Corte os desejos, concentre-se nas necessidades. 

Sempre há espaço em seu orçamento pessoal para cortar hábitos de gastos desnecessários. Isso pode ser ir em seu restaurante favorito apenas uma vez por mês ou reduzir suas compras online. Quanto mais você eliminar os desejos e gastar apenas com as necessidades, melhores serão suas finanças.

4- Tudo é melhor com um orçamento. 

Ao fazer um orçamento de suas despesas mensais, você pode acompanhar melhor para onde seu dinheiro está indo e onde pode gastá-lo. Todo mês, divida quanto colocar na poupança, separe uma parte para guardar, e quanto extra você tem para gastar nas necessidades. Então, se chegar o momento em que você precisar fazer um grande corte de suas despesas, você saberá exatamente o que cortar.

 Algumas ferramentas e aplicativos, além de uma conta ideal, podem ajudá-lo com essa organização financeira.

5- Não use seu cartão de crédito para sacar valores em dinheiro. 

Se você precisa usar seu cartão de crédito para ter dinheiro em mãos, isso é um sinal de que você está abusando de suas finanças. As taxas cobradas para saques no cartão de crédito são altíssimas e podem fazer você se perder no orçamento.

6- Limite o número de cartões que você tem.

Ter muitos cartões de crédito quer dizer  vários pagamentos e vários possíveis juros. Esta é uma configuração para a eventual necessidade de consolidação da dívida, se você não puder lidar com o uso dos cartões com responsabilidade. Quanto mais cobranças acumuladas em cada cartão significa mais espaço para perder o controle de seus gastos e pagamentos.

7- Anote as suas despesas.  

Certifique-se de manter o controle de suas despesas em uma planilha que você possa atualizar mensalmente. Dessa forma, se você tiver várias contas e cartões, poderá garantir que faça pagamentos integrais em todos eles no momento apropriado.

 Novamente aplicativos podem ajudá-lo a obter uma visão completa de suas finanças – até contas, cartões de crédito, empréstimos e contas de investimento em várias instituições financeiras.  

Se surgir a ocasião em que você recebe um aumento salarial, viva do salário mais baixo que tinha antes e guarde os fundos extras na poupança. Afinal, você conseguiu chegar tão longe do seu salário anterior, coloque os novos fundos em um lugar  onde eles trabalharão mais para você.

8- Sempre que possível utilize cupons para economizar dinheiro.

Os mantimentos se enquadram na categoria “obrigatório” quando se trata do seu orçamento. Ao usar cupons para minimizar o dinheiro que você precisa usar nessas necessidades, ele liberará dinheiro extra que antes era inacessível. Guardar o dinheiro extra construirá uma proteção maior contra dívidas.

Lembre-se que essa condição é temporária, então por pior que pareça ser, você vai conseguir com muita organização e disciplina. 

Post Anterior: Como disfarçar barriga em vestido tubinho? É possível?