Vale a pena fazer um curso pela internet?

Não dá pra negar que a internet está cada vez mais presente nas nossas vidas, diminuindo distâncias e facilitando o acesso a diversos tipos de serviços. Isso vale também para os estudos.

A cada ano mais e mais pessoas passam a usar a internet para os estudos, buscando aperfeiçoamento através de vídeo-aulas e cursos diversos.

E mesmo com a aceitação cada vez maior pelos cursos para serem feitos pela web, muitas pessoas ainda têm uma certa insegurança e preferem os modelos tradicionais presenciais, com salas, instrutor presente e interação direta.

Embora os cursos presenciais tenham ainda muitos atrativos, não dá pra negar que aqueles disponibilizados pela internet possuem muitas vantagens. 

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena fazer um curso online, esse artigo é pra você!

Quero te mostrar as vantagens (e desvantagens) de estudar pela internet, seja através de cursos livres ou mesmo de formações EAD.

Por que fazer um curso?

As pessoas fazem cursos por vários motivos, seja para melhorar o currículo, adquirir conhecimentos para conseguir um cargo melhor, ter um diploma de faculdade, etc.

O mais comum é a procura por cursos para conseguir um emprego rápido. Esse tipo de curso profissionalizante costuma ter uma carga horária grande e mais focada em qualificar o aluno para trabalhar em determinado cargo (como por exemplo, Operador de Caixa).

E um curso online?

Como já disse no início, a internet se torna cada vez mais presente na vida das pessoas. Nossa rotina foi mudada e surgiram muitas facilidades como serviços de delivery de comida, compras online cada vez mais fáceis, e o acesso a conhecimento.

Fazer um curso online é aproveitar essa facilidade, de estudar e se capacitar sem sair de casa. Essa de fato é uma das grandes vantagens de se estudar pela internet.

A procura por cursos pela internet tem aumentado, e isso tem a ver com a nossa rotina cada vez mais corrida. Ter que conciliar família, trabalho e outros afazeres… o tempo acaba sendo pouco para quem quer ou precisa se qualificar.

Dessa forma o modelo de aulas pela internet acaba sendo um grande atrativo.

Vantagens de um curso online

Ganho de tempo: você termina o curso muito mais rápido do que se fosse presencial

Economia: ele costuma ser muito mais barato também. A maioria dos cursos livres profissionalizantes não tem mensalidades (apenas uma taxa de inscrição)

Praticidade: Você pode assistir as aulas do computador, notebook ou até do celular

Conforto: é uma oportunidade para estudar sem sair de casa, no conforto da sua casa e ao lado da sua família.

Certificado com o mesmo valor de um certificado adquirido presencialmente.

Vale destacar que boa parte dos cursos profissionalizantes disponibilizados por escolas online são gravados e com isso o aluno tem a oportunidade de ver as aulas no seu ritmo e no seu tempo.

Dessa forma, o aluno tem a possibilidade de ver e rever quantas aulas quiser ao longo do dia, e não apenas as costumeiras aulas semanais do modelo presencial. Isso faz com que o conhecimento e a qualificação sejam obtidas mais rápido.

Existe outro motivo pela procura por qualificação online, que especialmente após a pandemia, crescem em procura: são os cursos voltados a ensinar a ter uma renda extra em casa. Entre eles dá pra destacar os cursos de culinária online.

Bom, espero que você tenha gostado do artigo e das dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *