Vai enviar produtos perecíveis: saiba que embalagem utilizar

Nos últimos anos as entregas se tornaram ainda mais importantes. Com a internet apresentando a oportunidade de comunicação a longa distância, ficou muito mais fácil negociar produtos. Tanto empresas como pessoas ficaram interessadas nisso, não é atoa que há tanto desenvolvimento assim.

Seja por meio do típico método de transporte brasileiro, os Correios, ou ainda por parte de uma transportadora particular, é possível fazer um processo bem feito. No entanto, há muitas dúvidas quando o assunto é itens perecíveis. Afinal, como lidar com eles?

Com o conhecimento dessa dúvida é que vamos escrever esse texto. Busque entender que o que verá aqui se aplica a diversos produtos e, principalmente se você representa uma empresa, é trivial ter o conhecimento acerca do envio de produtos corretamente. Vamos lá! 

As dificuldades dos itens perecíveis

Existe sim uma dificuldade no envio destes itens. A começar pelo tamanho do país, que acaba levando muito tempo para percorrer. Um transporte que sai do sul até o nordeste pode demorar bastante tempo para chegar ao local destinado, apesar da tecnologia já ajuda bastante.

Além disso, há mudanças climáticas em diferentes regiões, sendo assim, uma encomenda acaba passando por vários processos de mudanças na temperatura e no ambiente como um todo. Nesse ponto devemos considerar, principalmente, a variação da umidade.

Bem, mas se estamos falando do envio de itens comuns, essas variações de temperatura não atrapalham em nada, os perecíveis, por outro lado, são um verdadeiro perigo. Pois é, uma simples variação de temperatura de 2° pode acabar com algum item em específico.

O que fazer para ter um bom envio

Bem, é por conta disso que o transporte com higienização e segurança é fundamental. Quando falamos de empresas que vendem produtos perecíveis, é possível destacar uma série de medidas tomadas para diminuir o impacto.

Como as transportadoras geralmente não trabalham com esse processo, fica a encargo do produtor fazer esse trabalho. A empresa deve ser responsável pela entrega do produto, deixando apenas o transporte por fora. 

De toda forma, ao enviar itens perecíveis é fundamental considerar alguns fatores, esses serão ditos agora mesmo!

Isolamento térmico

Pois bem! Comecemos com o primeiro processo para evitar problemas. O isolamento térmico é feito para tentar diminuir ao máximo os impactos causados pela troca de calor. Essa troca é realizada de forma natural com o ambiente, portanto, nem sempre é fácil mitigar.

Uma das recomendações durante o processo é adquirir embalagens mais específicas. Um exemplo disso é o poliestireno expandido, também conhecido como EPS. Também pode contar com a espuma rígida e alguns materiais reflexivos, tudo isso para diminuir o impacto do ambiente no produto.

Esse também é um passo que leva em conta a localização e o transporte do produto. Em determinados casos é necessária ainda mais atenção!

Fluido refrigerante correto

Com certeza é extremamente importante para o transporte. Isso porque o fluido refrigerante irá ditar a temperatura que certo produto deve possuir. Como assim? Bem, se deseja enviar algo congelado para outro estado, por exemplo, é recomendado o uso de gelo seco, porque ele irá manter o produto congelado durante toda a viagem.

No entanto, nem sempre congelar o produto é a solução, por isso existem outros fluidos refrigerantes com base de gel. Nesse caso é possível manter a temperatura entre 0°C e 16°C. 

Após isso, o produto estará quase pronto para o envio!

Prepare a embalagem bem!

Sim! Preparar a embalagem bem é fundamental para evitar problemas. É importante arrumar os produtos adequadamente para não ter nenhum problema durante sua entrega. Isso é, tanto na parte inferior como na superior e nas laterais. Isso garante que não haverá nenhum problema com a embalagem durante o transporte e evitará a degradação da carga.

Além disso, algo que pode ajudar bastante é inserir algum material na parte de baixo. Isso fará com que qualquer acúmulo de água seja mitigado. Com isso, também é importante destacar que caso esteja enviando algum item líquido, é fundamental fazer uma boa alteração no mesmo, enviando um refrigerante como gelo seco.

Escolha corretamente a forma de envio

Com certeza, a etapa final para envio é também aquela que exige mais cuidado. Imagine, por exemplo, que enviou um produto com líquido refrigerante por dois dias, mas a entrega chegará apenas em 4 dias. Isso fará com que o produto estrague. Por esse motivo a velocidade na entrega de itens é extremamente importante para empresa e clientes.

Com esse último passo seu produto chegará bem embalado e pronto para que o consumidor possa aproveitar. Bem, todo cuidado é pouco, então sempre esteja em busca de melhorar esse processo.

Produtos perecíveis são realmente um perigo para envios. Saiba que é necessário um certo comprometimento em fazer um bom trabalho. 

Nesse caso, sempre há muito o que considerar, já que os métodos de envio são diversificados.

Comentários estão fechados.