Quais as vantagens do gás encanado no apartamento?

Ao procurar o apartamento ideal junto à imobiliária, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no dia a dia, como por exemplo a escolha do gás. Atualmente, cada vez mais condomínios optam pelo gás encanado no lugar do botijão, mas justamente por ser uma prática relativamente recente, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. Então, se você está receoso em relação a essa alternativa, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja quais as vantagens do gás encanado em apartamento. 

O que é o gás encanado? 

O gás encanado chega até o apartamento por uma rede subterrânea, sendo geralmente mais econômico, visto que a pressão obtida em sua passagem produz uma chama mais estável e os alimentos são cozidos com maior agilidade. Ao contrário do que muitos podem acreditar, essa opção é considerada mais segura, visto que as tubulações e encanamentos são produzidas especialmente para esse objetivo e, portanto, protegidas contra vazamentos. 

Além disso, quando falamos em gás encanado, não é aquele que compramos no botijão, por mais que seja possível realizar seu encanamento. No entanto, o mais comum é que o gás encanado seja o natural. Entenda abaixo suas diferenças:

Gás GLP ou de botijão

Esse é o famoso gás de cozinha, comprado em botijões, sendo o mais concentrado e utilizado em nosso país. Ele oferece maior flexibilidade, pois é possível escolher entre diferentes distribuidoras. No entanto, ele exige um cuidado maior, pois é mais pesado que o ar e, caso haja vazamento, não se dissipa com facilidade. 

Gás natural

Por outro lado, o gás natural é mais prático e versátil, sendo o único utilizado quando falamos em gás encanado. Ele vai direito da rua para as casas e apartamentos, sendo mais prático e seguro. Afinal, além de não desperdiçar espaço com o botijão, ele é mais leve que o ar, o que reduz o risco de explosões em caso de vazamento. Inclusive, outro ponto de destaque é que ele gera menos resíduos, assim como não há necessidade de se preocupar com sua troca, pois o fornecimento é contínuo. 

Como é o funcionamento do gás encanado? 

Como já explicamos, o gás chega até sua residência por meio de uma rede subterrânea. Sendo assim, boa parte dos condomínios e edifícios já são projetados pensando na rede de gás natural, não sendo necessário realizar nenhuma reforma após a mudança. No entanto, é importante lembrar que a maior parte dos eletrodomésticos são vendidos para funcionar com o gás tradicional GLP de botijão.

Sendo assim, é necessário realizar a conversão dos equipamentos para o gás encanado, sendo recomendado contatar o fabricante ou uma empresa autorizada para realizar esse trabalho. Isso porque, cada equipamento possui um kit específico de peças. Mas, caso prefira, existe a possibilidade de adquirir o kit e realizar a troca por conta própria. Contudo, é fundamental ficar atento e ter muito cuidado, analisando detalhadamente se o fogão e forno estão funcionando da maneira adequada. 

Quais são as vantagens do gás encanado em apartamento?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o gás encanado oferece diversas vantagens aos moradores. Contudo, vamos explicar um pouco melhor sobre elas abaixo. Confira:

Agilidade

Uma das principais vantagens do gás encanado é que ele possui uma chama mais forte e estável. Como consequência, os alimentos são preparados de uma forma mais rápida e eficiente. Afinal, não haverá oscilações, algo muito comum com o gás de botijão. 

Comodidade

Ao optar pelo gás encanado, você não precisa ficar preocupado em quando realizar a troca, visto que seu fornecimento é contínuo e ininterrupto, assim como o abastecimento é feito por distribuidoras. Dessa forma, você nunca ficará na mão enquanto estiver preparando uma refeição. 

Economia

Outro ponto importante é que o pagamento é feito somente após o uso, ou seja, você paga somente pelo que foi consumido, com o valor proporcional. Como consequência, garante maior economia, algo muito importante nos dias atuais. 

Sustentabilidade

O gás natural é considerado uma energia limpa, visto que é encontrado na natureza em estado gasoso. Sendo assim, ele não precisa ser atomizado para a queima, o que resulta em uma chama mais leve que o ar e inodora. Portanto, é uma ótima opção para quem preza pela sustentabilidade. 

Praticidade

Por fim, é fato que o botijão não é algo bonito de ter em casa. Sendo assim, com o gás natural você não precisa se preocupar em escondê-lo ou precisar desperdiçar um espaço na sua casa ou apartamento para sua armazenagem. 

Então, agora que você conhece mais sobre o gás encanado, seu funcionamento e principais vantagens, já entende que essa é uma opção extremamente segura. Além disso, é bastante prática para o dia a dia, garantindo maior comodidade, assim como sustentabilidade. Portanto, se o apartamento que estiver procurando contar com a opção de gás encanado, saiba que ele será o ideal.

Comentários estão fechados.