A área de saúde como um todo foi muito explorada durante os dois últimos anos por conta da atual pandemia. No entanto, engana-se quem pensa apenas em profissionais como médicos e enfermeiros. Na verdade, existem profissões que antes andavam na penumbra do cenário mainstream, mas que encontraram um lugar de exposição ampla à sociedade. É o caso da microbiologia, tão decisiva e importante na atualidade. O melhor é que para se capacitar na área, basta procurar um excelente curso de microbiologia.

    O mercado para o microbiologista sempre foi de destaque, porém nada se comparado com as recentes mudanças de tendências. Se você acha que trata-se de questões ligadas à infectologia e estudo de vírus, se enganou. Na verdade, a principal atuação de alguém formado em curso de microbiologia é outra.

    O que faz alguém capacitado em um curso de microbiologia?

    Sim, é verdade que o microbiologista também pode atuar diretamente no enfrentamento de doenças infecciosas, como as causadas por vírus. Contudo, uma das principais áreas de atuação desse profissional está diretamente ligada à segurança alimentar e à produtividade de toda a cadeia de alimentos.

    Alguém capacitado em um bom curso de microbiologia poderá trabalhar diretamente com:

    – Produção de alimentos;

    – Conservação de alimentos;

    – Controle de qualidade de fármacos, na indústria farmacêutica;

    – Pesquisas e produções científicas;

    – Diminuição e gestão de impactos ambientais;

    – Fertilização do solo;

    – Aumento de produção agropecuária;

    – Degradação de poluentes; entre outros.

    Essas são apenas algumas das possibilidades que se abrem diante de um profissional capacitado em microbiologia. Dá para ver, portanto, que o agronegócio é um dos principais setores com demanda para essa área do conhecimento.

    Curso de microbiologia capacita para trabalhar no campo?

    De forma bem direta, sim. No entanto, não é exatamente no campo que um microbiologista irá atuar. Os resultados do seu trabalho serão vistos e impactados diretamente na produção do agronegócio. Mas todo o esforço se concentra em grandes laboratórios e centros de pesquisa, por exemplo.

    É dentro da microbiologia que se consegue trabalhar bactérias fixadoras de nitrogênio para ampliar a produtividade do solo, por exemplo. Isso faz com que uma propriedade produza mais e com maior qualidade.

    Além disso, as inovações do setor trazem economia de longo prazo e mais lucros para os empresários que lidam com a lavoura. Neste ponto é preciso destacar que o Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do planeta.

    Quem nunca ouviu falar que são as commodities que sustentam o país atualmente? Pois é, isso evidencia que o país depende do agronegócio para se manter economicamente. Mais do que isso, é preciso encontrar soluções que melhorem a produção e reduzam qualquer tipo de impacto ambiental. Por isso, é tão importante encontrar profissionais capacitados em um bom curso de microbiologia.

    Produção está longe de ser o único ramo de atuação

    Aqui é preciso abrir um parêntese para expor que a melhora na produção está longe de ser o único setor de atuação do microbiologista. A segurança alimentar e o controle de qualidade de produtos in natura ou industrializados também passa pelo aval de um técnico capacitado na área.

    Ou seja, todas as carnes que o país exporta precisam passar por uma avaliação de segurança. Em outras palavras, estamos diante de uma área profissional que lida com os maiores e mais completos mercados atuantes no país.

    Com a chegada da pandemia, o destino de alguém formado em microbiologia se ampliou ainda mais. Nunca foi tão evidente a necessidade de pessoas dedicadas ao trabalho e ao estudo das questões ligadas aos microrganismos. Conseguir conter o avanço e aprender a lidar com vírus, por exemplo, é de extrema importância para a sobrevivência de toda a raça humana.

    Quem pode ser um microbiologista?

    De modo bem resumido, podem atuar na área de microbiologia diversos profissionais capacitados para lidar com saúde. O destaque vai para as carreiras de farmacêuticos, biólogos, biomédicos, médicos, nutricionistas, dentistas, entre outros. Todos esses profissionais podem se capacitar mediante um curso de microbiologia

    Vale a pena buscar por uma boa opção existente para se tornar um expert no assunto. Certamente estamos diante de uma profissão que integra o seleto grupo onde as demandas por emprego são maiores do que as ofertas.

    Leia também: Cursos de Reiki Gratuito

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.