Como conseguir diminuir o consumo de dados móveis?

Não aguenta mais ser surpreendido pela falta de dados móveis em seu smartphone,? Gostaria de reduzir os gastos do seu plano de dados móveis? Então, esse artigo é para você!

Não tem jeito, volta e meia, lá está você consultando seu extrato, interagindo no Instagram ou Facebook, enviando mensagens pelo whatsapp, aproveitando para dar uma olhadinha em uma nova série na Netflix ou em algum vídeo no Youtube e, pronto… lá se foram seus dados móveis.

O que você precisa verificar é se isso acontece todo mês, sendo preciso, geralmente, investir em um pacote avulso para poder usar seu celular. 

Nesse caso, a primeira dica é mudar de plano, considerando suas necessidades. Acredite, muitas vezes, apelar para pacotes avulsos acaba saindo até mais caro do que investir em um pacote de dados mais robusto.

Outra dica é procurar diminuir o consumo dos dados. Quer saber como? Continue lendo!

1 – Use Wi-Fi sempre que possível

Ao contrário do que muita gente pensa, não é só na nossa casa que tem Wi-Fi, lugares como shoppings, restaurantes e até alguns ônibus e táxis já oferecem esse serviço gratuitamente. Pore isso, não deixe de verificar se existe alguma rede aberta (ou, dependendo do local, com senha à sua disposição) para que possa poupar os seus dados móveis, o utilizando só quando não tiver outra opção.

2 – Desative seus dados móveis

Muitos planos oferecem o uso do Whatsapp grátis, assim, se você o utiliza muito, vale a pena considerar um plano desse tipo, do contrário, uma alternativa é utilizar uma função que o próprio WhatsApp oferece que é “Reduzir Uso de Dados”, onde ele continua funcionando, mas te ajuda a economizar internet. 

Já, para quem aderir a um plano com WhatsApp grátis e nem utiliza muito o aplicativo, a dica é desativar os dados móveis do celular, só ativar quando for preciso.

No mais, tanto o Android como o iOS permitem escolher quais aplicativos podem usar os seus dados, ou seja, pode desabilitar a internet para aqueles apps que você não usa tanto, e assim economizar dados móveis.

3 – Se estiver sem Wi-Fi evite apps que consomem muitos dados 

É preciso saber que os aplicativos que mais consomem dados do seu plano são aqueles que precisam carregar fotos e vídeos, como Facebook e Instagram, ou então que permitem que você jogue online. Por isso, quer economizar dados? Então, evite acessar esses apps fora do Wi-Fi. 

E atenção aos aplicativos que usam a sua internet mesmo quando estão em segundo plano, ou seja, quando estão abertos sem que esteja mexendo nele, pois podendo acabar com os seus dados móveis. Para isso, desabilite os aplicativos em segundo plano.

4 – Prefira serviços offline

GPS, Netflix e Spotify, consomem muitos dados, por isso, caso queira ouvir música ou assistir a uma série, ou ainda dirigir com GPS, a dica é preferir esses serviços no modo offline, ou seja, você baixa o conteúdo que quiser quando estiver no Wi-Fi e depois assiste ou ouve quando estiver offline.

5 – Esqueça o envio de áudio

Muita gente não sabe, mas mandar um áudio no WhatsApp consome muito mais internet do que digitar a mesma mensagem, e isso vale para fotos e vídeos, que são arquivos muito pesados. 

Por isso, quando não estiver usando o Wi-Fi, opte sempre pelas mensagens escritas. E como receber áudios também consome mais internet, configure seu aplicativo para fazer download dos áudios apenas quando estiver em uma conexão Wi-Fi.

6 – Nunca baixe ou atualize apps sem Wi-Fi

Fazer o download, ou mesmo, atualizar um aplicativo, consome muitos dados. Por isso, espere estar conectado a uma rede Wi-Fi para fazer isso,  e sempre que baixar um app, desabilite as atualizações automáticas, para que sejam feitas somente com Wi-Fi.

7 – Use apps para economizar dados móveis

Alguns aplicativos permitem que você acompanhe o quanto já foi consumido da sua franquia de internet, e ainda avisam quando está para acabar. Uma dica é o My Data Manager, que funciona em Android e iOS.

8 – Considere mudar de plano 

Por fim, mas não menos importante, é considerar trocar de plano, caso sempre precise recorrer a pacotes avulsos. Isso significa que sua escolha não se adéqua às suas necessidades. 

Vale pesquisar os planos de todas as operadoras, principalmente, as que funcionam por fibra óptica, e que funcionam no país inteiro, como oi fibra Joinville, por exemplo, com planos residenciais e ainda um ótimo pacote para poder usar seu celular sem medo.

Leia também: 6 dicas para uma tarde divertida com os amigos

Comentários estão fechados.