Entenda o porquê é de suma necessidade à circulação de ar e a ventilação em uma indústria

Os dutos industriais permitem que o ar frio entre no ambiente e impedem que o ar aqueça de maneira excessiva o local de trabalho de uma indústria. Esse sistema de dutos está se tornando cada dia mais importante e eficiente, principalmente quando colocados em áreas menores sem possibilidade de ventilação natural, e um fato que atrai os empresários a adquirir os dutos industriais nesses ambientes menores, é que esse sistema faz todo o processo de ventilação sem comprometer a estética e o designer do ambiente. 

No entanto, mesmo em espaços industriais maiores, e mesmo que você precise de uma unidade de dutos industriais maiores para que faça a cobertura e a renovação do ar em toda a superfície necessária da sua empresa, isso não irá afetar também a parte estética de sua indústria .

A vazão de ar que tem uma máquina industrial é composta por materiais químicos e poeiras residuais. Essas partículas escapam pela saída da máquina, e acabam se espalhando por todo o ambiente. Dessa forma ocorre poluição do ar do interno, oque pode ocasionar diversos problemas de saúde aos funcionários que estão transitando pelo ambiente. 

Um sistema de dutos de exaustão e ventilação, trabalham para a filtragem desse ar e a renovação do ar nesse ambiente. Trazendo segurança e conforto aos colaboradores da sua equipe.

A poeira pode causar problemas em todos os setores e locais de trabalho. O pó é produzido através de uma variedade de procedimentos, incluindo o corte, o peneiramento, a trituração e a moagem. 

A lista de limpeza é interminável e se não for gerenciado com métodos adequados a poeira pode causar riscos à saúde de quem está trabalhando na área.

As partículas de poeira são tão pequenas que acabam não sendo óbvias para olho nu. Portanto, a poeira acaba passando despercebida e normalmente não é considerada um risco. 

No entanto, geralmente são essas partículas de poeira que estão invisíveis a olho nu que podem ser as mais prejudiciais à saúde. Há muitas etapas a serem tomadas para limitar a exposição à poeira no trabalho. 

Os dutos industriais tem como função fazer a exaustão, ventilação e a renovação do ar nesse ambiente, e dessa forma proporcionando mais segurança aos trabalhadores.

O impacto que a poeira pode ter na saúde de uma pessoa pode ser variado, pode ser por ingestão, por inalação ou até mesmo em contato com a pele ou com os olhos. E isso pode ocasionar problemas de saúde graves e irreparáveis. 

Por esse motivo é importante ter um sistema de dutos de ar na sua empresa, para que o movimento do pó seja controlado através dos dutos industriais juntamente com uma série de unidades de controle e ventiladores conectados à unidade de filtro.

Mas além disso é de total importância que a empresa faça revezamentos de funcionários nos ambientes que tem exposição direta à poeira, e também é essencial o uso de um vestuário de proteção adequado. Uma vestimenta adequada e um bom sistema de dutos de exaustão farão um grande diferencial na sua indústria.

Além de melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e aumentar a produtividade dos trabalhadores, os sistemas de extração de pó trazem benefícios adicionais, incluindo a circulação de ar limpo, maior controle sobre os riscos no local de trabalho e limitação dos danos a mercadorias e máquinas

O Sistema de Extração

Os sistemas dos dutos de ventilação requerem isolamento térmico para restringir e controlar a perda de calor. Por razões financeiras e ambientais, é importante reduzir a perda e vazão de calor desnecessária em dutos industriais que transportam o ar quente. 

Os dutos industriais de ventilação servem para transportar tanto o ar quente, quanto o ar frio. E por isso, observando a temperatura e o teor de umidade do ar , influenciará sua escolha de solução do seu isolamento.

O isolamento dos dutos industriais é muito importante em várias aplicações porque garante que o ar que passa pelos dutos permaneça na temperatura desejada e não “vaze”. Se o ar vazar, haverá uma perda desnecessária de energia, causando contas de energia mais altas, trazendo mais custos à empresa e danos ao meio ambiente.

Conteúdo criado por Inbounder Marketing: Conteúdo patrocinado por Metaltherm.com.br