A importância da engenharia elétrica para segurança de máquinas

A importância da engenharia elétrica para segurança de máquinas

A engenharia elétrica é a base para o bom funcionamento de todos os equipamentos de um edifício, desde câmeras, elevadores, computadores e muito mais. Ou seja, as soluções nessa área, são responsáveis por garantir a segurança de máquinas, bem como a eficiência na realização das tarefas diárias. Portanto, contar com projetos pautados em inovação e tecnologia, é a peça-chave para garantir que tudo funcione bem.

É justamente sobre esse assunto que este texto aborda: a importância da engenharia elétrica para segurança de máquinas. A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber para contar com o máximo de qualidade e segurança em sua indústria, empresa ou condomínio. Acompanhe!

O que é?

Antes de mais nada, é essencial entender um pouco mais sobre o que é a engenharia elétrica. Trata-se de uma área do conhecimento que trabalha com eletricidade, eletrônico e eletromagnetismo, de modo a criar projetos que favoreçam diversos setores, como: indústrias de diversos setores, comércios, empresas e até mesmo residências.

Conheça as principais áreas da engenharia elétrica

A área de atuação da engenharia elétrica é muito vasta, já que atende desde projetos de instalação e manutenção de máquinas, à automação do ambiente. A Elemag é especialista no assunto, então, reunimos os principais pontos sobre dois serviços que se destacam: projetos de entradas de energia e automação elétrica. 

Entradas de energia: a alma das instalações prediais

Quando o assunto é engenharia elétrica, os projetos de entradas de energia em baixa ou média tensão, são a alma das instalações em edifícios. Afinal, o sistema é responsável pela distribuição da potência adequada para iluminação do ambiente e funcionamento dos equipamentos. 

Vale ressaltar que, o projeto de energia em baixa e média tensão é pensado para garantir qualidade para o ambiente, com alta proteção para os operadores, economia de energia e a conservação e segurança de máquinas.

Assim, um dos métodos mais eficazes para redes de média tensão é a instalação de cabine primária, que converte a energia fornecida pela concessionária elétrica em potências adequadas para alimentar os equipamentos prediais. Já um sistema de baixa tensão pode ser direcionado diretamente para o imóvel, com auxílio de um quadro elétrico. Esse dispositivo evita sobrecargas e curto circuitos na rede. 

Engenharia elétrica e a automação do ambiente

Que tal usar a engenharia elétrica em favor da agilidade nos processos do condomínio, indústria ou comércio? É justamente esse o objetivo da automação do ambiente: conferir rapidez, segurança, qualidade e otimizar o trabalho em diversas áreas. Além disso, oferece maior controle e segurança de máquinas. 

Dessa forma, as funções desempenhadas por pessoas, passam a ser executadas de forma mais eficiente pelos equipamentos. Já os operadores, apenas realizam o controle e manutenção das máquinas. Ou seja, os erros diminuem e a gestão de processos ganha mais eficiência. Isso só é possível através de quadros e softwares de automação, como:

CLP (Controlador Lógico Programável): essencial para controlar operações (como iniciar, interromper e acelerar processos) e monitorar os equipamentos (por exemplo, temperatura e produtividade). 

IHM (Interface Homem Máquina): traduz os dados gerados pelas máquinas, possibilitando o controle de todos os comandos das máquinas remotamente. 

Sistemas supervisórios: por fim, são softwares com objetivo de monitorar dados em processos produtivos, em fábricas ou empresas.

Segurança de máquinas e outras vantagens 

Além de conferir segurança às máquinas, evitando acidentes, pausas e prejuízos nos processos de produção, a engenharia elétrica beneficia as instalações em diversos aspectos. Entre os principais estão:

  • reduz e controla os gastos com energia elétrica;
  • melhora o desempenho e precisão dos processos;
  • possibilita o controle e acompanhamento de diversos setores;
  • aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos;
  • otimiza as linhas de produção e facilita tarefas;
  • garante segurança de máquinas, instalações operadores e da estrutura;
  • favorece a organização do ambiente.

Elemag: referência em serviços de engenharia 

A Elemag é uma empresa referência em engenharia elétrica, afinal, conta com profissionais altamente capacitados e serviços de excelente qualidade, atuando com: desenvolvimento de projetos, consultoria, serviços em campo (reparos e instalação de sistemas) e manutenção. Tudo isso, prezando por soluções inteligentes, sustentáveis e perfeitas para atender as necessidades de cada cliente e segmento. 

Conheça também nossos produtos

Além disso, nossos produtos são reconhecidos em todo mercado de engenharia elétrica, de modo a garantir segurança de máquinas e alto desempenho. Entre as linhas que oferecemos, destacam-se:

Danfoss: há mais de 50 anos no mercado, é uma linha que conta com conversores de frequência, soft starters, filtros e outras peças.

Danfoss Vacon: essa marca finlandesa é referência no mercado nacional como fabricante de drive CA.

Kron medidores: já a Kron oferece tudo que é preciso para trabalhar com quadros elétricos de alta qualidade!

Em resumo, a engenharia elétrica é a solução perfeita para garantir segurança de máquinas e muito mais qualidade para os processos da sua organização, seja indústrias, empresas, comércios e condomínios. É uma ótima aliada, independente se você pretende automatizar máquinas, instalar entradas de energia ou realizar a manutenção de quadros elétricos. A escolha é sua!

E, para conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços, você pode entrar em contato com um de nossos especialistas através do site da Elemag!