Vinícolas brasileiras: conheça as melhores

O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas ao redor do mundo e no Brasil isso não seria diferente. São várias vinícolas espalhadas pelo território, que buscam aprimorar constantemente os processos e, consequentemente, o sabor e qualidade da bebida. Tudo é feito com muito cuidado e de forma estratégica, a fim de garantir a melhor experiência durante sua degustação. Mas, além de poder apreciar a bebida em casa, uma excelente opção é visitar a própria vinícola e conhecer de perto o processo produtivo. Portanto, se você tem interesse nesse tipo de viagem, continue acompanhando o post de hoje e veja quais são as melhores vinícolas brasileiras para visitar. 

1. Vinícola Ravanello, Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é o principal destino de inverno do país, com diversas atrações incríveis para aproveitar a estadia com muito conforto e diversão. A infraestrutura do município é excelente, além de abrigar belezas naturais de tirar o fôlego e oferecer qualidade de vida invejável aos seus moradores. Como consequência, cada vez mais pessoas procuram por apartamentos na planta em Gramado, seja para morar no futuro ou até mesmo investir. A Vinícola Ravanello foi inaugurada em 2010, localizada em uma área de 2,5 hectares, responsável por produzir mais de 70 mil litros de vinho por ano. Sua especialidade são os vinhos finos com grande preocupação com o manejo ambiental sustentável. 

2. Vinícola Rio Sol, Lagoa Grande, Pernambuco

Responsável por produzir vinhos e espumantes premiados nacional e internacionalmente, a Vinícola Rio Sol está localizada em Pernambuco, em uma área de 120 hectares que abriga plantações de diferentes tipos de uvas. São mais de 2 milhões de uvas por ano, que são utilizadas para a fabricação das bebidas engarrafadas no local. O passeio é muito interessante, sendo possível escolher conhecer toda a fazenda, apreciar o pôr do sol, aprender mais sobre os vinhos ou aproveitar para realizar boas refeições.

3. Vinícola Terrassos, Amparo, São Paulo

Localizada na charmosa Serra da Mantiqueira, a Vinícola Terrassos produz vinhos especiais. A altitude elevada e o clima ameno permitem realizar duas safras por ano, com uma qualidade única. O tour tem duração de 50 minutos, sendo possível conhecer mais sobre a história dos vinhedos, das espécies cultivadas no local, assim como o processo de produção das bebidas. Além disso, os visitantes ainda têm a oportunidade de degustar sete tipos de vinhos diferentes, assim como realizar um piquenique ou almoçar no salão interno. 

4. Casa Geraldo, Andradas, Minas Gerais

Com mais de 30 anos de experiência em produção de vinho, a Vinícola Casa Geraldo está localizada na pequena cidade de Andradas, em Minas Gerais. Atualmente, ela possui excelente infraestrutura para quem quer conhecer mais sobre sua história e o processo de fabricação das deliciosas bebidas produzidas por lá. Inclusive, a vinícola oferece um tour completo pelas instalações, que ainda incluem um restaurante, bar vip, sala de degustações e o Templo do Vinho, uma loja onde os melhores produtos da vinícola podem ser adquiridos. 

5. Vinícola Serra das Galés, Paraúna, Goiás

Essa vinícola é responsável pela produção de mais de 600 toneladas de uvas por ano para a produção de diferentes produtos, como os incríveis vinhos Cálice de Pedra. O nome dessa linha homenageia o principal monumento da pequena cidade, a Pedra do Cálice. Para quem quer fazer um bom passeio, a vinícola permite a visitação por toda a estrutura, desde os vinhedos até à fabrica, sendo que a melhor época para conhecer a plantação de uva é entre os meses de junho e julho. 

6. Vinícola Thera, Bom Retiro, Santa Catarina

Essa vinícola foi criada por um dos filhos de Therezinha Borges de Freitas, que junto com seu marido, foi pioneira na produção de vinhos de altitude em Santa Catarina. Atualmente, a vinícola permite visitação de quem deseja conhecer mais sobre esse tipo de plantio e entender melhor como a produção dos vinhos da marca é feita. Inclusive, as visitas são guiadas por um sommelier e, depois de passarem por toda a vinícola, terminam com a degustação de quatro tipos de vinhos Thera. 

7. Vinícola Terranova, Vale do São Francisco, Bahia 

Essa vinícola faz parte do Miolo Wine Group, considerado o maior exportador de vinhos do Brasil, sendo inaugurada em 2001, no Vale do São Francisco. Seus vinhedos são regados com as águas do deslumbrante Rio São Francisco, realizando duas colheitas por ano. Quem quiser, é possível conhecer mais sobre a história do local e sua produção de vinhos, visto que ela realiza um passeio muito interessante por todas as instalações da propriedade, desde os vinhedos até à produção dos vinhos. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores vinícolas do Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento, para conhecer não apenas as vinícolas, como também outros pontos turísticos da região. Dessa forma, você garante a melhor experiência de viagem, com total conforto e tranquilidade.

Comentários estão fechados.