O Brasil é o país do futebol. A grande maioria dos brasileiros respira futebol e vive intensamente essa paixão. Seja torcendo por algum dos milhares de clubes espalhados por todo o território nacional ou vibrando pela Seleção Brasileira.

    Ir aos estádios, torcer e apoiar o time do coração é algo que está no DNA do brasileiro. Visitar o estádio Maracanã, assim como outros estádios lendários no país, é uma tradição brasileira.

    Fato é que a cada quatro anos ocorre o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol. Dessa forma, todos os aficionados pelo esporte contam os dias para que o mundial aconteça.

    Se você quer saber tudo sobre a Copa do Mundo de 2022, o que esperar da Seleção Brasileira e quais craques estarão presentes nesse mundial, leia o texto abaixo.

    Como funciona a Copa do Mundo?

    Por mais que esse seja o evento esportivo mais importante do mundo, é claro que ainda tem muitas pessoas que não sabem muito bem como funciona o mundial, seja pela idade — afinal, a Copa ocorre a cada 4 anos, então cada evento possui uma nova geração que acompanhará pela primeira vez — ou por questão de puro interesse.

    Dito isso, vamos ao que interessa.

    Primeiramente, devemos saber que a Copa do Mundo é disputada a cada quatro anos, pois possui um processo qualificatório em cada continente. Ao final dessa fase de qualificação, 32 seleções espalhadas pelo mundo avançam para a fase final da Copa do Mundo, que é o evento que todos aguardamos.

    As 32 equipes qualificadas são divididas em 8 grupos, cada grupo com 4 seleções. Essas 4 seleções jogam uma vez entre si, e as duas melhores avançam para as oitavas de final.

    Com as 16 equipes que compõem as oitavas de final, o torneio passa a ser disputado em um jogo único, no formato de mata-mata. Ou seja, as equipes possuem uma única partida para avançar de fase, e, em caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis.

    O torneio mantém esse mesmo formato nas fases de quartas de final, semifinal e também na grande final.

    O que esperar da Copa do Mundo de 2022?

    Uma das principais novidades da Copa do Mundo de 2022 é que a disputa será realizada no Catar, primeira vez na história que o evento ocorrerá no Oriente Médio.

    Devido ao clima quente da região, a disputa da Copa, que normalmente ocorre no meio do ano, entre junho e julho, dessa vez será entre os meses de novembro e dezembro, quando o hemisfério norte está no inverno.

    Em virtude da questão climática, mesmo com os estádios possuindo o ambiente climatizado, é provável que vejamos as seleções de países acostumados às altas temperaturas terem um melhor desempenho, como foi na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.

    Além disso, podemos ver também os jogadores que atuam por clubes europeus estarem ao seu melhor nível, visto que nas últimas Copas do Mundo os jogadores chegavam à disputa no final de temporada, muitas vezes com desgaste de toda a competição.

    Mediante a mudança de calendário, os jogadores do futebol europeu poderão ter um bom desempenho, visto que a Copa ocorrerá no meio da temporada europeia.

    Por fim, podemos dizer que essa pode ser a Copa do Mundo mais equilibrada da história. Alguns países sem tanta tradição, como Sérvia, Suíça, Estados Unidos, Portugal, Senegal, e outros estão com equipes cheias de jogadores renomados no futebol mundial.

    Assim como em 2018 com a Croácia, podemos ter um finalista inédito na competição.

    Quais são os estádios da Copa 2022 no Catar?

    Copa do Mundo 2022
    Copa do Mundo 2022

    Conforme vimos, o Catar está localizado numa região desértica, de calor extremo. Por conta desses fatores, a maioria dos estádios foi construída visando a integridade física dos jogadores e torcedores.

    Por ser um país cheio de riquezas, os estádios são luxuosos e possuem ambiente climatizado. Por isso, o calor não deverá trazer grandes prejuízos para atletas e torcedores.

    Vamos agora conhecer mais detalhadamente 7 estádios do Catar para a Copa do Mundo.

    1. Estádio Al-Bayt

    O Al-Bayt será o estádio que vai dar o pontapé inicial da Copa, abrindo o mundial com a partida entre Catar x Equador. Além dessa partida, também receberá uma das semifinais.

    Com capacidade para 60 mil torcedores, o Al-Bayt está localizado na cidade de Al Khor, mais ao norte do Catar.

    Sua estrutura lembra as tendas utilizadas pelos povos nômades que viviam naquela região.

    2. Estádio Lusail

    Com o título de maior estádio da Copa do Mundo de 2022, o Lusail receberá dois jogos do Brasil, contra Sérvia e Camarões, além de ser a sede da grande final.

    Localizado na região de Doha, o Lusail possui capacidade para 80 mil torcedores.

    O projeto desenvolvido em sua estrutura e design foi feito para representar o mundo árabe e sua cultura.

    3. Khalifa International

    Sendo o único dos estádios que já existia antes da Copa do Mundo, o Khalifa teve sua inauguração ainda em 1976.

    Também em Doha, o estádio está localizado em um complexo que ainda conta com um hotel, um parque e um centro aquático.

    Com capacidade para 40 mil torcedores, o Khalifa International será palco da disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo.

    4. Education City

    O Estádio Education City é uma das arenas que mais chamam atenção no mundial. Isso porque ele possui um sistema de refrigeração único, e, visando a sustentabilidade do espaço, em sua construção, 20% do material usado nas obras foi de origem sustentável.

    Além disso, o estádio está circundado por uma área verde, o que o fez ganhar o apelido de Diamante do Deserto.

    A capacidade atual é de 40 mil lugares, mas, após a Copa do Mundo, o Catar vai doar 15 mil assentos para estádios de países em desenvolvimento.

    5. Estádio Al-Thumama

    Mais um dos 7 estádios construídos para a Copa do Mundo de 2022, o Al-Thumama também está localizado em Doha.

    Assim como o Estádio Education City, também doará 20 mil lugares para estádios de nações em desenvolvimento.

    Os jogos mais importantes a serem disputados aqui serão das oitavas e quartas de final.

    6. Ahmad Bin-Ali

    Na beira do deserto, em Al-Rayyan, está localizado o Estádio Ahmad Bin-Ali. Um dos que possui o potencial de ser o estádio mais bonito da Copa do Mundo de 2022.

    A nova arena, que possui 40 mil lugares, foi construída no lugar do antigo estádio do Al-Rayyan SC, e agora está incorporada ao complexo do centro de treinamento do clube.

    Além de campos, academias e estacionamentos que estão no complexo, o famoso Mall of Catar está localizado bem ao lado do estádio.

    7. Estádio 974

    Esse é o estádio mais curioso de toda a Copa do Mundo de 2022, pois foi construído com contêineres.

    Após a Copa do Mundo, o previsto é que o estádio que possui 40 mil assentos seja desmontado, e os contêineres sirvam para montar arenas menores.

    O nome curioso se justifica pois foram necessárias 974 peças de contêiner para montar o Estádio Ras Abu Aboud, como era conhecido anteriormente.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.